Produção de grãos no estado do Tocantins cresce mais de 5.000%

Posted On Quarta, 02 Outubro 2013 07:08
Avalie este item
(0 votos)

Nos últimos 20 anos, o Tocantins não parou de acumular crescimento no setor do agronegócio. Por onde se anda pelo Estado se vê novas áreas se abrindo para a produção, lavouras em crescimento e, principalmente, mais produtividade. O uso de novas tecnologias no campo, indo desde o manejo do solo, escolha correta da semente e até a adubação, tem contribuído para esses bons resultados.

Responsável por difundir novas tecnologias, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) tem sua parcela de contribuição, como explica o secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua. “É na feira que o produtor tem acesso ao conhecimento, com capacitações e palestras, e aos novos equipamentos, voltados à agricultura de precisão. É um investimento realizado pelo governo do Estado com retorno direto no campo”, destaca.

Para Padua, outro incentivador do aumento da produção é o preço, que tem melhorado nos últimos anos, a partir de uma maior demanda do mercado. “A população vem crescendo e também melhorado sua renda, podendo consumir mais. Tudo isso é incentivador para os nossos produtores”, diz.Em contrapartida, ele ressalta que o governo do Estado tem trabalhado para melhorar a malha viária e, agora, a partir do lançamento do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), ajudará na recuperação das estradas vicinais, que dão acesso direto às propriedades.

Produção

Em 1990, o Tocantins contabilizava apenas 35.140 toneladas de soja produzidas por ano, na safra 2012/13 esse número saltou para 1,5 milhão de toneladas, ou seja, aumento de 4.168 %. O mesmo aconteceu com o milho, que passou de 69.590 toneladas para 447,8 mil toneladas (543%) e o com o arroz, que saltou de 260.850 toneladas para 565,7 mil (116,9%). Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

E a tendência continua sendo o crescimento, comparando 2011/2012 com 2012/2013. Nesta safra 2012/13, segundo a Conab, a produção de grãos no Tocantins já cresceu 10,9%. O Estado produziu 2,6 milhões de toneladas de grãos, contra 2,3 milhões da safra passada. O principal grão produzido no Estado continua sendo a soja, com uma safra de 1,5 milhão de toneladas, 11,1% maior que a anterior. Em seguida, o arroz com uma colheita de 565,7 mil toneladas, registrando aumento de 27,9% numa comparação a safra 2011/12.

Para o supervisor de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, o Tocantins desponta ainda em termos de produção devido aos potenciais que possui, como a logística para escoamento da produção, clima, solo e áreas favoráveis. “A logística, principalmente, é fundamental para que nosso potencial seja explorado e continue a atrair investidores”, comenta.

Água

Outro fator que impulsiona a produção de grãos é a disponibilidade de água, que tem chegado com cada vez mais em abundância nas propriedades produtoras do Estado. Na região Sudoeste, por exemplo, com a implantação do Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado (Prodoeste), a expectativa é de irrigar, ao todo, 300 mil hectares. Nesta primeira etapa, o Prodoeste/Rio Pium atingirá 27 mil hectares, ampliando em duas vezes e meia a capacidade de produção. O secretário executivo espera que até o começo do próximo ano sejam iniciadas as obras para construção da barragem no Rio Pium.

Por Josiane Mendes / Ascom Seagro