Com 1.412 votos (55,66% dos votos válidos), a chapa da oposição na eleição da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil), a OAB Protagonista, venceu o pleito disputado nesta quarta-feira, 25 de novembro.
O advogado Walter Ohofugi, 50 anos, será o próximo presidente da instituição para o triênio 2016-2018. A chapa adversária, OAB para Todos, que tinha o advogado Gedeon Pitaluga como candidato a presidente, fez 1.125 votos (44,34% dos votos válidos). A vantagem dos Protagonistas foi de 287 votos, o que representa 11,31 pontos percentuais.
Ohofugi destacou a importância da vitória, dizendo que o resultado só aumenta a responsabilidade do grupo para cumprir o desafio proposto. “Agora, é trabalho. Estamos pronto para protagonizar”, destacou o presidente eleito da OAB-TO, ao comentar a principal plataforma de campanha, que era fazer a instituição ser atuantes nas grandes demandas da sociedade para que, com isso, a população valorize o advogado.
Ohofugi parabenizou o seu adversário, Gedeon Pitaluga, dizendo que, apesar de alguns momentos de acirramento, a campanha foi positiva e só serviu para engradecer a entidade. Ele também elogiou a postura de Ester Nogueira, que chegou a ser candidata a presidente, mas teve sua candidatura impugnada. “O dr. Gedeon e dra. Ester foram leais e fizeram uma bonita campanha. Agora chamo todos para a união, pois a instituição é maior que qualquer um de nós e temos que fazer uma gestão em benefício de todos os advogados”, salientou Ohofugi.
O presidente eleito também elogiou a isenção de todo o processo eleitoral e a postura do atual presidente Epitácio Brandão. Segundo ele, Epitácio Brandão escolheu uma comissão eleitoral séria e a disputa não teve qualquer mácula.
Epitácio
Atual presidente da instituição, Eitácio Brandão também destacou o fortalecimento da democracia no processo, ressaltando que a eleição não teve qualquer recurso na Justiça. “Comandamos uma eleição limpa, com gente capacitada e caráter na comissão eleitoral. Eles fizeram um trabalho formidável”, salientou.
Questionado sobre o novo grupo que vai assumir a OAB, Epitácio Brandão disse confiar muito na chapa vencedora, que é formada por “gente decente e com experiência na advocacia”. “Acredito muito nesse grupo (os Protagonistas). Eles vão fazer uma gestão séria”, frisou, ao destacar que a nova gestão também tem condições de trabalhar em prol da sociedade.
Epitácio Brandão destacou que o seu grupo atual lançou uma candidata (Ester Nogueira), mas que com a impugnação dela, teve que sair da disputa. “Nós liberamos democraticamente os colegas para que escolhessem em quem votar. A maioria escolheu o grupo liderado pelo Walter Ohofugi e foi um apoio sem pedir nada em troca, apenas por entender que era a melhor opção para a OAB”, salientou.
Por fim, ele disse esperar que os advogados se unam e trabalhem para o fortalecimento da Ordem. “A OAB é muito maior que eu, que Walter e que qualquer grupo. Temos todos responsabilidade para fazer a entidade avançar”, destacou.
Histórico
Os protagonistas iniciaram a disputa com 44% dos 74 complentes da chapa sendo mulheres. Após alguns ajustes, o percentual subiu para 50%. "Vamos pular de 17% da gestão atual para 50%. É o maior percentual de mulheres na direção da OAB da história do Tocantins e possivelmente seja o maior da história de todas as seccionais do Brasil desde sempre", frisou Ohofufi. A nova vice-presidente da OAB será Lucélia Sabino.
Por Daniel Machado
foto Maradona