PORTO NACIONAL E OS PARAQUEDISTAS

Nos últimos meses, após ter sido eleito para seu o segundo mandato, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, parece ter feito um pacto com o além e assumido um compromisso nebuloso de trazer paraquedistas para assumir cargos em sua gestão, sem sequer ter residência na cidade.

Enquanto isso, a Câmara Municipal permanece em um estranho silêncio profundo, imóvel, omissa e descompromissada.

Em breve, voltaremos a esse assunto em uma análise política.

 

MATRIARCADO LONGO E EXEMPLAR

Dona Mariinha Silva Reis, matriarca da família Silva Reis completou ontem, dia 29 de julho, 95 anos de idade muito bem vividos, em que construiu uma família calcada em princípios religiosos e morais, de pessoas trabalhadoras, bem educadas e solidárias.

Um almoço realizado em sua residência emocionou a todos os presentes. Lúcida, Dona Mariinha agradeceu a presença dos familiares e amigos e não perdeu a chance de abençoar a todos com seus conselhos e palavras sábias.

A Família O Paralelo 13 parabeniza Dona Mariinha e deixa registrados aqui, a honra e o orgulho de poder conviver com uma pessoa tão acolhedora e amável.

 

CACILDO VASCONCELOS DE VOLTA À VIDA PÚBLICA

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Cacildo Vasconcelos, está propenso a aceitar o chamamento das lideranças políticas do sudeste e voltar à vida pública, sendo candidato a deputado estadual em 2026.

O Observatório Político de O Paralelo 13 conversou com várias lideranças políticas do sudeste do Tocantins, principalmente de Arraias, e sentiu uma euforia não contida em todos, inclusive em quem já foi adversário político do ex-deputado.

Esse sentimento é dividido entre os demais municípios do sudeste que desejam voltar a ter representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

 

PT TOCANTINENSE SOB NOVA DIREÇÃO

o Partido dos Trabalhadores (PT) teve confirmada a vitória de Nile William Fernandes para a presidência do diretório estadual da sigla após a contagem final do 2º turno do Processo de Eleição Direta (PED). Em Palmas, Rosimar Mendes levou o diretório metropolitano.

Nile William Fernandes disputou o PED como oposição à atual gestão do diretório estadual, a cargo do ex-deputado estadual José Roberto (PT), que apoiou o candidato derrotado no 2º turno, Diego Montelo. Membro da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), o presidente eleito sagrou-se vitorioso com apoio de nomes como o de Paulo Mourão, Célio Moura, Donizete Nogueira e de, pelo menos, duas chapas derrotadas no 1º turno.

 

PT, AGORA, TERÁ CANDIDATO A GOVERNADOR

 

A vitória de Nile William é a garantia de que o PT tocantinense sairá, finalmente, do ostracismo político que sofre há mais de oito anos, ao dar vez e voz às suas três maiores lideranças com trânsito junto à cúpula nacional da legenda, Paulo Mourão, Célio Moura e Donizete Nogueira.

A volta do PT ao cenário político tocantinense irá enriquecer muito o debate e o ambiente político, com candidaturas  ao legislativo e ao executivo, afora com reais chances de competir.

Inclusive para governador...

 

HERCY FILHO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Com experiência e ótimo desempenho em cargos importantes vinculados ao turismo, inclusive em Brasília, o atual secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, profundo conhecedor das potencialidades das riquezas naturais do Tocantins, é um forte candidato a deputado estadual representando a região sudeste do Tocantins, em especial a cidade de Dianópolis.

Apesar de ainda não ter confirmado a sua candidatura, já corre nos bastidores a informação de que em abril de 2026 Hercy Filho deve se desincompatibilizar do cargo de secretário estadual para poder se candidatar a deputado estadual.

Sua presença no parlamento será extremamente positiva para o desenvolvimento do turismo e áreas correlatas.

 

GEYLSON PODE SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

O vereador Geylson Neres, que está em seu quarto mandato, mantendo a participação efetiva e trabalhando ao lado do povo de Porto Nacional, tem seu nome muito comentado nos bastidores políticos, cotado para ser deputado estadual representando não só Porto Nacional, como as cidades de Monte do Carmo e Silvanópolis, onde tem muitas amizades laços familiares.

Geylson tem visitados os municípios do entorno de Porto Nacional e tem tudo para consolidar sua pretensão política e confirmar, em abril de 2026, o que já se discute nos bastidores.

 

CLAYTON AGUIAR LANÇA LIVRO SOBRE CHICO REY E PARANÁ

Uma das mais importantes duplas sertanejas do Brasil, Chico Rey e Paraná, tem a sua trajetória contada em um livro escrito pelo radialista e cantor Clayton Aguiar, que foi seu primeiro empresário.

“Conheci por acaso uma dupla chamada DEVANIL E DENIVAL, em 1978. Fiquei impressionado com sua capacidade vocal. No ano seguinte o destino nos aproximou novamente e fui convidado a tomar conta de sua carreira. Mesmo sem ter nenhuma experiência na área artística, topei o desafio. A primeira providência foi mudar o nome para Chico Rey e Paraná”.

“Em 1981 lançamos o primeiro disco, MEU PRÓPRIO DESTINO. O resto da história está neste livro, agora em sua terceira edição”. O livro não será vendido em livraria, é direto do produtor ao consumidor, sem intermediário. É só fazer contato com o zap 61 99981.3601. Edição limitada de 2 mil exemplares.

 

NOBEL DE ECONOMIA ELOGIA PIX

Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia, pergunta se o Brasil inventou o dinheiro do futuro com o Pix. Um artigo publicado pelo economista americano questiona se o sistema de pagamentos instantâneo brasileiro não pode ser o caminho para uma moeda digital emitida por Banco Central – CBDC na sigla em inglês.

Krugman destaca a gigantesca popularidade do sistema Pix, que é uma versão pública da plataforma privada Zelle – que funciona nos EUA e é operado por um grupo de bancos privados.

“Mas o Pix é muito mais fácil de usar. E, embora o Zelle seja grande, o Pix se tornou simplesmente enorme, sendo usado por 93% dos adultos brasileiros. Parece estar rapidamente substituindo o dinheiro em espécie e os cartões”, cita o economista.

 

BRASIL PERMANECE IMÓVEL QUANTO AO TARIFAÇO DE TRUMP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que há sinais de que o governo dos Estados Unidos está aberto a discutir o chamado tarifaço.

Se nada for alterado, a medida anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, resultará na imposição de uma sobretaxa de 50% às importações brasileiras, valendo a partir da próxima sexta-feira (1º).

Empresários reclamam que o governo brasileiro permanece imóvel quanto a aplicação do tarifaço e suas consequências à economia brasileira.

 

TARIFAÇO É BOMBA-RELÓGIO PARA ECONOMIA BRASILEIRA

 

A bomba-relógio do tarifaço está ticando e o governo Lula parece ter desistido de impedir que as medidas contra produtos brasileiros sejam de fato impostas nesta sexta, 1º.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que qualquer conversa com Lula seria um sinal de “viralatismo“.

O chanceler de fato, Celso Amorim, afirmou ao Financial Times, o jornal mais influente do mundo no setor financeiro, que o “Brasil vai dobrar a aposta no Brics em desafio a Donald Trump”.

O chanceler de ofício, Mauro Vieira, foi até Nova York, onde está a sede da ONU, mas não passou por Washington, onde está a sede do governo americano. Vieira deve retornar ao Brasil nesta quarta, 29.

O vice Geraldo Alckmin, ministro de Desenvolvimento, Comércio e Serviços, tem dito pelos corredores que sua capacidade de fazer alguma coisa é limitada.

E agora, José??

 

CARLA ZAMBELLI PRESA NA ITÁLIA

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça brasileiro. A prisão foi feita pela polícia italiana, com colaboração da Polícia Federal (PF) do Brasil.

Zambelli estava foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Ela deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália. A parlamentar tem cidadania italiana.

 

COM CRISE NA BASE, LULA TEM REUNIÃO NÃO OFICIAL COM UNIÃO BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (29) com os ministros indicados pelo União Brasil.

Estiveram presentes Celso Sabino, ministro do Turismo, Frederico de Siqueira, ministro das Comunicações e Waldez Góes, ministro Integração e do Desenvolvimento Regional.

Waldez não é filiado ao partido, mas foi uma indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O encontro não estava previsto na agenda do presidente Lula. O Palácio do Planalto não informou o assunto da reunião.

A reunião acontece poucos dias após o líder do União no Senado, Efraim Filho (União-PB), participar da inauguração da nova sede do PL na Paraíba ao lado da ex-primeira dama,

Durante a cerimônia, Efraim chegou a declarar apoio à pré-candidatura do ex-ministro de Bolsonaro, Marcelo Queiroga, para o Senado em 2026.

 

 

Posted On Quarta, 30 Julho 2025 06:56 Escrito por O Paralelo 13

 

COLOCANDO O PAPO EM DIA

Os profissionais da imprensa Cleber Toledo – acompanhado de sua esposa, Sandra –, M aju Cotrim, Wibergson Gomes e Edson Rodrigues, aproveitaram a descontração de um almoço entre amigos para fazer uma leitura do panorama político na Capital e no Tocantins.
Vários assuntos acompanharam o menu, como, por exemplo, as muitas movimentações políticas a acontecer entre agosto e setembro.
Uma das unanimidades à mesa é a de que todos os presentes vão aproveitar este fim de semana para dar uma descansada em uma das praias do Tocantins, para preparar a alma e o corpo e recarregar as energias para muito trabalho neste início de agosto.

 

WAGNER RODRIGUES NÃO SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO EM 2026 I


O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, está focado em sua segunda gestão e, segundo membros emplumados da sua equipe política, os balões de ensaio que aventam seu nome como candidato ao governo em 2026 não correspondem à verdade.
O Observatório Político de O Paralelo 13 pode assegurar, por meio de suas fontes, que uma pré-candidatura ao governo do Estado está descartada por Wagner Rodrigues.

 

WAGNER RODRIGUES NÃO SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO EM 2026 II

Esses mesmos membros emplumados da gestão de Wagner Rodrigues, com quem O Observatório Político de O Paralelo13 conversou, garantiram que esse balão de ensaio provavelmente foi iniciado por pessoas que querem ter três anos de mandato, com um possível afastamento do prefeito da Capital do Boi Gordo para se candidatar ao governo do Estado.
A palavra unânime entre eles foi de que “para ser prefeito de Araguaína na próxima gestão, só ganhando no voto”.

PT TOCANTINENSE COM DOIS CAMINHOS I

Caso Mile William seja vitorioso no segundo turno das eleições para a presidência do PT tocantinense, que ocorrem no próximo dia 27, o partido tem tudo para ressuscitar nas urnas, com a candidatura própria do ex-deputado federal Paulo Mourão ao governo do Estado, com chances reais de voltar a ter representatividade política na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

PT TOCANTINENSE COM DOIS CAMINHOS II

Caso Mile William seja derrotado pelo grupo do ex-deputado Zé Roberto, o caminho do PT tocantinense é o mesmo em que se encontra hoje, permanecendo na base política do governo de Wanderlei Barbosa e sem representatividade política no Tocantins.
Tudo está concentrado no resultado do segundo turno da Convenção, que elegerá o presidente da legenda.

 

MELLO FAZ DURAS CRÍTICAS AO STF E A ALEXANDRE DE MORAES I

 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello fez duras críticas ao atual momento da Suprema Corte em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada na última terça-feira (22). Segundo ele, o tribunal vive um período de “extravagância” institucional, com decisões que impõem um “enorme” desgaste à imagem do Judiciário e violam princípios do estado democrático de direito.
Em declarações contundentes, Marco Aurélio direcionou críticas especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, relator de diversos inquéritos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu teria que colocá-lo em um divã e fazer uma análise talvez mediante um ato maior, e uma análise do que ele pensa, o que está por trás de tudo isso”, afirmou o ex-ministro.

MELLO FAZ DURAS CRÍTICAS AO STF E A ALEXANDRE DE MORAES II

Segundo Mello, a atuação do Supremo tem sido excessivamente incisiva e concentrada em decisões individuais. Ele destacou que medidas recentes impostas a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições à comunicação, configuram “mordaça” e “censura prévia”. “Ele (Moraes) proibiu, por exemplo, diálogos. Mordaça, censura prévia, em pleno século que estamos vivendo. É incompreensível”, declarou.

MELLO FAZ DURAS CRÍTICAS AO STF E À ALEXANDRE DE MORAES III

O ex-presidente do STF também questionou a legitimidade do Supremo para julgar Bolsonaro em processos que, segundo ele, deveriam tramitar na primeira instância, a exemplo do que ocorreu com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O que começa errado não pode acabar bem. […] Por que o ex-presidente Bolsonaro está a responder no Supremo? Isso é inexplicável, e a história em si é impiedosa, vai cobrar essa postura do Supremo”, disse.
Mello defendeu o voto divergente do ministro Luiz Fux sobre o uso da tornozeleira eletrônica e criticou o que classificou como “espírito de corpo” na Corte. “Não há campo para solidariedade no órgão julgador. Cada integrante deve atuar com absoluta independência”, disse.

MELLO FAZ DURAS CRÍTICAS AO STF E A ALEXANDRE DE MORAES IV

Sobre o futuro do Supremo, o ex-ministro apelou por uma “correção de rumos” e pelo retorno do colegiado como instância decisória principal. “Que haja uma evolução, e que o Supremo atue, não como órgão individual como vem atuando na voz do ministro Alexandre de Moraes, mas como órgão coletivo, e percebendo a repercussão dos atos que pratica. Aí nós avançaremos culturalmente”, concluiu.

 

MINISTROS DO STF PEDEM “PRUDÊNCIA” A MORAES I

Diante do clima tenso dos últimos dias e antes de uma nova decisão de Alexandre de Moraes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defenderam prudência no caso Bolsonaro.
Eles lembram que as medidas necessárias já foram adotadas para evitar que ele continuasse atuando contra a soberania nacional.
Segundo esses magistrados, as medidas cautelares adotadas foram corretas porque havia uma operação em curso contra o Brasil e contra o STF, mas que impedir transcrições de entrevistas em redes sociais hoje não é viável e será apontado como uma censura.

 

MINISTROS DO STF PEDEM “PRUDÊNCIA” A MORAES II

A decisão de Alexandre de Moraes, aprovada pela Primeira Turma, não proíbe o ex-presidente de conceder entrevistas, mas de utilizar suas redes sociais. Gerou dúvidas, porém, uma determinação do ministro de que Bolsonaro poderia ser punido se redes sociais de terceiros fossem usadas para transmitir entrevistas ou fazer recortes de declarações proferidas por ele.
Os ministros ouvidos pelo blog lembraram que Alexandre de Moraes agiu corretamente diante de uma operação criminosa em curso, que configurava um atentado contra a soberania nacional.
Por outro lado, esses ministros destacaram ainda que as especulações de que o ex-presidente Bolsonaro poderia ser preso eram desprovidas de fundamento. Até agora, disseram, não há nada que possa configurar um motivo para a prisão de Bolsonaro.

 

VICE-GOVERNADOR LAUREZ MOREIRA NA REGIÃO NORTE

O vice-governador Laurez Moreira, pré-candidato ao governo em 2026, está em pleno tour pela região Norte do Tocantins, mais precisamente no Bico do Papagaio, onde busca consolidar suas pretensões políticas.
Laurez, presidente estadual do PDTR, é um político íntegro, com grande bagagem na vida pública, onde já exerceu cargos como deputado estadual, deputado federal, onde consolidou sua liderança depois de ser considerado o melhor prefeito que Gurupi, a Capital da Amizade, já teve.

 

AEROPORTO DO JALAPÃO I

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou no último domingo (20) que as obras do novo aeroporto de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, serão concluídas e entregues à população em dezembro de 2025.
A declaração foi feita durante uma vistoria técnica ao canteiro de obras, realizada ao lado do prefeito do município, Gercimar Xavier, e de representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), responsável pela execução do projeto.
A construção do aeroporto é considerada uma das mais importantes para o desenvolvimento da infraestrutura turística do Tocantins e representa um marco estratégico para o crescimento sustentável do Jalapão, um dos destinos mais procurados do Brasil para turismo de natureza, aventura e experiências culturais.

 

AEROPORTO DO JALAPÃO II

Com investimento estimado em R$ 20 milhões, a obra é financiada por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, e está sendo executada pela Construtora Belmonte LTDA. A Ordem de Serviço foi assinada em dezembro de 2024, e os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano. Desde então, a construção tem avançado em ritmo acelerado, com a base e a sub-base da pista já concluídas, além de obras em andamento nas áreas destinadas ao hangar e demais estruturas de apoio.

REDACÃO DE O PARALELO13 EM RECESSO

A partir desta quinta-feira, dia 24, a redação e om corpo técnico de O Paralelo 13 entrarão em recesso, retornando aos trabalhos na próxima segunda-feira, 28.
Agradecemos à compreensão e à fidelidade dos nossos leitores e amigos.

 

 

Posted On Quinta, 24 Julho 2025 10:11 Escrito por O Paralelo 13

BAYLON CONFIRMA VOLTA À VIDA PUBLICA I

O empresário Pascoal Baylon Pedreira, ex-prefeito de Silvanópolis e ex-deputado estadual, confirmou ao Observatório Político de O Paralelo 13 que está ouvindo familiares e amigos mais próximos, que aprovam a sua volta à vida pública.

A partir dessa aprovação, Baylon Pedreira planeja conversar com os pré-candidatos a governador com quem tem relacionamento político, sobre suas intenções e projetos para um futuro governo.

Baylon pretende, também, conversar com os pré-candidatos ao Senado para montar sua estratégia política de campanha.

 

BAYLON CONFIRMA VOLTA À VIDA PUBLICA II

Sobre partido e infraestrutura partidária, Baylon foi taxativo: “não confio em dinheiro de partido. Se eu, realmente, decidir me candidatar, a única coisa que não me preocupa e é isso. E se enganam os que acham que esse tempo fora da vida pública possa me prejudicar. Estudei muito, analisei as alianças, as traições... e estou preparadíssimo para o enfrentamento, como sempre fiz em todas as minhas campanhas que me levaram a dois mandatos de prefeito e a dois de deputado estadual”.

 

BAYLON CONFIRMA VOLTA À VIDA PUBLICA II

“A partir de agosto vamos correr trecho, visitar os amigos e companheiros, viabilizar posicionamentos e decidir por qual partido vamos disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Depois do anúncio oficial, faremos uma campanha séria, com profissionais de marketing e parcerias com os principais veículos de comunicação do Tocantins. Vamos entrar pra ganhar”, enfatizou um animado e revigorado Baylon.

 

PAULINHO BONIFÁCIO QUER SEGUIR PASSOS DO PAI I

Paulo Gomes de Souza, o “Paulinho Bonifácio”, tem 43 anos, ex-prefeito de Tocantinópolis por 2 mandatos consecutivos, nos anos de 2017 a 2024, quer, agora, seguir os passos do seu pai, José Bonifácio Gomes de Souza, várias vezes prefeito de Tocantinópolis e deputado estadual por diversos mandatos.

Paulinho anunciou sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa em suas redes sociais.

 

PAULINHO BONIFÁCIO QUER SEGUIR PASSOS DO PAI II

Com uma marca histórica e sem precedentes no Tocantins, o ex-prefeito de Tocantinópolis, Paulinho do Bonifácio é o gestor municipal que mais atendeu famílias com a construção de casas utilizando recursos próprios nos últimos 20 anos em todo o estado. Foram mais de 1.000 famílias beneficiadas durante sua administração — todas atendidas sem depender de recursos federais ou emendas parlamentares.

O projeto, além de proporcionar segurança habitacional a centenas de famílias, movimentou a economia local, gerando empregos diretos e indiretos na construção civil.

É do alto dessa marca que Paulinho coloca seu nome à apreciação dos tocantinenses em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.

 

JAIR FARIAS NAS BASES

O aniversariante do mês, deputado estadual Jair Farias, é pré-candidato deputado federal e, depois de reunir mais de duas mil pessoas em sua comemoração natalina, inicia um giro pela região Norte do Tocantins, buscando confirmar o apoio político de dezenas de vereadores e prefeitos.

Reconhecido como um político cumpridor da palavra, Jair Farias busca, entre os mais de 400 mil eleitores da região, ser um dos deputados federais mais bem votados e participar, de forma efetiva, da reeleição do senador Eduardo Gomes, nome que apoia para o Senado em 2026.

 

AMÉLIO CAYRES FAZ TOUR PELA REGIÃO NORTE DO ESTADO

Pré-candidato ao governo estadual, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, inicia, nesta quinta-feira, um tour pelos municípios da região Norte do Tocantins.

Cayres estará acompanhado do governador Wanderlei Barbosa e do senador Eduardo Gomes, que vão entregar obras estruturantes e assinando ordens de serviço, ao lado de outras lideranças políticas.

 

DE VOLTA, E COM TUDO!

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos mostrou que nada o abala. Retornou ao cargo fazendo tudo o que prometeu – como vinha fazendo antes – recolocou seu time em campo e, simplesmente não para.

Depois de retirar a carência do plano de saúde dos servidores para os recém-contratados por meio de concursos públicos, está desburocratizando a abertura de empresas e tocando obras importantes em todas as regiões da Capital.

Era desse Eduardo que Palmas estava precisando!!

 

PASTOR VELOSO ACREDITA EM AFASTAMENTO DE EDUARDO

O vice-prefeito de Palmas, pastor Velozo, deixou claro que, em caso de nova oportunidade de assumir a gestão da Capital, agirá da mesma forma que agiu, ou seja, colocará pessoas da sua confiança nos cargos que achar por bem.

Isso mostra que, pelo menos para uma coisa a “gestão” do pastor serviu: para abrir os olhos dos pré-candidatos ao governo  - e ao Senado, por que não -  em relação à escolha dos seus vices e dos seus suplentes...

Obrigado pela dica, pastor!!

 

TJ INICIA “FAXINA”

A desembargadora Maysa Vendramini Rosa,  decidiu afastar o juiz Adriano Morelli, titular da 1ª Vara Cível e de Recuperações Judiciais da Comarca de Gurupi, sul do estado, pelo prazo de 140 dias, por suspeita de favorecer partes em um processo que atuou. A decisão foi publicada no Diário da Justiça de segunda-feira, 21.

Segundo a portaria que determina o afastamento e apuração do caso, o juiz teria adotado condutas irregulares no exercício da função, incluindo o descumprimento de decisões de instâncias superiores e o favorecimento a partes específicas, o que configuraria violação ao devido processo legal.

A portaria que determinou o afastamento do magistrado citou ainda que já houve a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) e que o juiz se comprometeu a adotar “conduta compatível com os deveres funcionais da magistratura”, mas que mesmo assim “voltou a incidir em práticas que desbordam dos limites legais da atividade jurisdicional”, o que levou ao afastamento’.

 

PF AVALIA MEDIDAS CONTRA EDUARDO BOLSONARO

Investigadores da PF avaliam quais medidas adotar — e quando — contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito que apura pressões ilegais sobre autoridades brasileiras com o objetivo de barrar o julgamento da tentativa de golpe de Estado.

Segundo investigadores, não está descartada a adoção de medidas como mandados de busca e apreensão ou até mesmo de prisão.

Entre investigadores e ministros do STF, as prisões de Eduardo e de Jair Bolsonaro estão sendo defendidas, pois avaliam que eles seguem obstruindo a Justiça.

 

NIKOLAS PRESSIONA MOTTA POR AÇÃO CONTRA STF

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) apresentou requerimento à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) solicitando o envio de pedido formal ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para a imediata criação de comissões especiais destinadas à análise de três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que tratam de limites à atuação do STF.

Segundo o parlamentar, as PECs nº 50/2023, nº 28/2024 e nº 8/2021 “convergem quanto ao seu objeto: a necessidade de reequilibrar os freios e contrapesos entre os Poderes da República”.

 

 

Posted On Quarta, 23 Julho 2025 05:08 Escrito por O Paralelo 13

PARABÉNS A JAIR FARIAS I

Uma multidão de amigos, formada por mais de 20 prefeitos, pelos senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, o deputado federal Carlos Gaguim, prefeitos e vereadores dos quatro cantos do Estado, seguidores, colaboradores e a população de diversas cidades, estiveram em Sítio Novo, na comemoração de aniversário de Jair Farias, deputado estadual mais popular do Norte do Tocantins.

 

PARABÉNS A JAIR FARIAS II

A data foi comemorada com um grande churrasco feito com mais de 20 vacas doadas por amigos, com todos os acompanhamentos que a ocasião pedia.

Foram muitas declarações de amizade reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido como representante da população na Assembleia Legislativa, onde é visto como um político que respeita os eleitores e cumpre com a sua palavra.

 

PARABÉNS A JAIR FARIAS III

 

Jair Farias será candidato a deputado federal, com chances de ser o mais votado nas eleições de 2026.

Tal situação é mais um reconhecimento do seu bom trabalho, realizado de forma humilde, recebendo a população em seu gabinete, olhando no olho de cada eleitor que o honrou com seu voto.

Essa mesma atitude Jair Farias cobra de todos os servidores do seu gabinete para que os cidadãos sintam-se sempre bem atendidos e bem tratados.

O resultado é um gabinete nota mil, sempre bem frequentado e que despensa um tratamento VIP aos cidadãos.

 

PARABÉNS A JAIR FARIAS IV

A Família O Paralelo 13 vem, aqui, juntar-se aos milhares de pessoas que passaram por Sítio Novo para comemorar a data com o deputado Jair Farias, desejando ao amigo as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo, muita saúde e muito sucesso em sua vida pública e pessoal.

Parabéns, Jair Farias!

 

DORINHA DECLARA APOIO A GAGUIM I

A senadoras Dorinha Seabra, presidente estadual do União Brasil e candidata ao governo, em 2926, confirmou, em Araguatins, durante o aniversário do deputado estadual Jair Farias, que irá apoiar a candidatura do deputado federal Carlos Gaguim ao Senado.

Dorinha disse ainda que apoia senador Eduardo Gomes, que buscará a reeleição e que afirmou apoiar a própria Dorinha na busca pelo governo do Estado.

 

DORINHA DECLARA APOIO A GAGUIM II

A partir de agora, não há mais o que remendar. Está claro que a senadora escolheu um caminho político que a distancia politicamente do governador Wanderlei Barbosa e do deputado federal Vicentinho Jr, praticamente consolidando a sua chapa majoritária encabeçada por ela própria, candidata ao governo do Estado.

Outras definições políticas de Dorinha Seabra, em relação à eleição presidencial dependem do que a cúpula nacional do União Brasil decidir, uma vez que  a sigla já declarou que será oposição ao governo do presidente Lula.

 

SEGUNDO TURNO SERÁ INEVITÁVEL

Com a definição de Dorinha Seabra, podemos afirmar que um segundo turno para as eleições 2026 está garantido no Tocantins, que terá, pelo menos, quatro nomes no páreo.

Dorinha Seabra, do União Brasil, Paulo Mourão , do PT, Amélio Cayres, do Republicanos, e Laurez Moreira, do PDT.

O governador, Wanderlei Barbosa, estará com o peso dos seus 85% de popularidade, assegurando uma das duas vagas no segundo turno ao seu candidato, Amélio Cayres.

 

EDUARDO SIQUEIRA: “EU NÃO ESTAVA MORTO”

Em entrevista após ter5 sua prisão revogada e ser reconduzido ao cargo, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos deixou claro o que achou das atitudes do vice-prefeito, Pastor Velozo, que promoveu uma  série de mudanças no secretariado quando assumiu interinamente a prefeitura.

‘Ele poderia ter me consultado. Deu não estava morto”.

Mais vivo que nunca e novamente no comando, Eduardo Siqueira Campos restituiu aos cargos todos os secretário exonerados pelo seu vice.

 

BAYLON PODE VOLTAR À VIDA PÚBLICA I

Nas últimas semanas o ex-prefeito de Silvanópolis e ex-deputado estadual, Baylon Pedreira, vem recebendo apelos de várias lideranças políticas do Estado para que retorne à sua vida política em 2026.

Baylon parece ter gostado da ideia, mas ainda quer amadurecê-la com a família e os amigos, usando os próximos seis meses para acompanhar de perto toda a movimentação política.

 

BAYLON PODE VOLTAR À VIDA PÚBLICA I

Em seus dois mandatos de deputado estadual, Baylon Pedreira deixou longa lista de serviços prestados aos municípios que representou na Assembleia Legislativa.

Baylon foi um parlamentar presente às sessões na AL e nas suas bases e deixou lembranças.

Agora, aguarda o apoio dos companheiros e amigos para decidir se volta ou não em 2026.

 

LULA E MORAES IRRITARAM CASA BRANCA

A semana passada teve duas manifestações de autoridades brasileiras que produziram um grau de irritação um pouco maior na Casa Branca. O resultado é que possivelmente não terá sucesso a negociação para adiar a entrada em vigor da tarifa de importação de 50% dos Estados Unidos sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025. Primeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu uma analogia que sempre faz sobre o presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), poder ser preso se fosse julgado pela Justiça brasileira.

A decisão de Moraes de restringir a liberdade de Jair Bolsonaro –impondo o uso de tornozeleira, proibição do uso de redes sociais, de falar com o filho Eduardo e de circular à noite– foi considerada autoritária pela Casa Branca.

 

TRAIDOR DA PÁTRIA

Após os Estados Unidos anunciarem uma sanção que proíbe o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seus familiares e também outras autoridades ainda não reveladas de entrarem no país, O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro celebrou a decisão. Em uma postagem na rede social X, ele agradeceu ao presidente americano Donald Trump e a Marco Rubio.

E disse que esse é "o custo Moraes para quem sustenta o regime": ser impedido de ver seus familiares que estão nos EUA - os quais podem ter seus vistos cassados -, assim como ele foi proibido de ver seu pai, Jair Bolsonaro, por ordem de Alexandre de Moraes proferida hoje mais cedo. Ao final, avisou: "Tem muito mais (sanções) por vir!"

Sua fama de traidor da pátria já se consolidou nos bastidores da políticas nacional.

 

 

Posted On Segunda, 21 Julho 2025 14:49 Escrito por O Paralelo 13

OTIMISMO PELA VOLTA DE EDUARDO I

Nos bastidores de todos os meios que envolvem o afastamento do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, principalmente da sua equipe de advogados, o clima é de otimismo por uma volta breve ao cargo que lhe foi concedido pelo povo da Capital.
Um habeas corpus muito bem fundamentado e isentando Eduardo de qualquer acusação, deve por fim ao afastamento, após decisão monocrática do ministro Cristiano Zanin.

OTIMISMO PELA VOLTA DE EDUARDO II

O parecer da Procuradoria Geral da República deve ser publicado ainda hoje, no Diário Oficial da Justiça Federal.
O pedido dos advogados do prefeito eleito de Palmas é pelo retorno imediato às funções políticas, e traz elementos concretos que comprovam que Eduardo Siqueira Campos não cometeu nenhum ato não republicano.

OTIMISMO PELA VOLTA DE EDUARDO III

O Observatório Político de O Paralelo 13, em conversa reservada com uma autoridade da área jurídica, em Brasília, teve a confirmação de que o pedido entregue à PGR pelos advogados de Eduardo Siqueira Campos deve, realmente, obter um parecer favorável pela revogação da prisão.
A tramitação após o habeas corpus, terá uma explanação do ministro Zanin sobre o que o levou a pedir o afastamento do prefeito de Palmas, que será contraposto ao parecer da PGR, devendo prevalecer a volta imediata de Eduardo às suas funções políticas concedidas pelo povo.

DEPUTADO JAIR FARIAS CRIA PROJETO PARA JOVENS DO CAMPO I

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovouo Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PEEEJC), de autoria do deputado estadual Jair Farias (UB). A proposta tem como objetivo fortalecer o protagonismo da juventude rural, por meio de ações que promovam capacitação técnica, educação empreendedora, acesso ao crédito e difusão de tecnologias no meio rural.

DEPUTADO JAIR FARIAS CRIA PROJETO PARA JOVENS DO CAMPO II

Destinada a jovens entre 15 e 29 anos que atuam no meio rural, a política busca fomentar o empreendedorismo e promover a sucessão familiar no campo, oferecendo condições reais para que os jovens construam oportunidades de trabalho e geração de renda em suas comunidades.
A PEEEJC será estruturada em quatro eixos: educação empreendedora, capacitação técnica, acesso ao crédito e difusão tecnológica.
“A proposta foi pensada para transformar o jovem rural em um verdadeiro agente de desenvolvimento local. Precisamos criar caminhos que estimulem a permanência desses jovens em suas comunidades, com dignidade, renda e perspectivas reais de crescimento”, destacou Jair Farias.
Uma excelente proposta que traz uma proposta diferente e eficaz para o futuro dos jovens do campo.

PT TOCANTINENSE NA UTI I

O Partido dos trabalhadores do Tocantins precisa arrumar uma forma de sair da UTI nas eleições do ano que vem.
Abandonar as decisões errôneas da sua direção que o levou a não conseguir eleger nenhum deputado estadual ou federal nas últimas eleições é a questão principal.
Para isso, seus dirigentes precisam aceitar a oxigenação que a eleição de Nile William trará ao partido, com o apoio dos ex-deputados federais Paulo Mourão e Célio Moura.

PT TOCANTINENSE NA UTI II

Em sua passagem pelo Tocantins, na semana passada, o presidente Lula deixou claro que o seu candidato a governador pelo PT no Tocantins é Paulo Mourão, um dos políticos mais bem preparados – e competitivos - do Estado para qualquer cargo a que se candidate.

PT TOCANTINENSE NA UTI III

As diferentes alas que compõem, historicamente, o PT, precisam entender que há espaço para diferentes ideologias, dentro da legenda, e que unidos, todos saem ganhando.
Afinal, o quociente eleitoral soma todos os votos recebidos pelo partido, permitindo que um trabalhe pelo outro, mesmo que com visões diferentes, abrindo os caminhos para que o partido possa voltar a ter representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

PT TOCANTINENSE NA UTI IV

O grande exemplo de que o PT tocantinense pode trabalhar unido, é Célio Moura.
Muito bem quisto pelos eleitores e pela classe política, apenas com seu prestigio pessoal e o apoio de Paulo Mourão, Célio Moura conseguiu mais de3 36 mil votos em sua candidatura à reeleição, no último pleito, mas acabou não conseguindo continuar no cargo por conta, justamente, do quociente eleitoral.
Há deputados federais eleitos pelo Tocantins que obtiveram menos votos do que Moura.
Fica a dica!

 

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA FALA EM DESMORALIZAÇÃO APÓS DECISÃO DE MORAES SOBRE IOF

O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), chamou de “desmoralização” a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de manter o decreto que aumenta algumas alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A medida contraria a decisão do Congresso Nacional de derrubar o aumento do imposto.
“Nunca tive postura agressiva e nem terei a nenhuma decisão do STF, mas, como 1° vice, é uma desmoralização do Congresso brasileiro”, afirmou.

EMPRESÁRIOS AMERICANOS DEFENDEM NEGOCIAÇÃO DE TARIFAÇO COM BRASIL

O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com sobretaxa de 50% a produtos brasileiros eleva custos para famílias e afeta empresas norte-americanas.
A avaliação foi divulgada nesta terça-feira (15) pela U.S. Chamber of Commerce, a maior organização empresarial do mundo, representando empresas de todos os portes e setores da economia, e também pela Amcham Brasil — entidade multissetorial do Brasil e a maior Câmara Americana de Comércio entre as 117 existentes fora dos Estados Unidos.
"A tarifa proposta de 50% afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos", avaliaram as entidades, por meio de nota.

COMO TARIFAÇO AFETA BOLSO DOS BRASILEIROS

A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros entra em vigor em 1º de agosto e já gera preocupação em diversos setores da economia. A medida pode afetar tanto grandes exportadores quanto o bolso do consumidor brasileiro.
Economistas e representantes dos setores que mais exportam para os EUA explicaram os efeitos da nova tarifa e como ela pode influenciar os preços de itens do dia a dia, como combustíveis, carne e até o tradicional cafezinho.
Os EUA são o segundo principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China. No primeiro semestre de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 22 bilhões em produtos para o mercado norte-americano, com destaque para petróleo, ferro, aço, café, carne bovina e celulose.
No entanto, a possibilidade de preços mais baixos pode acabar anulada caso o dólar permaneça alto, já que a valorização da moeda pressiona a inflação, alerta o economista Robson Gonçalves, professor de MBAs da FGV.

CONGRESSO FEDERAL SE UNE AO GOVERNO CONTRA TARIFAÇO I

Os presidentes do Senado e da Câmara se uniram ao governo contra a chantagem tarifária de Donald Trump.
Ontem, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, se encontrou com os presidentes da Câmara e do Senado. Em um vídeo divulgado em seguida, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil, e da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos, declararam apoio ao governo no enfrentamento das chantagens de Trump.

 

CONGRESSO FEDERAL SE UNE AO GOVERNO CONTRA TARIFAÇO II

"O Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais. Nós vamos defender a soberania nacional, vamos defender os empregos dos brasileiros, vamos defender os empresários brasileiros que geram riqueza para o Brasil. E tenho convicção também que esse processo tem que ser liderado pelo Poder Executivo”, afirma Davi Alcolumbre.

 

CONGRESSO FEDERAL SE UNE AO GOVERNO CONTRA TARIFAÇO II
"Nós estamos aqui prontos para estar na retaguarda do Poder Executivo, para que as decisões que forem necessárias, a ação do Parlamento, nós possamos agir com rapidez, com agilidade, para que o Brasil possa sair mais forte dessa crise”, diz Hugo Motta.

 

 

 

Posted On Quinta, 17 Julho 2025 10:52 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 141