O ex-senador e grande articulador político governista, Eduardo Siqueira Campos, pode seguir o mesmo caminho que seguiram Saturnino Braga, que em 1960 ingressou-se na carreira política onde foi deputado federal, senador por dois mandatos, presidente do senado e depois veio a eleger-se como vereador do Rio de Janeiro. Foi o caso também do ex vice governador de Pernambuco Gustavo Krause, que em 1986 assumiu a vice-governadoria e em 1988 foi eleito vereador de Recife.
Por Edson Rodrigues
Alguém se lembra de Heloísa Helena? Eleita senadora por Alagoas em 1998, em 2006 disputou a Presidência da República e atualmente exerce o seu segundo mandato como vereadora em Maceió. Como Ibsen Pinheiro vereador de Porto Alegre, deputado Estadual e Federal pelo Rio grande do Sul, presidente da Câmara Federal e atualmente vereador em Porto Alegre.
Iran Saraiva, que foi senador, ministro do TCU – Tribunal de contas da União e hoje exerce a função de vereador de Goiânia. O ex- presidente da Câmara Federal Nelson Marchesan, conhecido por ser o líder do Governo João Figueiredo, anos depois elegeu-se vereador, o que possibilitou a sua legenda fazer com que mais cinco candidatos fossem eleitos. Posteriormente, voltou ao cargo de deputado federal
Mais uma vez na história política do País ações como estas pode acontecer. No Tocantins, Eduardo Siqueira Campos que foi deputado federal, primeiro prefeito eleito de Palmas, senador, sendo que presidiu vários seções, secretário de Estado em diversas pastas, na última semana deu sinais que pode vir a ser candidato a deputado estadual, federal ou até governador, o que foi considerado por alguns como gesto de humildade.
De acordo com as conversas nos bastidores da política Eduardo pode vir a disputar uma vaga na Assembléia Legislativa em 2014, assim como tantos outros no passado fizeram em seus Estados. Mesmo com todos os comentários e bochichos, Eduardo Siqueira já demonstrou interesse em disputar um mandato eletivo, no entanto não divulgou qual cargo disputará a vaga. Tudo indica que tal intenção só será divulgada nas vésperas das convenções que acontece em junho.
Ao que parece Eduardo Siqueira tem sido visto como o construtor da maior e mais forte coligação já vista na história política tocantinense. Tudo caminha para esta coligação tenha 70% do horário gratuito de rádio e televisão e o apoio de 89% dos prefeitos dentre eles 13 dos principais municípios. Um projeto altamente audacioso! Além de alianças com partidos liderados em todas as regiões, contará ainda com o apoio político de aproximadamente 18 dos 24 deputados estaduais.
Jogando bem
O senador e articulista da base do governo Eduardo Siqueira Campos além da capital, tem vários apoios e adesões de líderes de partidos de oposição e deputados estaduais, federal, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideres políticos e classistas.
Atualmente trabalha na desarticulação dos seus principais adversários e concentra todos os esforços para até junho estar com tudo fechado. Mesmo assim, a que cargo Eduardo será candidato ou se será ele mesmo o candidato a governador, ou qualquer informação a respeito da formação da chapa governista a sociedade só conhecerá aos 45 minutos do segundo tempo. Depois é combinar com o eleitor maior autoridade no certame.