Alunos de Porto Nacional abrem exposição de fotografias no hall da Controladoria do Estado

Posted On Quinta, 10 Março 2016 17:43
Avalie este item
(0 votos)

Por Josélia de Lima
Foi aberta nesta quinta-feira, 10, a exposição ‘Memórias Fotográficas’, no hall da Controladoria Geral do Estado (CGE). São fotos que representam a história e cultura de Porto Nacional produzidas pelos alunos do Centro de Ensino Médio Félix Camoa. Esta é a quarta exposição do Espaço de Cultura da Controladoria. Já o projeto ‘Memórias Fotográficas’, desenvolvido na instituição escolar desde o ano passado, já percorreu as cidades de Brejinho de Nazaré, Natividade e vários locais de Porto Nacional. Na CGE ficará por 30 dias.

 


A iniciativa do projeto é da professora Graças Cantão, de Língua Portuguesa. Ela explicou que o projeto faz com que os alunos conheçam o lugar onde residem. “As ações do Memórias Fotográficas são desenvolvidas na escola pelos professores de Geografia, História e Artes e ao mesmo tempo que os alunos registram aspectos culturais e históricos de Porto, eles aprendem a valorizar a memória de um povo”, frisou Graças. A professora de História, Ádila da Silva Monteiro, esclareceu que à medida que os estudantes têm esse olhar fotográfico para as ruas e monumentos da cidade de Porto Nacional eles visualizam sua história. “Dessa forma, os alunos aprendem conteúdos do Brasil Colônia, Império e República, observando os traços presentes nos casarões”, frisou Ádila. A estudante Gabriela Pereira Alves, 16 anos, aluna do 3º ano, é uma das pessoas que valoriza o potencial histórico de Porto Nacional. “Resido próximo à Igreja e sei a importância que aqueles prédios têm para se conhecer o passado. O que mais me encanta é que em cada canto da cidade há aspectos diferentes da história”, contou.

O aluno André Luiz Araújo Rodrigues, 16 anos, matriculado no 1º ano, ressaltou a importância do projeto para os alunos. “Aprendemos de uma forma divertida a conhecer melhor a origem do nosso povo e saber como surgiram os casarões”, afirmou. Espaço para servidores A jornalista Edvânia Peregrini, da Controladoria, ressaltou que o Espaço Cultural é um local onde os servidores de todas as secretarias e autarquias podem expor trabalhos artísticos. Os interessados devem ligar para a Ascom (3218 – 2545). “É uma forma de colorir o espaço, já que aqui recebemos várias pessoas, além dos servidores que aqui trabalham”, frisou. A próxima exposição no CGE será do fotógrafo Elias Oliveira, da Secretaria da Educação, com o tema Indígenas.

Última modificação em Quinta, 10 Março 2016 18:41