Professora Wanessa Sechim participa de entrega da BNCC ao Conselho Nacional de Educação

Posted On Quinta, 06 Abril 2017 19:35
Avalie este item
(0 votos)

Ao lado do presidente do CNE e do ministro da Educação, a professora Wanessa Sechim participou da entrega da BNCC em Brasília

Por Philipe Bastos
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou nesta quinta-feira, 6, da entrega da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A solenidade foi realizada na sede do CNE, em Brasília, e contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, do presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, além da das deputadas federais professora Dorinha Seabra e Josi Nunes e de secretários de Educação dos estados brasileiros. A partir da entrega da Base ao CNE, o documento irá tramitar pelo Conselho para análise de suas diretrizes e determinações.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), além de dar visibilidade a conteúdos essenciais, a BNCC determina o que os alunos devem saber a cada ano de escolarização. Desse modo, ajudará professores e escolas a organizarem a progressão das aprendizagens em todo o território nacional. O documento apresentado hoje trata exclusivamente da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Segundo o Ministério, a Base referente ao ensino médio será entregue até o final do ano, já adaptada às diretrizes do Novo Ensino Médio.
Estabelecida na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a Base não é currículo escolar. Ela é uma referência nacional para a elaboração dos currículos nos estados e nos municípios, nas escolas públicas e particulares. Conforme o MEC é possível afirmar que a BNCC estabelece o ponto em que se quer chegar, e os currículos traçam o caminho até este ponto.
“Quando esse documento for homologado, os estados vão, a partir desse documento, construir seus próprios currículos. A BNCC é a base para o currículo, para a construção de uma proposta de formação, para a construção de uma avaliação nacional, estadual e de aprendizado. Ela é que vai fazer a indução de todas as políticas públicas para a educação básica no Brasil”, destacou a professora Wanessa Sechim.
A Base organiza a articulação e a progressão das aprendizagens na educação básica, ajudando o trabalho dos professores e aproximando pais e responsáveis. Além disso, com a implementação da BNCC, será assegurada a igualdade de aprendizagem, fundamental para um país com dimensões continentais como o Brasil.
Após a homologação do documento da BNCC, estados, municípios e o Distrito Federal terão ainda um prazo de dois anos para implementar as diretrizes da Base. Todos esses entes federativos, no entanto, mantêm sua autonomia no que diz respeito aos currículos, pois a BNCC estimula a contextualização e a diversificação regional. “Esse documento vai ser importante para o aprendizado dos alunos, considerando as especificidades regionais, e vai dar oportunidade para promover a aprendizagem de forma igualitária”, completou a secretária.
Construção coletiva Cabe ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular não é obra de um governo. Todas as discussões que permearam a elaboração do documento, que iniciaram em 2014, contaram com intensa participação da sociedade por meio de audiências públicas e envio de propostas via plataforma online.
O Tocantins foi um dos Estados com maior participação na construção das propostas que compõem a BNCC. No Estado foram realizadas em 2016 consultas públicas, encontros e seminários para debater pontos importantes para o fortalecimento da educação tocantinense.  
“A Base será um instrumento, após homologado, de novas possibilidades de melhoria da aprendizagem para todos no Estado do Tocantins”, finalizou a gestora.