Foram nada menos que cinco bilhões de reais movimentados em cinco dias de realização da Agrotins 2025. Com o tema AgroEvolução, a edição de 2025 superou os 4,2 bilhões movimentados na edição do ano passado, mostrando o acerto no planejamento e na organização do evento feito pela equipe multidisciplinar do governo do Estado que, desde o ano passado, vinha preparando o evento
Por Edson Rodrigues
Promovida pelo Governo do Tocantins e capitaneada pela secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a feira movimentou R$ 5,07 bilhões em negócios, contou com a participação de mais de 1,1 mil expositores, entre empresas de máquinas, implementos, energia, irrigação, genética, sementes e tecnologia digital.
A edição comemorativa de 25 anos apresentou um modelo fortalecido, que integrou tecnologia, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico, além de ter sido palco de importantes anúncios e entregas estruturantes realizadas pelo governador Wanderlei Barbosa, impulsionando ainda mais o crescimento do Tocantins.
TRABALHO CONJUNTO
A secretaria da Agricultura e Pecuária, juntamente com a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, comandou um time formado, praticamente, por membros de todas as áreas do governo do Estado. A organização contou com o apoio da secretaria de Comunicação, que fez a feira ser conhecida e divulgada nos principais veículos da grande mídia nacional, garantindo o sucesso de público e expositores.
Por trás de todos os atores que tornaram a Agrotins 2025 o maior sucesso de todas as edições, o governador Wanderlei Barbosa deu autonomia e segurança para que cada detalhe da feira fosse definido, resultando no grande desempenho do evento.
“Esta é a imagem do Tocantins que dá certo. A Agrotins movimenta a economia; abre espaço para o pequeno e o grande produtor; e mostra a força do agronegócio tocantinense. Seguiremos investindo para que esse evento cresça ainda mais, gerando oportunidades, inovação e desenvolvimento para todos”, afirmou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, os números e resultados dessa Agrotins refletem o fortalecimento do setor produtivo no Tocantins e a importância do evento para o desenvolvimento do estado. “A Agrotins é muito mais que uma feira. É um espaço de negócios, mas também de conhecimento, evolução e fortalecimento da produção tocantinense. A cada edição, ela acompanha o crescimento da agropecuária do estado. E isso se deve ao esforço de todos: governo, produtores, empresas e parceiros”, destacou o secretário.
Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café
Foi, também, na Agrotins 2025 que o Governo do Tocantins, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) assinou contratos de incentivos fiscais com as duas empresas selecionadas na última reunião do colegiado. A expectativa é de que, juntas, elas invistam mais de R$ 4,6 bilhões (bi) em investimentos privados na economia tocantinense, 237 postos de trabalho.
O formalização dos termos aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) dentro Pavilhão do Desenvolvimento. As empresas serão ambas beneficiadas pelo Proindústria (Lei nº 1.385/2003) e projetam abrir mais de 230 vagas de trabalho.
O presidente do CDE, secretário Carlos Humberto Lima, enfatizou que o papel da gestão é estabelecer diretrizes e ações que assegurem desenvolvimento econômico continuo. “A gestão Wanderlei Barbosa entende que é nosso papel criar políticas públicas que garantam sustentabilidade aos processos de crescimento, oferecendo segurança para que os empreendedores invistam e reinvistam no Tocantins. Isso impulsiona a economia, gera emprego e renda para a população”.
Uma prova de que Wanderlei Barbosa acertou na escolha de seus secretários e que a Agrotins virou uma marca registrada do Tocantins, e data marcada nos calendários das principais empresas voltadas ao agronegócio do País.
Parabéns aos envolvidos!