O vereador Joaquim Maia (PV), se aproxima do final do ano legislativo como um dos parlamentares mais atuantes de Palmas. Eleito pelo Partido Verde, sua ascensão política tem sido notável ocupando hoje a presidência metropolitana no partido. Na Câmara Joaquim Maia é 1º Secretário da Mesa Diretora, além de ocupar a presidência da Comissão Especial de Regularização Fundiária de Palmas, cargo conquistado devido seu empenho na questão.
Como oposição à administração municipal, Joaquim Maia tem se posicionado de modo firme em defesa da comunidade. Já na primeira reunião do ano, apresentou o requerimento para a ampliação das academias ao ar livre e de lá prá cá diversos outros requerimentos e projetos de leis tem sido apresentados. Discussões polêmicas tem sido levantadas pelo vereador como o alerta para o déficit habitacional na capital, a falta de planejamento na educação e a falta de processos licitatórios em várias contratações como a da empresa TerraClean responsável pela limpeza da cidade. Todas essas questões e várias outras tem sido fiscalizadas de modo firme e pontual pelo vereador Joaquim Maia. Vale destacar a lei de sua autoria, já em vigor, que dá aos doadores de sangue a isenção das taxas para inscrição nos concursos públicos municipais. Além desse há outros projetos prontos para virarem lei como o Selo Verde Automotivo, IPTU Ecológico, Alvará Social e outros, além de centenas de requerimentos que beneficiam toda a cidade.
Não seria justo não destacar o empenho do vereador Joaquim Maia em defender a regularização dos diversos setores da capital que hoje ainda se encontram sem a devida documentação, deixando moradores apreensivos em relação ao seu patrimônio. Recentemente Joaquim Maia organizou e presidiu uma grande Audiência Pública onde reuniu moradores dos setores Irmã Dulce e União Sul com diversas autoridades na busca de acelerar o processo de regularização. Joaquim Maia foi também decisivo na questão que envolveu a Saneatins com a Prefeitura. Tendo a empresa anunciado um empréstimo de R$ 240 milhões para investir em obras, o que dependia da anuência da Prefeitura, o prefeito passou a criar empecilhos para não assinar a autorização. Diante do impasse, Joaquim Maia passou a defender a necessidade do empréstimo, mostrando para a comunidade e para o prefeito o quanto o município ganharia com as obras e com elas ainda manteria mais de 1000 pais de família empregados. Uma queda de braço que no final, venceu a razão demonstrada por Maia e junto com ele, venceu a comunidade palmense. Estas e outras questões que exigem um posicionamento firme do vereador frente a atual administração tem demonstrado a coragem e perseverança deste jovem político.
“Estamos chegando ao final do primeiro ano legislativo do nosso mandato, muito fizemos, mas sei que nossa missão está apenas começando. Fazemos uma oposição à administração de modo sério e responsável, tendo como meta promover o desenvolvimento com uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. Nesse momento só tenho a agradecer a todos que acompanham e acreditam em nosso trabalho e dizer que ainda faremos muito por nossa gente.” Disse Joaquim Maia.