Imprimir esta página

Caiado se lança pré-candidato à Presidência pelo União Brasil em evento em Salvador

Posted On Sexta, 04 Abril 2025 13:48
Avalie este item
(0 votos)
Serrio Moro participou do lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado, na Bahia, nesta sexta-feira (4/4) - (crédito: Reprodução Youtube Ronaldo Caiado) Serrio Moro participou do lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado, na Bahia, nesta sexta-feira (4/4) - (crédito: Reprodução Youtube Ronaldo Caiado)

Governador de Goiás lançou nome ao Planalto sem o apoio integral do partido

 

 

Por Davi Valadares

 

 

O lançamento da pré-candidatura à presidência da República do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em Salvador, na Bahia, nesta sexta-feira, 4, colocou em evidência o racha interno do partido do qual faz parte, o União Brasil. Sem a presença antes dada como certa do cantor Gusttavo Lima e com o ‘padrinho’ sob a mira da Polícia Federal (PF), o evento no Centro de Convenções na capital baiana foi esvaziado de lideranças políticas relevantes da legenda de centro-direita. 

Embora filiados ao União Brasil, nomes como os dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) não compareceram ao evento, como já era esperado em razão dos seus cargos no governo Lula (PT). Outras ausências sentidas foram as do governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia). O presidente do Senado e membro da executiva do partido, Davi Alcolumbre, e o presidente do partido, Antônio Rueda, também não estiveram em Salvador. 

O que você acha do Terra? Responda a nossa pesquisa, é rápido!

Essas ausências, umas justificadas e outras não, demonstram o desafio que Caiado vai enfrentar para vencer a resistência dos integrantes da legenda e viabilizar seu nome para 2026. Há uma ala mais governista que defende o apoio à possível reeleição de Lula. Há também um grupo mais à direita que quer que a sigla apoie o candidato indicado por Jair Bolsonaro (PL). Essa segunda ala pode se sobrepor à primeira com a concretização da federação do União Brasil com o PP. 

 

Mira em 2026: Caiado rotula Lula de incompetente e faz aceno a Bolsonaro:

Além de lidar com partido dividido, um dos maiores entusiastas da pré-candidatura de Caiado ao Planalto, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e uma das vozes mais influentes do partido União Brasil a nível nacional, ocupando o cargo de 1º vice-presidente da legenda, está sob a mira da PF, no âmbito da operação Overclean, que investiga um esquema milionário de desvio de emendas parlamentares destinadas originalmente para obras de infraestrutura. 

 

Embora não esteja como investigado no inquérito, a PF afirma que ACM Neto foi citado por um dos suspeitos como o “amigo” que seria capaz de resolver um impasse sobre um pagamento para o grupo suspeito. De acordo com o inquérito, o empresário José Marcos de Moura, membro da executiva do União Brasil e conhecido como "Rei do Lixo" por ter vários contratos públicos na área de limpeza urbana, mencionou o nome do ex-prefeito de Salvador durante as investigações. 

 

Segundo as investigações, a organização criminosa usava fraudes em licitações e contratos superfaturados para desviar dinheiro. Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A PF afirma que o esquema montado por políticos e empresários movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão. O desvio ocorria por meio de contratos firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Bahia.

 

Em meio a tudo isso, se Caiado conseguir viabilizar a candidatura em 2026, será a segunda vez que o goiano disputará a presidência. Ele concorreu em 1989, primeira eleição direta do país após a redemocratização. Na ocasião, Caiado, candidato mais jovem na disputa, terminou com menos de 1% dos votos, ficando na 17º posição na preferência dos eleitores. A eleição teve no total 22 candidatos.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)