Coluna Dito e Feito

Posted On Terça, 04 Julho 2023 06:05
Avalie este item
(0 votos)

Frase da Semana

 

 "Felicidade é como uma borboleta: quando mais você tenta apanhá-la, mais ela se afasta de você. Mas se você dirigir sua atenção para outras coisas, ela virá e pousará suavemente no se ombro."

 

Henry  Thoreau

  

Fazer política em Porto Nacional não é para amadores

Porto Nacional, deste o princípio de sua formação, ainda nos idos da primeira metade do século XVIII, foi uma sociedade acolhedora, a começar por receber os Frades Dominicanos, em maio de 1886, e agora abraçando brasileiros e brasileiros de todos os rincões do Brasil, que aqui, através de suas especialidades, ajudaram e ajudam a transformar esse município num polo de desenvolvimento. Agora, achar que ser um bom plantador de soja habilita alguém para ser prefeito de Porto Nacional é um descalabro. A assessoria do senhor Nelcir Formehl, não tem o direito de enganá-lo; sob qualquer métrica é obrigada a falar a verdade para ele. E a verdade é que, para ocupar esse expressivo cargo na Capital Cultural do Tocantins, Tambor de Ressonância Política do Estado, requer raízes, deferência para como os menos favorecidos, conhecimento comunitário, integração social, além de saber das dores, desejos e vontades dessa secular coletividade. Faz-se necessário também as imprescindíveis ligações de resultados com lideranças administrativas e legislativas estaduais, como também com nossos congressistas, para assim poder viabilizar recursos para execução das propostas apresentadas. É preciso dizer ao senhor Nelcir Formehl que, fazer política em Porto Nacional não é para armadores!!!

 

Governador Wanderlei Barbosa demonstra que é uma expressiva liderança  em qualquer lugar

O governador Wanderlei Barbosa, diferentemente de seus antecessores, mantém um relacionamento cordial, democrático e republicano com deputados estaduais e congressistas. E vai além: tem se mostrado articulado e com traquejo político além das fronteiras do Tocantins. Em Brasília, transita com rara habilidade entre gabinetes de deputados e senadores; de ministros e do Palácio do Planalto. Fora do País se impõe nas tratativas e vende suas ideias com facilidade. Exemplo disso ocorreu em Portugal, onde participou do 11° Fórum Jurídico de Lisboa. Lá, com muitos dados técnicos convenceu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, repensar sobre a Reforma Tributária, que vai tramitar no Congresso Nacional. Para ele, a proposta precisa ser melhor debatida.

 

Empresário faz testamento deixando todos os bens para Neymar que ganha 20 milhões de reais por mês

Neymar Jr, é um dos jogadores de futebol mais bem remunerados do mundo, com um contrato com o PSG, clube francês, que lhe rende 422 milhões de reais por temporada, o que resulta num salário mensal de 20 milhões de reais, que significa 666 mil reais por dia, 27 mil reais por hora e 426 reais por minuto. Mesmo com toda essa fortuna, um empresário do Rio Grande do Sul, oficializou em testamento no 9° Tabelionato de Notas, em Porto Alegre, deixando todos seus bens para o futebolista. Ele alega que é solteiro, não tem filhos, vive distante e sem contato amigável com outros parentes, e que admira o caráter e a forma de viver do seu ídolo, por isso a escolha.

 

Welson Almeida é um ótimo exemplo administrativo a frente do Hospital Regional de Porto Nacional

O Hospital Regional de Porto Nacional, um dos mais antigos do Estado, e que é referência para cerca de três dezenas de municípios circunvizinhos, se destaca como um dos melhores de toda rede por ser indiscutivelmente bem administrado. O seu Diretor Geral, Welson Pinto de Almeida, realiza uma gestão impecável  e socializada, implementando a humanização de resultados, tanto focado nos pacientes, quanto atendendo o quadro de servidores e colaboradores. Além disso, ele investe na capacitação dos profissionais sob o seu comando, buscando com isso evolução técnica para bem servir a sociedade. Sua atuação no projeto Opera Tocantins é exemplar, como também é seu empenho para um atendimento de excelência aos usuários do SUS, se fazendo uma pessoa solidária, humilde, resolutiva e vocacionado para o acolhimento. Com certeza é merecedor do nosso respeito e admiração.

 

Uma máquina de matar que custa bilhões de dólares

Yargeeny Prigozhin e seu Grpo Wagner não é uma novidade com ações independentes no front, já que  em todas as guerras regionais que aconteceram e ainda em andamento, desde a segunda metade do século XX, quase que a totalidade dos países envolvidos usaram e continuam usando os serviços dos paramilitares e mercenários, que são contratados para complementar e realizar os serviços sujos que as forças regulares se eximem de fazer. Só para se ter uma ideia dos rendimentos dessa transação milionária, o rebelado em questão, na linha de frente do conflito da guerra com a Ucrânia, como forma  de insentivo, no ato da assinatura do contrato com o o Ministério da Defesa da Rússia, recebeu dois bilhões de dólares e, entre maio de 2022 e maio de 2023, abocanhou mais um bilhão de dólares. Pela magnitude dos valores enviados, essa máquina de matar é um ótimo negócio.

 

Pedro Henrique é mais uma vez convocado para bem servir o povo portuense

O nosso admirado amigo Pedro Henrique, que tem no sangue a ancestralidade das oliveiras, descendência qualificada do lendário Comandante Vicetão, é o novo Gerente do SINE - Sistema Nacional de Emprego, em Porto Nacional. E tem muita  competência para exercer essa função. Pedão, como é carinhosamente chamado pelos mais íntimos, foi vereador, oportunidade em que presidiu a Câmara Municipal  portuense e, com muita coragem, ousadia e determinação, construiu a atual sede desse centenário legislativo. Além disso, foi vice-prefeito do município e teve uma atuante passagem pela ANAC, em Brasília. É certamente uma preparada e incontestável liderança a serviço da nossa coletividade.

 

A advogada Edilene Lobo é a primeira negra a ocupar o cargo de ministra do TSE

A advogada Edilene Lobo foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar o cargo de Ministra Substituta do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Ela, que é mineira, e Doutora em Direito Processual, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Medtre em Direito Penal, pela Universidade Federal de MG, fazia parte de uma lista tríplice enviada ao Palácio do Planalto, se torna a primeira magistrada negra a integrar o pleno da Corte em toda a história da República.

 

Investigações da PF que atingem o presidente da Câmara dos Deputados apontam que o rei Artur Lira está nu.

As investigações da Polícia Federal que apontam fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robótica com recursos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao MEC, está atingindo em cheio o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, responsável pela liberação de milhões para Alagoas, tendo seu principal assessor sido preso por comandar essa corrupção. Com ele foram encontrados anotações que revelam 11 pagamentos de centenas de milhares de reais para um certo "Artur". O senador Renan Calheiros,  seu inimigo declarado, aproveitou a crítica situação do líder máximo do centrão e disse que "O rei Artur está nu."

 

Erro contábil de 1 trilhão de reais pode derrubar Campos Neto da presidência do BC

Aliados do governo, no Congresso Nacional, insatisfeitos com a postura do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que insiste com a manutenção da elevada taxa de juros, estudam a possibilidade de utilizar um processo aberto pelo TCU- Tribunal de Contas da União para tirá-lo do BC. Esse levantamento minucioso da Corte de Contas, já de posse de deputados e senadores governistas, aponta um grave erro contábil de um trilhão de reais no balanço do Banco. Segundo os auditores envolvidos no levantamento, o rombo trilionário maqueia vergonhosamente as contas da instituição, passando a investidores estrangeiros a imagem de desorganização econômica no Brasil.

 

 

 

Moisés Abrão e sua “Traquitana Voadora”

 

Corria a segunda metade do ano de 1990, e os candidatos ao Governo do Tocantins, Moisés Avelino (PMDB) e Moisés Abrão (PDC), intensificavam suas campanhas, acompanhados por assessores, correligionários, simpatizantes e postulantes aos cargos de deputado estadual, deputado federal e senador.

 

Moisés Abrão, empresário e herdeiro de uma das famílias mais abastadas de Goiás, e candidato do grupo político do então governador Siqueira Campos, fazia uma campanha milionária, e aproveitando as brechas da legislação eleitoral, buscava o voto usando todo o poder financeiro à sua disposição. Já Moisés Avelino optou pela humildade, o contato direto com o eleitor, levando suas propostas de casa em casa.

 

No mês de julho daquele ano as primeiras pesquisas apontavam o candidato do Palácio Araguaia com mais de 40% de intenção de votos, contra menos de 10% do emedebista. Naquele instante, Edmundo Galdino, postulante a uma vaga de deputado federal na proporcional de Avelino, se constituía na estrela mais cintilante nos comícios e reuniões, oportunidades em que tecia ácidas críticas ao Governo Siqueira Campos, ao mesmo tempo em que usava sua língua como navalha para feria, sem dó, os candidatos do grupo palaciano. O povo começou a gostar daquele discurso.

 

Em agosto daquele ano, na Romaria do Senhor do Bomfim, Moisés Abrão mandou distribuir milhares de camisetas com seu nome e sua fotografia, e na hora da missa ele pousou de helicóptero, próximo a matriz, derrubando barracas e arrancando a cobertura de palhas de várias casas da localidade. Edmundo Galdino não perdoou, e assim nasceu a “Traquitana Voadora”, do candidato palaciano. Se referindo a João Rocha, que concorria ao senado e, ao governador Siqueira Campos, ele dizia em alto e bom som:

 

- Esse João Rocha é um cidadão preguiçoso, igual a gato de hotel, que só come e dorme em jacá de algodão. Não vai fazer nada pelo nosso Estado! - E emendava:

 

- Esse governador que aí está, é o verdadeiro “Ditador do Cerrado”, e quer fazer seu sucessor um milionário que quer levar todo o dinheiro do Tocantins para Goiás, mas a sua “Traquitana Voadora” vai voltar vazia, pois nossa gente não é besta.

 

Com o carisma de Moisés Avelino, sua determinação naquelas longas caminhadas e os inflamados discursos proferidos pelo araguainense, o jogo virou e então os siqueiristas começaram a ameaçar. Um conhecido pecuaristas, afamado por sua valentia, mandou avisar que na sua cidade, Sampaio, no Bico do Papagaio, Edmundo Galdino não discursaria:

 

- Eu visto uma saia se esse alejado falar aqui, contra nosso governador e contra nosso candidato. Se ele subir no palanque vou fazer descer de lá, abaixo de chibatadas! - Ameaçava ele.

 

No dia do comício de Moisés Avelino em Sampaio, muitos queriam aconselhar a Edmundo Galdino a não participar daquela festa, mas ele havia desaparecido. Centenas de pessoas compareceram e lotaram a principal praça da cidade para testemunhar aquela contenda, mas se frustraram, pois não visualizavam o candidato cadeirante entre os presentes naquele palanque.

 

Quando aproximava o momento de Moisés Avelino dar o seu recado, Edmundo Galdino surge de repente, carregando uma sacola de lona sobre as pernas, e reivindicado o microfone, no que foi atendido e então iniciou sua fala, ao mesmo tempo em que desembrulhava aquele pacote que carregava:

 

- Quero aqui trazer e mostra a vocês essa saia, acompanhada de uma combinação, para vestir naquele valentão que disse que eu não discursaria aqui na cidade. Também trago uma chibata, e se ele for homem suba no palanque, pois vai apanhar muito! E ainda complementou:

 

- Tu lá vale nada, Zé da Chibata!!!   

 

Moisés Avelino venceu aquelas eleições, Edmundo Galdino foi para o congresso Nacional e o pecuarista em questão, enquanto viveu, carregou o apelido de Zé da Chibata.

 

 

 

Última modificação em Terça, 04 Julho 2023 07:26