Coluna Dito & Feito por Edivaldo Rodrigues

Posted On Segunda, 14 Agosto 2023 04:19
Avalie este item
(0 votos)

Pensamento da Semana

 

É melhor ser feliz do que ser rei.

Provérbio Africano

 

Parceria entre os deputados federais Toinho Andrade e Ricardo Aires com certeza recolocará Porto Nacional de volta aos trabalhos do desenvolvimento

 

Ótimos sinais apontam para que Porto Nacional seja recolocado de volta aos trilhos do progresso, e siga sua vocação como polo de desenvolvimento, agora reanimado por congressistas verdadeiramente comprometidos com os reais interesses dessa secular coletividade. Essa parceria entre os deputados federais Toinho Andrade e Ricardo Ayres, ambos do Republicanos, com certeza renderá um volume significativo de recursos da União para o município portuense, o que viabilizará mais dignidade e cidadania, principalmente beneficiando os menos favorecidos.

 

Blogueira tocantinense Alessandra Araújo vai ao programa global "Mais Você" e surpreende Ana Maria Braga com sua criatividade

 

Mais uma sertaneja, nascida no Coração do Brasil, brilha no cenário nacional do entretenimento, levando a conhecimento de milhões de pessoas às potencialidades dessa gente tocantina. Desta feita foi a vez da influenciadora Alessandra Araújo, famosa na web por reproduzir looks de artistas com materiais inusitados. No programa global "Mais Você", que foi ao ar nesse último dia 9 de agosto, ela surpreendeu Ana Maria Braga, recriando um vestido usado pela apresentadora em 2019, na Semana de Moda em Paris. Para fazer a 'réplica', a tocantinense usou materiais simples, como cereais de chocolate e sacos plásticos. Alessandra, conhecida como "blogueira raiz", mora em uma fazenda, na zona rural de Aparecida do Rio Negro. Nas redes sociais, ela acumula mais de 4 milhões de seguidores, mostrando a rotina simples da roça e fazendo vídeos super criativos, dentre eles desfilando com essas roupas levando o cheiro, a textura e as cores das terras tocantinenses.

 

 

Serviço de Segurança da Ucrânia desarticula plano de assassinato do presidente Volodimir Zelenski

 

Uma mulher, de nome não divulgado, foi detida acusada de liderar um grupo responsável por um plano de assassinato contra o presidente ucraniano Volodimir Zelenski. A mulher estaria envolvida no planejamento de um ataque aéreo em Mikolaiv durante uma visita presidencial em julho. A informação foi divulgada pela CNN dos EUA, citando o SBU (Serviço de Segurança Ucraniano).

O objetivo era matar Zelenski durante seu deslocamento na região. A mulher estaria "tentando estabelecer a hora e lista de locais" da agenda presidencial, diz a SBU. Agentes da SBU obtiveram informações sobre as atividades da suspeita e adotaram medidas de segurança a tempo.

Segundo a SBU, a mulher também tinha como função identificar a localização de sistemas de guerra eletrônica, além de um depósito de munição das Forças Armadas. Ela é moradora de Ochakov, no sul da Ucrânia, e ex-vendedora de uma loja militar

 

É o fim? A pergunta que não quer calar é se a voz desafinada de Zezé Di Camargo sinaliza o encerramento de sua carreira

 

A voz de do cantor sertanejo Zezé Di Camargo, uma vez conhecida por sua potência e alcance, tem sido motivo de preocupação para os fãs. Vídeos recentes do cantor desafinando durante apresentações ao vivo têm circulado nas redes sociais, levantando questões sobre a possibilidade de aposentadoria do ícone sertanejo. Dani Pires, produtor técnico, sugeriu que a idade e o estilo de vida podem ter afetado a capacidade de Zezé de atingir notas altas. “Se a pessoa bebe ou fuma cigarro, isso também vai detonando a corda vocal, e chega uma hora que ela não consegue mais”, explicou. O público tem sido rápido em expressar suas preocupações e desapontamento, com muitos sugerindo que Zezé deve considerar a aposentadoria ou uma pausa na carreira. No entanto, os especialistas concordam que a decisão final cabe ao próprio cantor, ícone do sertanejo.

 

Polícia Federal prende o mais poderoso auxiliar da prefeita Cinthia Ribeiro e na busca e apreensão encontra bolsas e caixas cheias de dinheiro vivo

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais de Palmas, Edmilson Vieira, o auxiliar mais poderoso do Governo Cinthia Ribeiro, com passagem destacada como secretário-chefe da Casa Civil da municipalidade, foi preso em flagrante pelo Polícia Federal, nesse último dia 10 de agosto, por lavagem de dinheiro e corrupção. No cumprimento das operações, que foram batizadas de “Segundo Plano” e “Plano Inserto”, que resultou nessa prisão, a PF encontrou bolsas, mochilas, e caixas cheias de dinheiro vivo, (mais de 3 milhões de reais), muitas joias, tudo escondido em uma casa, alvo de mandado de busca e apreensão. A corporação não divulgou o valor encontrado. As duas ações buscaram ampliar investigações relacionadas a contratações de empresas de forma direta pela Secretaria de Educação do Município que, apontavam para a prática dos crimes de contratação direta ilegal, corrupção e lavagem de dinheiro na compra de kits pedagógicos e na contratação de transporte escolar, que juntos somam 30 milhões de reais - (No dia seguinte a operação, a prefeita demitiu todos os envolvidos).

 

Mansão de Galvão Bueno que vale cerca de 22 milhões de reais vai a leilão por dívida com o Banco do Brasil

Galvão Bueno vai prender mansão de aproximadamente 22 milhões de reais que vai a leilão após um pedido de execução judicial do Banco do Brasil. Segundo a grande mídia, a residência, que está localizada em Londrina, Paraná, foi dada como garantia em concessões de crédito bancário. Segundo jornalistas, o débito bancário de R$ 7,1 milhões foi acordado para ser quitado em 60 parcelas, sendo a última vencendo em fevereiro de 2019. O leilão está marcado para o dia 28 de setembro e deverá incluir três terrenos, totalizando 3,1 mil metros quadrados. Esses terrenos estão localizados no Condomínio Royal Golf Residence, que oferece instalações como campo de golfe, quadras de tênis, piscinas, academia, campo de futebol e salão de festas. O primeiro lance só será aceito caso corresponda ou exceda o valor avaliado do terreno (R$ 22.076.940,25).

 

O deputado Lázaro Botelho apresenta Projeto de Lei que impede invasores de receber benefícios sociais

Projeto de Lei 1373/23, de autoria do deputado tocantinense Lázaro Botelho, impede as pessoas que invadiram terras, públicas ou privadas, de receberem benefícios do Programa de Reforma Agrária, da regularização fundiária ou de linhas de crédito com subvenções econômicas. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, a medida também se aplica a todos identificados como participantes de invasão de prédio público, de atos de ameaça, sequestro ou manutenção de cidadãos em cárcere privado, ou de quaisquer outros atos de violência praticados em razão de conflitos fundiários

 

O blogueiro Allan dos Santos vira réu pelo crime de ameaça contra o ministro Luiz Roberto Barroso do STF

 

O blogueiro Allan dos Santos, que é acusado de cometer inúmeros crimes contra a democracia e por ameaçar os ministros do STF, teve prisão preventiva decretada e por isso fugiu para os Estados Unidos, vira réu por um desses delitos. A decisão foi tomada, por unanimidade, pela 10ª Turma do Tribunal no último dia 7 de agosto, e atendeu a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal. O colegiado julgou o pedido contra determinação da primeira instância, que tinha rejeitado a acusação oferecida pelo próprio MPF. Com isso, o processo penal vai prosseguir na Justiça Federal. Segundo o MPF, as ameaças foram feitas em um vídeo de 2020, intitulado “Barroso é um miliciano digital”. Na gravação, Allan dos Santos atacou o ministro por, supostamente, ter se referido a ele como "terrorista digital

 

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, avalia deixar o Republicanos se o partido for para a base do Governo Lula

 

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, do Republicanos, pode deixar a sigla pela qual foi eleito, caso o partido se alie ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.  Em outras oportunidades, Tarcísio já tinha se posicionado contra a parceria, que está em negociação em Brasília. Neste último dia 9, ele voltou a se pronunciar e disse que vai avaliar sua permanência no Republicanos. "Para mim, não gostaria de ver meu partido fazendo parte da base do governo”, disse ele, em evento no Palácio dos Bandeirantes. A manifestação se dá porque o Republicanos negocia com o governo Lula para que o deputado federal Silvio Costa Filho comande um ministério. A pasta mais cotada para o parlamentar é o Ministério do Esporte. Outras opções em negociação são os ministérios da Ciência e Tecnologia e Portos e Aeroportos. 

 

 

O candidato

Em 1992 o processo sucessório em Porto Nacional transcorria com alguma normalidade, realidade essa somente constatada nos embates políticos existentes em centros urbanos com uma tradição política consolidada, como é o caso desse município, que sempre travou suas contendas eleitorais trafegando entre o trágico e o cômico. E assim, por motivos óbvios,a alegria se associou àquele pleito, oportunidade em que os candidatos, principalmente a vereador, se jogaram desesperadamente na busca pelo voto, fazendo daquela campanha uma verdadeira comédia.

 

O PDT de Brizola, uma das legendas com fortes raízes em Porto Nacional, projetou eleger um bom número de legisladores municipais, e por isso foi buscar candidatos em todas as camadas da sociedade local. Um dos escolhidos foi peso-pesado Zezão Japiassu, um ser humano de alegria infinita, alma leve e coração aberto ao aconchego, e que carregava seus de 130 quilos, quase todos os dias, em direção à Palmas, onde era servidor da Saneatins. Para os mais próximos ele revelava a motivação de sua candidatura:

 

- Como candidato, vou passar no mínimo seis meses sem trabalhar. Não precisarei viajar diariamente para a capital. Já estou exausto!

 

E foi isso que aconteceu.Como não era mais preciso frequentar o trabalho, a dedicação a sua campanha era exclusiva.No início, a “pedição” de voto, era mantida somente com pequeno salário que recebia, e aí os fiados começaram a ser uma rotina na sua vida de candidato. Para a alimentação e diversão, na companhia de seu eleitorado, sempre mandava “anotar”, pois os recursos do partido somente cobriam alguns abastecimentos, “santinhos” e organizações de reuniões. E ele, diariamente,entre algumas cervejas geladas e saborosos petiscos, expunha seus projetos  a Pedro Tatu, proprietário do principal bar da cidade naquele período. Ali,Zezão Japiassu fazia a festa.

 

Naquele ambiente, um dos mais bem frequentados da cidade, o candidato do PDT  esbanjava intimidade e garantia ao proprietário do bar que seria eleito, com uma expressiva votação:

 

- Olha Pedro, não precisa se preocupar. Com o meu primeiro salário de vereador vou te pagar tudo, com juros e correção. Minha preocupação no momento é buscar mais votos para o partido, que está precisando de uma reestruturação. Eu terei mais de 1.000 votos, e com isso certamente vou presidir o legislativo portuense, e você vai ganhar muito com isso. – Dizia ele, pedindo mais uma cerveja.

 

Os ouvintes daquelas lorotas sorriam e ficavam admirados da coragem de Pedro Tatu em anotar tanto fiado.

 

Em Goiânia, os familiares de Zezão Japiassu somente recebiam notícias positivas, enviadas por ele. Era certo que as urnas de Porto Nacional seriam pequenas para acomodar tantos votos. Entusiasmados com tamanha aceitação popular, vários de seus primos, dentre eles artistas, empresários e profissionais liberais bem sucedidos na capital goiana, resolveram investir naquela candidatura e dois dias antes da data da votação desembarcaram na cidade, prometendo fechar a campanha com chave de ouro.

 

De imediato, prometeram recursos para a “boca de urna”, e ele muito falante, disse que não necessitava, pois tudo já estava resolvido, e em seguida revelou:

 

- Sou um homem de partido, sou socialista. Por isso,vamos preserva os outros candidatos, fazer uma campanha igualitária para todos. Se eu aceitar esses recursos, vamos desmoralizar esses companheiros com o abuso do poder econômico. Além do que, se eu levar todos os votos dessas eleições, eles ficarão enterrados politicamente. – Relatou o candidato.

 

No dia seguinte, véspera da votação, ele convidou seus familiares para uma tarde de confraternização no bar do Pedro Tatu. Ali, reuniram com ele mais de quinze pessoas, e descontraído Zezão Japiassu se transformou no dono da festa, liberando muito churrasco, regado a cerveja gelada e whisky importado.

 

Já passava das dez da noite quando alguém lembrou que tinha que acordar cedo para votar.  Imediatamente todos os convidados presentes, menos o candidato, sacaram seus talões de cheques especiais, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BRB e até do Morgam Bank, para quitar aquela despesa de dois mil e quinhentos e oitenta reais, já calculados, e mais mil e oitocentos reais das contas antigas.

 

Foi neste momento que o mundo quase veio abaixo. Zezão Japiassu deu um pulo, ao mesmo tempo em que soltou um grito medonho assustando os presentes, e reclamou:

 

- Vocês dizem que são meus parentes e querem me desmoralizar. Aonde é que eu vou permitir que convidados meus paguem a conta. Quem manda nessa cidade sou eu e a despesa é minha. - Dito isso arrancou as comandas da mão da Pedro Tatu, que começou suar frio e a balbuciar palavrões, já antevendo o resultado daquela encenação.

 

Pedro Tatu cambaleava, tentava chorar e não tinha lágrima, tentava falar e a voz não saía, e em desespero sinalizava para que os cheques fossem preenchidos e assinados, mas não obteve resultado e assim, um a um daqueles ricaços, guardaram suas carteiras nos bolsos, levantaram e caminharam em direção a seus carros, que em seguida saíram em direção ao centro da cidade.

 

Zezão Japiassu,que permaneceu no bar para “anotar”mais aqueles débitos, caminhou sorridente em direção ao balcão, onde do outro lado se encontrava Pedro Tatu, que naquele instante se transformara num homem totalmente desesperado, desmotivado e envolto num profundo silêncio que sinalizava raiva, arrependimento e descrença no ser humano.E ele ainda ouviu do candidato:

 

- Festooooona!!! Mereço esse aconchego e quero dividir com você, meu amigo,o carinho que meus familiares tem para comigo.  E emendou em seguida:

 

- Pedro, anota mais essa aí, e me empresta cem reais pra eu comer um sanduba lá na Praça do Centenário, no Katatau. Quando sair meu primeiro salário vou lhe pagar tudo. Além disso, como presidente da câmara, vou propor alguns projetos em favor do seu negócio.E ainda gritou:

 

- Você é o cara, Pedro Tatu!!!

 

No final da tarde daquele 3 de outubro de 1992, as urnas foram abertas, votos contados e os de Zezão Japiassu foram somados e ressomados. Juntando o dele e os de maistrinta e sete irresponsáveis, deu um resultado de “38.Prestigio.”Decepcionado com o resultado, após “trabalhar tanto”,segundo o mesmo, voltou para Goiânia, onde emprestou os seus já 160 quilos para servir à Assembleia Legislativa de Goiás.(faleceu em junho de 2000).

 

Pedro Tatu, um convicto homem de fé, disse que entregou aquela conta para o Divino Espírito Santo receber.

 

 

Última modificação em Domingo, 28 Janeiro 2024 19:03