ALMOÇO COM SABOR DE SUCESSÃO ESTADUAL
Nesta última segunda-feira, em um almoço em Palmas, o ex-prefeito Carlos Amastha esteve reunidos com os empresários da comunicação Cleber Toledo, do Portal CT, e Edson Rodrigues de O Paralelo 13, tendo como item principal do cardápio o processo sucessório de outubro próximo.
Amastha detalhou como vem preparando a convenção do PSB, partido que preside no Tocantins, e adiantou que ainda não vai se pronunciar sobre as candidaturas que seu grupo vai apoiar para senador e governador.
“Tudo ainda está em discussão”, despistou.
PSDB DE CINTHIA FARÁ CONVENÇÃO NO DIA 4
O PSDB tocantinense, presidido pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, vai realizar sua convenção na próxima quinta-feira, dia quatro, quando homologará suas chapas de candidatos proporcionais e majoritários e, o mais importante, irá anunciar quem o partido apoiará para senador e governador.
Até o momento, há muitas especulações, mas nenhuma pista foi dada pela mandatária da Capital.
Cinthia guarda para si e para a cúpula do seu partido as decisões que tomará, demonstrando total controle da sigla, como manda o figurino.
A NEBULOSA CANDIDATURA A GOVERNADOR DE IRAJÁ
O senador Irajá Abreu, presidente do PSD tocantinense, foi anunciado por vários veículos de comunicação do Estado como virtual candidato ao governo, mas não há, até o momento, nenhum posicionamento oficial, nem sobre sua candidatura, muito menos sobre a retirada do apoio do senador à candidatura do deputado federal Osires Damaso ao governo.
CANDIDATURA DE IRAJÁ PODE BENEFICIAR WANDERLEI BARBOSA
A conta é simples: quanto mais candidatos ao governo, maior a pulverização dos votos entre eles e maiores as chances do governador Wanderlei Barbosa se reeleger.
Para um dos aliados de Wanderlei Barbosa que conversou com o nosso Observatório Político, quanto mais divididas estiverem as oposições, maiores as chances dos votos de Wanderlei Barbosa serem suficientes para sua vitória no segundo turno.
O “emplumado” do Palácio Araguaia chegou a cravar que nem Ronaldo Dimas consegue bater Wanderlei no segundo turno.
A observar...
POSSIBILIDADE DE REVIRAVOLTA AGITA SUCESSÃO
Uma grandiosa surpresa desagradável, a acontecer até a próxima sexta-feira, último dia para a realização das convenções pode ofuscar uma série de candidaturas proporcionais a ponto de influenciar no tabuleiro.
Uma fonte do nosso Observatório Político garantiu que muita coisa ainda pode mudar.
Será?
REUNIÃO DE IRAJÁ NO HOTEL 10 CONSTRANGE DAMASO
Uma reunião entre o senador Irajá Abreu com os candidatos proporcionais e membros da Comissão provisória estadual do PSD, sem a presença do deputado federal e pré-candidato ao governo, Osires Damaso, constrangeu este último, pois, se Irajá coordena sua campanha e declara que apoia o deputado federal, por que não convoca-lo para a reunião?
Por seu passado e presente, de trabalho, lealdade e seriedade, Damaso não mece estar passando por tanta humilhação.
IRAJÁ PODE TER SUPRESAS NA CONVENÇÃO DO PSD
Durante a reunião, em nenhum momento Irajá confirmou sua candidatura ao governo, muito menos falou no nome de Osires Damaso para os presentes.
Essa situação de “chove e não molha” está desagradando tanto os membros do PSD que defendem a candidatura própria quanto os que preferem apoiar Osires Damaso.
Essa ponta de novelo que ainda precisa ser encontrada pode gerar surpresas desagradáveis na convenção do PSD.
Enquanto a dúvida pairar, o grupo político só tem a perder, pois ninguém sabe para que santo rezar...
FUX DIZ QUE ELEIÇÃO SERÁ “SENSÍVEL”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, defendeu em seu discurso de retomada das atividades do Judiciário nesta segunda-feira, 1º, que a realização das eleições em outubro será "um dos momentos mais sensíveis" do regime democrático brasileiro. O ministro ainda cobrou tolerância dos candidatos para que a disputa seja marcada por estabilidade e o ano se encerre "sem incidentes".
"O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que não são seus inimigos; confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022", disse.
CAIADO TEM APOIO DE 214 PREFEITOS
Mais 35 prefeitos de municípios goianos declararam apoio à reeleição de Ronaldo Caiado (UB) ao governo do estado. As manifestações aconteceram em um encontro realizado nesta segunda-feira (1º) na sede do diretório estadual do União Brasil, na Capital. Esse foi o sétimo e último encontro com prefeitos feito pela sigla e reuniu gestores do sul e sudeste de Goiás. Ao todo, 214 municípios já se manifestaram a favor da reeleição, o que corresponde a 86% das cidades.
Os encontros de Caiado com gestores municipais têm sido marcados pelo apoio de integrantes de partidos de oposição ao governo.
PTB OFICIALIZA CANDIDATURA DE JEFFERSON
O PTB oficializou a candidatura do deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. Jefferson é presidente de honra do partido e teve seu nome aclamado por unanimidade. A convenção, no entanto, não contou com a sua presença, já que ele está em prisão domiciliar por determinação judicial. Ele é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio e atacar instituições democráticas.
Jefferson afirmou, em vídeo, que sua candidatura não pretende rivalizar com a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de alternativas à direita. “Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado”, disse, em vídeo exibido durante a convenção.