Coluna Fique por Dentro

Posted On Terça, 13 Setembro 2022 14:36
Avalie este item
(0 votos)

Muitos podem ganhar e não levar as nominatas

 

Há candidatos a deputado federal ou estadual bem avaliados, que nas urnas serão também bem votados, mas não será suficiente, pois estão inseridos em partidos com nominatas fracas e não atingirão o quociente eleitoral serem eleitos. Compõem grupos formados por candidatos que serão mal votados e isso é fato em vários partidos políticos e o perigo é estar em várias nominatas partidárias.

 

Os próximos dias D

 

Os próximos dias que antecedem a 02 de outubro serão decisivos para os candidatos que compõem as proporcionais. Aqueles que concorrem as vagas para estaduais ou federais não podem deixar faltar o “cascalho” no pix, conta corrente ou no bolso. Serão longos dias e quem não conseguir honrar seus compromissos podem ser derrotados por falta de “suporte de campanha” como costumam dizer por aí, mas nada mais é do que dinheiro mesmo. Ah! E este é aquele momento que tudo é no cash, nada de cheques predatados ou contas para serem pagas após as eleições. Os acertos acontecem com antecedência.

 

Wanderlei na reta final com agenda lotada

O governador Wanderlei Barbosa, candidato à reeleição, com mais de 250 candidatos a deputados estaduais e federais, cumpre uma agenda intensa nos últimos dias de campanha. Além das carreatas, comícios, inaugurações de comitês, cumpre agenda de campanha da chapa majoritária juntamente com a candidata ao senado professora Dorinha.

Paralelo a agenda de candidato, Wanderlei Barbosa cumpre os compromissos de governador do Estado, participando de ações realizadas pelo Palácio Araguaia, mas a partir de agora, a agenda do candidato está definida, sem possibilidades de encaixe.

 

Assembleia Legislativa terá baixo índice de reeleição

O clima de mudanças na Assembleia Legislativa tocantinense é muito grande e ele se dá principalmente por parte do eleitorado jovem, de 16 a 22 anos de idade. Este grupo chega a somar aproximadamente 200 mil eleitores no Tocantins. Aliado a este público, temos ainda o eleitorado feminino que em nosso Estado representa 51 % do total. Isso significa que quase 557 mil eleitores do Tocantins são mulheres e pesquisas apontam que mulheres estão propícias nestas eleições a votar em mulheres e buscar por maior representatividade dentro da Assembleia Legislativa.

 

Reeleição dos deputados federais passam de 60%

Na contramão da Assembleia Legislativa, estima-se que os deputados federais receberão sim uma votação expressiva, mas isso também não significa uma falta ou pouca mudança na Câmara dos Deputados, isso por que com a federalização, muitos terão votos suficientes para serem eleitos, mas não postularão o cargo por não atingir o quociente eleitoral.

Analisando o cenário atual, haja vista que os membros da Bancada tocantinense na Câmara dos Deputados foram bem atuantes em prol do nosso Estado, inclusive na pandemia, com a destinação de emendas impositivas, trata-se de uma injustiça com os candidatos. Mas são as regras do jogo.

 

Desenvolver o turismo, uma das principais bandeiras de Ailton Araújo

Uma das principais bandeiras do candidato a deputado estadual, Ailton Araújo, 23.123, é desenvolver a Indústria do Turismo na região Sudeste, principalmente, o gastronômico, cultural, religioso e folclórico. Isto porque a região, além de ser um lugar rico em história e tradições culturais, abriga a maior cadeia de serras do Brasil, as Serras Gerais, onde seus municípios registram um potencial enorme para o ecoturismo com lagos, cachoeiras, grutas e quedas d´água. Para Ailton, esta é uma atividade geradora de emprego e renda com grande impacto na economia dos municípios.

 

Homens da Fé: Toinho, Zé Luiz e Pedro Henrique

Na foto: Toinho, José Luiz, Pedro Henrique e Pe. Alexandro Guimarães

 

Mais fácil não ter o padre na Igreja para celebrar a santa missa do que um destes três faltar a celebração dominical na Paróquia de Santos Reis, às vezes na Catedral. Homens criados sob as bênçãos de Nossa Senhora das Mercês, com princípios religiosos e familiares.

Três homens da fé e da crença ao Deus todo poderoso.

 

Sete cidades tocantinenses no ranking das mais quentes do País

A nossa Capital fez jus à fama de calorenta e marcou mais de 40 graus neste domingo. Dos 10 municípios que aparecem no topo do ranking dos mais quentes do País, sete são no Tocantins. São eles: Formoso do Araguaia (TO) - 40.2ºC, Palmas (TO) - 40.2ºC, Porto Nacional (TO) - 40.2ºC, Pium (TO) - 40.1ºC, Lagoa da Confusão (TO) - 40ºC, Pedro Afonso (TO) - 40ºC, Peixe (TO) - 39.8ºC e Palmas (TO) - 39.6ºC. A tendência é que o cenário continue assim durante todo o mês de setembro, considerado o período mais crítico da época da estiagem.

 

Rosa Weber assume STF e ataca discurso que divide país entre bem e mal

A ministra Rosa Weber, assumiu nesta segunda-feira, 12, como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tanto na declaração da nova gestora, quanto nas falas da ministra Cármen Lúcia, a palavra foi de momentos de “desassossego”, de “momentos difíceis” e da necessidade de se proteger o Estado Democrático de Direito, as liberdades individuais e a democracia, “consagrada pela Constituição, cuja guarda compete ao STF”.

 Em discurso emocionado e direto, Weber ressaltou que o mundo e o Brasil vivem tempos difíceis e de “maniqueísmos indesejáveis”. Ela se referiu à filosofia religiosa defendida pelo profeta persa Manes ou Maniqueu, que consiste na visão de mundo baseada em luz e trevas; bem e mal. Segundo a presidente, essa é a visão que tem norteado o período eleitoral, baseado em propagandas e discursos que tratam como “eles ou nós”, “bem ou mal” adversários políticos.

 

Novas urnas e reforço na auditoria: 7 mudanças do TSE para as eleições

As eleições gerais de 2022 contarão com o maior número de urnas eletrônicas da história — para este pleito, foram adquiridos 224,9 mil novos equipamentos. Ao todo, mais de 577 mil urnas estarão em uso durante o primeiro e o segundo turnos, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente. Além de um número expressivo de dispositivos, outras novidades foram implementadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tudo para garantir a integridade e transparência da maior votação eletrônica do mundo.

Este ano, a Corte eleitoral antecipou o início da disponibilização dos códigos-fonte dos programas eleitorais para as entidades fiscalizadoras que desejem realizar auditorias. O período, que outrora era de seis meses antes das eleições, foi antecipado para 12 meses.

O código-fonte é formado por 17 milhões de linhas de comandos escritos em linguagem de programação, que compõem um software. A partir dele, o órgão pode testar a tecnologia, achar possíveis falhas e sugerir correções, por exemplo. A intenção é checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

 

 

Última modificação em Terça, 13 Setembro 2022 15:15