COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 10 Janeiro 2023 11:33
Avalie este item
(0 votos)

 

CINTHIA RIBEIRO REPUDIA ATAQUES TERRORISTAS

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro participou da reunião extraordinária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro virtual de segunda-feira, 9, reuniu mais de 100 gestores municipais.

 Cinthia pontuou que devem ser impostas investigações e as devidas punições aos terroristas envolvidos e que repudia qualquer ato criminoso contra a democracia, e se comprometeu em atuar para o restabelecimento da ordem em cada município. 

 O encontro resultou em uma nota oficial, que preconiza: “prefeitas e prefeitos, eleitos pelo legítimo voto direto, reafirmam que o resultado eleitoral deve ser respeitado como vontade suprema da Nação e que se devem repudiar esses atos antidemocráticos, os mais graves desde a Constituição de 1988, com rigor. Salientam, ainda, que estão comprometidos com o Estado Democrático de Direito e com a construção de um país socialmente justo, sustentável e de oportunidades para o povo brasileiro. Por isso, como governantes dos entes federados onde todos os sonhos, sofrimentos, protestos e vitórias acontecem, estão prontos e aptos a contribuir para a pactuação pela pacificação do País.”

 

WANDERLEI BARBOSA PARTICIPA DE REUNIÃO  COM PRESIDENTE E GOVERNADORES EM BRASÍLIA

 

O governador do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na noite dessa segunda-feira, 9, da reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os demais 26 governadores, em Brasília-DF, para demonstrar união em prol da manutenção da democracia após os episódios violentos do último domingo, 8, na Capital federal, que atingiram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

 

O governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso da sua gestão com a construção da democracia e o choque com a devastação encontrada em Brasília. “O cenário aqui é de horror, no qual a nossa história e a nossa soberania foram atacadas. Nós somos solidários à democracia brasileira e com todos os governadores e com o Presidente da República vamos trabalhar pela reconstrução do que foi destruído, mas principalmente para reedificação total da nossa democracia, o mais importante bem do povo brasileiro”.

 

NOTA DE PESAR POR AURIVAN LACERDA

 

“O presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional, lamenta a morte do valoroso comunicador, radialista e narrador, redator, noticiarista, repórter, locutor animador, apresentador de programas policiais e políticos, Aurivan Lacerda, ocorrida no fim da tarde de segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023.

 Aurivan, estava com a saúde fragilizada, passou por alguns procedimentos e estava internado no HGP, em Palmas, não resistiu e faleceu.

 O comunicador iniciou sua carreira no Rio Grande do Norte, onde atuou pela Rádio Princesa do Vale, mas teve um trabalho atuante em outros estados e no Tocantins, tendo trabalhado nas rádios Difusora de Cajazeiras, na Paraíba, Libertadora de Mossoró, Salinas de Macau, Tocantins FM de Gurupi e Araguaína, no Tocantins, Porto FM e Tocantins AM de Porto Nacional. O profissional também deixou registradas sua voz e sua imagem na TV. Com passagem na TV ASSÚ, TV Gurupi, TV Araguaia, TV Capital-Palmas, TV Porto e TV Pontal. Em todas elas, Aurivan atuou como repórter, apresentador e produtor jornalístico”.

Aos parentes, e amigos, nosso pesar.

 

Wilson Neves – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional

 

BOLSONARO TEME SER PRESO POR ATOS TERRORISTAS

 

A invasão e destruição por bolsonaristas dos edifícios-sede dos Três Poderes no domingo elevou o temor que já existia nos últimos meses nos círculos próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro de que ele possa ser alvo de uma ordem de prisão temporária, afirmaram à Reuters fontes do entorno do ex-chefe do Executivo. 

 Antes mesmo de ter sido derrotado pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro já havia o receio de uma eventual prisão de Bolsonaro, caso ele deixasse a Presidência, por uma série de crimes em que é investigado em quatro inquéritos, entre eles por ataques a urnas eletrônicas.

Bolsonaro viu ações como o afastamento temporário do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e outras determinações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como sinal de que medidas drásticas podem ocorrer contra ele, segundo essa fonte.

 

PMs DOS ESTADOS AUTORIZADAS A ATUAR NO DF

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública editou portaria, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 10, que autoriza a mobilização de Policiais Militares dos Estados do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional no Distrito Federal. O efetivo disponibilizado por esses Estados irá atuar para pôr fim "ao grave comprometimento da ordem pública em Brasília", até o dia 31 de janeiro. Depois dos atos radicais ocorridos em Brasília no último domingo, 8, com a invasão por golpistas das sedes dos três Poderes, muitos Estados anunciaram o envio de policiais militares para reforço à segurança do Distrito Federal, que está sob intervenção federal até 31 de janeiro.

 

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desceu a rampa do Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira, 9, ao lado de governadores, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e parlamentares, atravessou a Praça dos Três Poderes e caminhou até a Corte. O ato simbólico em defesa da democracia ocorreu após a invasão do Planalto, do Congresso e da sede do STF por bolsonaristas radicais, que depredaram as instalações dos prédios públicos no domingo, 8. Mais cedo, os chefes dos Poderes já haviam publicado uma carta conjunta na qual classificaram a violência praticada em Brasília como de "atos de terrorismo".

 "Eles querem é golpe e golpe não vai ter. Não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos", disse Lula, durante a reunião com representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Em entrevista ao chegar à sede do STF, Lula disse que o caos na capital da República foi promovido por "um bando de vândalos". "Não vamos dar trégua até descobrir quem financiou isso", afirmou.

  

PARTIDO ALIADOS DE LULA VÃO PROCESSAR PARLAMENTARES ENVOLVIDOS

 

O conselho político formado por partidos que integram a aliança em torno de Lula desde a campanha decidiu que acionará na Justiça contra todos deputados e senadores que forem identificados com envolvimento nos atos terroristas de domingo, em Brasília.

 Na reunião realizada na capital federal com os presidentes do PT, PSOL, PSB, PCdoB, PROS, Solidariedade, Rede e Agir também foi decidido que os pedidos de CPIs para investigar os atos terroristas serão apoiados pelas siglas.

 Outra resolução foi a articulação de um ato pela democracia entre os partidos. A data ainda não foi definida.

 

GOVERNADORA INTERINA DO DF ARTICULA IMPEACHMENT DE IBANEIS

 

O grupo político da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), começou a articular, nos bastidores, uma estratégia para abrir um processo de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A ideia é manter Celina no comando do governo.

 Ibaneis foi afastado por 90 dias pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o magistrado apontar omissão do governador, neste domingo, 8, nos atos extremistas de invasão às sedes dos três Poderes, em Brasília. A crise desencadeou uma articulação para o impeachment de Ibaneis por crime de responsabilidade. O governador afastado afirmou, em nota, que respeita a decisão de Moraes e disse ter fé "na Justiça e nas instituições democráticas".

 

SUPERINTENDENTE DA PF NO DF É EXONERADO

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública dispensou do posto nesta terça-feira (10) o superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos.

A portaria é assinada pelo secretário-executivo do MJ, Ricardo Cappelli – que, desde domingo (8), é também interventor na segurança pública do DF.

 O novo superintendente será o delegado Cézar Luiz Busto de Souza. O delegado já foi superintendente em Maringá (PR) e teve uma breve passagem pele Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor). O nome não foi publicado no "Diário Oficial da União".

 A decisão foi publicada nesta terça-feira, dia 10. O governo e o Ministério Público apuram se houve conivência das forças policiais distritais e federais no enfrentamento aos golpistas.

 

“OMISSÃO DOLOSA”

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, em entrevista ao Jornal da CBN, disse que houve uma omissão dolosa dos responsáveis pela segurança pública do Distrito Federal durante os atos golpistas no fim de semana. Ele disse que tentou contato com Ibaneis Rocha na manhã de domingo após ser alertado pelo chefe da Polícia Legislativa sobre os riscos, mas foi informado por um secretário do governador para não se preocupar. Quatro horas depois ‘vimos fatos estarrecedores e agressões abomináveis contra as sedes dos Poderes. ‘Atentaram contra as pilastras do poder’.

 Veneziano Vital do Rêgo também afirmou que uma CPI sobre as manifestações antidemocráticas deve ser instalada no Senado no início da nova legislatura, em fevereiro. Ele destacou, no entanto, que a Casa vai acompanhar as investigações de outros órgãos para cobrar punições aos responsáveis.

 

GÁS DE COZINHA MAIS BARATO

 

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10) uma redução no preço do gás natural às distribuidoras a partir de 1° de fevereiro. A redução será de , em média, 11,1% em R$/m³ e é válida para o gás transportado e distribuído por dutos.

 O gás natural é matéria-prima do GNV, do gás de cozinha encanado e é fonte de energia para diversos setores da indústria. A redução não se refere, entretanto, ao preço do botijão de gás, que tem como valor de referência o GLP.

 A empresa explica que os contratos com as distribuidoras são atualizados trimestralmente com base na variação dos preços do petróleo e do dólar.

 Nesse sentido, no trimestre entre novembro e janeiro, o petróleo recuou 11,9%, enquanto o dólar teve uma leve desvalorização de 0,2%, o que explica a queda no valor do gás natural.