EDUARDO GOMES DÁ PARECER FAVORÁVEL A RECURSOS PARA MICRO EMPRESAS
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18) a mensagem do governo federal que solicita a garantia da União à operação de crédito externo, no valor de US$ 750 milhões, a ser contratada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos destinam-se ao Programa Global de Crédito Emergencial BID-BNDES de Financiamento às Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) para a Defesa do Setor Produtivo e o Emprego.
O relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), deu parecer favorável à mensagem. Após vista coletiva concedida no dia 11 de abril, os senadores ouviram também nesta terça-feira, em audiência pública, o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Henrique Barbosa Filho. A mensagem foi apresentada pelo governo federal passado.
PARAÍSO DO TOCANTINS BUSCA MAIS OBRAS
O prefeito de Paraíso, Celsin Morais, deverá estar em Brasília na próxima semana, agilizando a liberação de recursos que estão para serem empenhados, resultado de suas articulações junto à bancada federal do Tocantins.
Celsin busca a liberação de emendas impositivas e dos valores referentes à segunda etapa do montante de 38 milhões de reais da Codevasf, destinados pelo senador Eduardo Gomes.Os recursos estão sendo reservados para a realização de obras em toda a cidade, após o período chuvoso.
KÁTIA SERÁ VICE-PRESIDENTE DE AGRONEGÓCIOS DO BANCO DO BRASIL
A ex-senadora Kátia Abreu (PP-TO) deve ser resgatada do limbo político pelo PT. Fontes próximas ao presidente Lula contam que, nos próximos dias, ela deve assumir a vice-presidência de agronegócios do Banco do Brasil, responsável por gerir uma carteira de crédito que superou 309,7 bilhões de reais no fim do ano passado. É dali que sai o maior número de financiamentos para os produtores rurais do país.
Kátia Abreu é amiga do presidente e foi ministra da Agricultura no governo de Dilma Rousseff. Na gestão de Jair Bolsonaro, concorreu a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), mas perdeu para o ex-governador e ex-senador Antonio Anastasia. No Banco do Brasil, o salário da ex-senadora será de quase 70 mil reais — e ela também terá direito a participação nos lucros.
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS SERÁ CANDIDATO À PREFEITO
O ex-prefeito de Palmas, ex-senador e ex-deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, afirmou que será candidato a prefeito de Palmas de qualquer maneira. Seja pelo União Brasil ou por outro partido que tenha a mesma linha política e ideológica.
Quer queiram,quer não, a presença de Eduardo na corrida eleitoral eleva o nível da sucessão municipal de Palmas, pois é um político experiente, que tem propostas e conhece os meandros dos Poderes Legislativo e Executivo, o que pode encurtar caminhos e facilitar ações.
Com Eduardo no páreo, sabemos que, pelo menos no Horário Eleitoral Obrigatório de Rádio e TV, haverá exposição debate e embate de ideias e planos de governo, o que é ótimo para a população palmense.
RONIVON MACIEL OUVE A VOZ DAS RUAS
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, resolveu ouvir a voz que vem das ruas, que traduzia o descontentamento com a equipe de auxiliares da prefeitura e, nesta terça-feira, oficializou a exoneração de uma série de secretários municipais.
Além das exonerações, o prefeito anunciou novos nomes, pessoas capacitadas e com conhecimento técnico para desempenhar suas funções, com conhecimento das demandas da população portuense.
Estamos de olho, e torcendo para que dê certo.
NILMAR RUIZ É A NOVA SECRETÁRIA NACIONAL DO PL MULHER
A nova presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro oficializou o nome da ex-deputada federal Nilmar Ruiz como secretária nacional do PL Mulher nesta terça-feira (18). Nilmar esteve à frente da prefeitura de Palmas entre 2001 e 2004.
Nilmar Ruiz era coordenadora nacional do PL Mulher e uma das dirigentes mais próximas de Michelle. Segundo a ex-primeira-dama, a nova secretária conhece bem o cenário político atual e deverá contribuir para sua gestão no PL Mulher.
A ex-prefeita de Palmas acumula, também, a Presidência estadual do PL, em Tocantins.
IRAJÁ FAZ POSTS CONTRA AUMENTO DE IMPOSTOS
Agindo de forma democrática e cumprindo seu papel de fiscalizar os atos do governo do Estado, o senador Irajá Abreu tem publicado em suas redes sociais postagens criticando o governador Wanderlei Barbosa por “aumento de impostos”.
Vale lembrar que os aumentos foram aprovados pela Assembleia Legislativa antes de serem sancionados pelo governador, tudo dentro da Lei.
E aí, Irajá?
IGREJA UNIVERSAL RECEBE CRÍTICAS E ACUSAÇÕES
O jornalista Diego Esteves, filho do apresentador Marcelo Rezende, morto em 2017, disse ao programa “A La Tarde”, do canal argentino América TV, que bispos da Igreja Universal tentaram extorquir o pai quando o mesmo estava internado na véspera da morte.
Diego afirmou que os religiosos teriam pressionado o apresentador a se internar no Hospital Moriah como pretexto para tentar pegar sua herança.
O filho de Marcelo Rezende disse ainda que chegou a ser alertado por uma funcionária que trabalhava na unidade médica.O caso teria acontecido no dia 15 de setembro de 2017, véspera da morte de Marcelo Rezende. O apresentador foi vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer de pâncreas e fígado.
EM MEIO À INVASÕES INDICADOS DO MST SÃO NOMEADOS NO INCRA
O governo federal atendeu a reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e nomeou sete novos superintendentes regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O MST realizou uma série de invasões para pedir a troca dos chefes estaduais do Incra indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A autarquia possui 29 superintendências em 27 unidades da federação.
Desde o início do mês de abril, o MST ocupou ao menos nome de propriedades rurais tidas como improdutivas pelo o grupo, localizadas em Pernambuco e no Espírito Santo. As novas ocupações fazem parte da 26ª Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária, também conhecida como Abril Vermelho.
GOVERNISTAS TENTAM DESPISTAR SOBRE CPMI DE 08/01
Se nos bastidores deputados governistas negociam com a oposição a retirada de assinaturas do pedido de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro, a ordem no Palácio do Planalto é demonstrar tranquilidade frente à possibilidade de que esse colegiado seja instalado, o que poderia ser prejudicial ao governo Lula. No Congresso Nacional, liderenças governistas procuraram assegurar, nesta terça-feira (18/4), que não há motivos para temer uma CPMI.
Em entrevista coletiva no Senado, o líder do governo na Casa Alta, Jaques Wagner (PT-RJ), jogou a responsabilidade sobre a oposição, ao afirmar que querem “mudar a narrativa” sobre os atos golpistas.
“Não vejo nenhum motivo para o governo ter medo desta CPMI ou da CPI que teria no Senado. Até porque nós, da democracia e do governo, fomos vítimas da agressão. Na verdade esta CPMI vai investigar os financiadores, aqueles que organizaram a barbárie”, disse.
PSDB ENTRARÁ COM AÇÃO CONTRA LULA
O governador do Rio Grande do Sul e presidente do PSDB, Eduardo Leite, afirmou nesta terça-feira (18) que o partido vai protocolar no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra mudanças promovidas pelo governo no Marco do Saneamento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou em 5 de abril dois decretos que alteraram a regulamentação do texto.
A ideia do partido é protocolar a ação até quinta-feira (20). A contestação vai se juntar a outros dois procedimentos já apresentados pelo partido Novo e pelo PL. O relator é o ministro Luiz Fux.