Eduardo Gomes com Flavio Dino
Senador Eduardo Gomes foi recebido em audiência pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Gomes despachou com o ministro da Justiça, sobre demandas da área de segurança pública do estado do Tocantins. Outro tema que constou da pauta foram os assuntos referentes à CCDD - Comissão de Comunicação e Direito Digital, presidida pelo senador e que são da alçada do ministério da Justiça. O ministro comprometeu-se a empenhar todos os esforços para encontrar soluções que atendam todas as demandas.
Siqueira Campos é internado
Segundo familiares, o ex-governador está consciente e é acompanhado pela equipe médica de um hospital particular de Palmas. A família informou que ele precisou dar entrada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar por uma bateria de exames, para que a equipe hospitalar possa fazer o acompanhamento do estado de saúde. O ex-deputado Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador, informou ainda que ele tá consciente, conversando normalmente e recebendo medicação para amenizar.
O nordestina não sabe
O senador Magno Malta (PL-ES), perdeu novamente a oportunidade de ficar calado, ele afirmou que a população do Nordeste não sabe o que é comunismo e socialismo e que os eleitores dos Estados da região foram “laçados” pelo programa de assistência social Bolsa Família. A declaração foi dada nesta quinta-feira, 29, no evento Foro do Brasil. A declaração foi dada no Foro do Brasil, evento realizado em auditório da Câmara, onde bolsonaristas se reuniram como uma maneira de fazer um contraponto ao Foro de São Paulo.
Consumo em alta
O Consumo nos lares brasileiros tem alta de 2,33% de janeiro a maio, sobre igual período do ano passado, o crescimento foi de 7,25%, segundo associação dos supermercados. Na comparação maio ante abril, houve recuo de -0,95% no consumo, influenciado pela sazonalidade da Páscoa. Na comparação maio de 2023 x maio de 2022, o consumo registra alta de 7,25%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados.
Mercosul sob comando de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o comando temporário do Mercosul na próxima terça-feira (4), durante a 62ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, a ser realizada em Puerto Iguazú, na Argentina. A presidência temporária do grupo - formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - terá duração de seis meses e a grande expectativa é pela conclusão do acordo Mercosul -União Europeia.
Lula quer países da América do Sul uma política unitária
Lula quer posição conjunta de países amazônicos na COP 28. Além do Brasil, a Amazônia está na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Ele discursou na abertura do 26° Encontro do Foro de São Paulo.
“Queremos construir com os oito países da América do Sul uma política unitária para que a gente possa chegar na COP 28 com a posição correta em defesa dos países que mantêm florestas em pé, como na América do Sul”. Lula também citou a República Democrática do Congo, a República do Congo, na África; e a Indonésia, na Ásia; como nações integrantes de um posicionamento “de países que mantêm florestas em pé”.
Na corda Bamba
STF recebe denúncia e torna deputado Otoni de Paula (MSB-RJ) réu por ofensas contra Moraes. A Procuradoria-Geral da República denunciou o parlamentar em 2020 por injúria, difamação e coação no curso do processo. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu por ofensas ao ministro Alexandre de Moraes durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O relator, ministro Nunes Marques, afirmou que com as provas é possível verificar que o deputado excedeu o direito de livre manifestação de pensamento. Nunes Marques disse ainda que a imunidade parlamentar não é absoluta, e que o STF já havia afastado essa proteção para casos em que as palavras proferidas por parlamentares não guardassem relação com exercício do mandato.
Aumento para Militares
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que está "muito feliz pelo reconhecimento às forças de segurança e agradecido ao presidente Lula" pela assinatura, na tarde desta quarta-feira (28), do projeto de lei que prevê reajuste de 18% a policiais civis, militares e bombeiros militares da capital federal, além de pensionistas dos ex-territórios federais. O texto assegura o pagamento da primeira parcela, de 9%, neste ano, e outra de mesmo percentual em 2024. A assinatura foi realizada em uma cerimônia fechada para a imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília.
Orgulho comunista
Lula vai à abertura do Foro de São Paulo e diz que tem orgulho de ser chamado de comunista. Ao participar da abertura do 26° encontro do Foro de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “direita fascista”, pediu união da esquerda no Brasil e disse que tem orgulho de ser chamado de “comunista”. Na cerimônia, ocorrida nesta quinta-feira, 29, em Brasília, o petista se reuniu com os partidos de esquerda da América Latina. Em seu discurso, o petista admitiu que o “discurso do patriotismo e da familia” não estão alinhados com o progressismo.
“Aqui no Brasil, nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”, afirmou o presidente da República. “Eles nos acusam de comunistas, achando que nós ficamos ofendidos com isso. Nós não ficamos ofendidos. Ficaríamos ofendidos se nos chamassem de nazista, de neofascista, de terrorista. Mas de comunista não.
Mudança
Haddad confirma mudança no sistema de metas da inflação o Conselho Monetário nacional decidiu substituir o formato atual, de ano-calendário, para meta contínua a partir de 2025; colegiado manteve em 3% alvo para 2026. O Anúncio foi feito nesta quinta-feira, 29, pelo ministro Fernando Haddad. O Conselho vai alterar o sistema de metas de inflação vigente há mais de 20 anos. A partir de 2025, o ano-calendário será substituído pela meta contínua. Com a mudança, na prática, o Banco Central deixa de mirar o índice de inflação do ano fechado para perseguir o índice em um período móvel. A decisão foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa. Além do chefe da equipe econômica, integram o CMN a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“Eu anunciei ao CMN a mudança no regime em relação ao ano-calendário, conforme já discutido com sociedade. Eu já tinha manifestado minha simpatia por uma mudança desse padrão que só se verifica em dois países, dentre os quais o Brasil, adotaremos meta contínua a partir de 2025. Decidimos manter a meta a luz dos indicadores econômicos”, disse Haddad.
Suspensão da Greve
Justiça determina suspensão da greve dos enfermeiros de Belo Horizonte a decisão atende pedido da prefeitura de BH; profissionais cobram o pagamento do piso salarial a categoria, representada pelo Sindicato de Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), decidiu pela paralisação das atividades por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (30) como forma de pressionar o pagamento do piso salarial nacional.
Esquecidos
No Jalapão, transporte público precário e qualidade das estradas estão entre principais demandas. A defensoria Publica do Tocantins, entre os dias 21, 22 e 23 últimos de junho, o Nucora e o Dpagra estiveram na cidade e na zona rural de Mateiros e São Félix, onde se reuniram com líderes, autoridades e quilombolas das comunidades Rio Novo, Boa Esperança e Prata.
Conforme o coordenador do DPagra, defensor público Fabrício Silva Brito, o que ficou constatado é que a maioria das comunidades vivem em situação de exclusão social, em especial pela dificuldade de acesso a políticas públicas básicas. “O Estado esqueceu de nós!” Esta fala representa bem o que vimos no Jalapão nos dias de atendimento. É assustador pensar que estamos no século XXI e muitas famílias vivem sem acesso à energia elétrica. A falta de transporte público e de estradas de qualidade também é um fator de exclusão social. Há famílias quilombolas que só conseguem chegar em suas casas montados em cavalos. Ouvimos o relato emocionado de um adolescente dizendo que fica mais tempo na estrada do que na Escola. Chorando o adolescente disse que os ônibus são de péssima qualidade, pois sequer possuem janelas. Os alunos chegam sujos nas aulas. Ficou claro o sofrimento emocional por que passam crianças e adolescentes, o que certamente reflete negativamente no processo de aprendizagem”, contou Fabrício Brito.
Prêmio Innovare 2023
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu na quarta-feira, 29, o consultor do Instituto Innovare Altivo José da Silva Júnior, que veio ao Tocantins para conhecer as boas práticas do MPTO em sua atuação jurisdicional e atendimento ao cidadão. O MP tocantinense teve nove práticas habilitadas no prêmio.
A visita do consultor teve o objetivo de conhecer os projetos, certificar e elaborar um relatório para a equipe que define a classificação de cada iniciativa. “O intuito da minha visita aqui é trazer a pessoalidade do instituto aos autores das práticas selecionadas e demonstrar a grande importância deles apresentarem essas iniciativas, que ajudam no enriquecimento do nosso banco de dados. A minha vinda também serve para atestar o funcionamento da prática e sugerir alguns ajustes em alguma questão que não foi inserida ali no ato da inscrição, além de trocar algumas informações com os desenvolvedores da iniciativa”, pontuou o consultor.