COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 17 Julho 2023 09:00
Avalie este item
(0 votos)

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO: AS CARTAS NA MESA

 

A largada já foi dada na sucessão municipal de Porto Nacional, com duas candidaturas confirmadas: a do prefeito Ronivon Maciel à reeleição, e a do deputado federal Toinho Andrade, com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e do conglomerado político do Palácio Araguaia.

A terceira via, caso não decole o mais breve possível, corre o risco de ficar desacreditada.

O tempo dirá!

 

PORTUENSES NÃO GOSTAM DE BATER PALMAS PARA POLÍTICO

 

No ato oficial de comemoração dos 162 anos de Porto Nacional, na Praça do Centenário, o único orador a receber aplausos dos presentes foi o governador Wanderlei Barbosa.

O prefeito Ronivon Maciel e o deputado federal Toinho Andrade também conseguiram empolgar a plateia, recebendo alguns aplausos. Já os demais oradores, nenhuma reação da plateia foi notada.

Os moradores da Capital da Cultura tocantinense, definitivamente, não gostam de bater palmas para a classe política. Uma tradição de décadas, conforme registrado pelo Observatório Político de O Paralelo 13.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PINDORAMA

 

O ex-prefeito de Pindorama, Eraldo Arruda, já está atuante nas articulações políticas para voltar a ser prefeito da cidade.

Além do apoio importantíssimo do também ex-prefeito Sílvio Gás e do seu grupo político, outros apoios do mesmo quilate devem ser anunciados em breve.

As candidaturas a vereador apoiando Arruda já ultrapassaram qualquer previsão, podendo significar uma união partidária com número recorde de legendas.

Situação mais que propícia para Eraldo Arruda!

 

EDUARDO GOMES RECEBE CELSO MORAIS

Senador Eduardo Gomes esteve com o prefeito Celso Morais, em seu escritório político em Palmas.

Na pauta, as grandes obras que estão sendo executadas em Paraíso com recursos das emendas do senador Eduardo Gomes. O senador é de longe o parlamentar que mais investiu no município nas áreas de infraestrutura e saúde.

 

QUADRILHAS JULINAS ENTRE AMIGOS

 

Já é tradição na chácara do deputado federal Toinho Andrade, em Porto Nacional, a realização de uma quadrilha julina entre amigos e familiares do parlamentar. Neste ano de 2023, o evento foi realizado no último sábado.

Na foto, Toinho Andrade e sua esposa, Virgínia Andrade, acompanhados do amigo João do Puba e esposa, maria do Socorro Rodrigues.

 

UNIÃO DO MDB COM PSDB DESCARTADA

A federação partidária formada entre o PSDB e o Cidadania tem duração obrigatória, por lei, de quatro anos. Isso impede a união com ou a entrada do MDB nessa federação.

Uma consulta feita ao tribunal Superior Eleitoral – TSE – descarta a inserção de um novo partido na federação antes das eleições majoritárias de 2026.

 

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA I

 

Os partidos tocantinenses que compõem federações firmadas nas últimas eleições majoritárias, em 2022, e que não fazem parte da base de apoio ao governo de Wanderlei Barbosa, terão que resolver o que fazer com seus membros e dirigentes que compõem o grupo palaciano.

A questão é saber como se comportarão quando esses membros lançarem suas candidaturas a vereador e a prefeito nos 139 municípios do Tocantins, principalmente naqueles em que há emissores de Rádio e TV e, principalmente como serão aplicados os recursos do Fundo Partidário, já que nenhum centavo poderá ser gasto com candidaturas de fora da federação.

O Ministério Público Eleitoral já indicou que será implacável na fiscalização das prestações de contas.

 

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA II

 

Lideranças filiadas a partidos federados que não integram a base de apoio ao Palácio Araguaia, mas que pessoalmente apoiam o governo de Wanderlei Barbosa, que têm reais chances de eleição em 2024, terão, obrigatoriamente, que deixar seus atuais partidos e rumar ou para o Republicanos ou para outra legenda da base palaciana, para viabilizar suas eleições.

Esse movimento deve ser feito, pelo menos, até seis meses antes da eleição.

Principalmente aqueles que pretendem participar do pleito eleitoral nas cidades onde há emissoras de Rádio e TV.

 

IPUEIRAS: TEMPORADA DE PRAIA BOMBANDO

 

Apesar de a prefeitura de Ipueiras não ter conseguido recursos, este ano, para investir na infraestrutura das praias da cidade, as ilhas particulares estão com um fluxo ininterrupto de turistas, que aproveitam as grandes estruturas, tocadas a motores à diesel para o fornecimento de energia elétrica.

As barracas montadas em dezenas de acampamentos estão instaladas em diversas prainha e ilhas, atraindo milhares de pessoas do Tocantins e de outros estados.

Lembrando que em Ipueiras a atração não é o Lago e, sim, o próprio Rio Tocantins, com suas águas límpidas e sem poluição. A cidade também conta com hotéis e pousadas muito bem localizados.

Um passeio que vale à pena fazer... e com toda a família!

 

MINISTROS CONTRARIAM ORDEM DE LULA

 

Os ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva descumpriram a ordem do presidente e não intensificaram a frequência de viagens pelo Brasil. A "bronca" do petista na reunião ministerial de 15 de junho não surtiu efeito nos 30 dias após o encontro. A presença dos chefes das pastas nos Estados foi menor em comparação com as quatro semanas anteriores à agenda.

Na reunião, Lula cobrou dos ministros mais viagens ao redor do País, argumentando que os chefes das pastas precisavam ter um contato direto com as necessidades dos brasileiros. "Eu quero mais ministros viajando. Quanto mais ministro viajar, mais o governo estará presente vivendo a realidade que o povo brasileiro está vivendo e tentando fazer de tudo para atender às suas necessidades. É este o governo a partir de agora", disse o presidente em live promovida pela gestão dele.

 

DALLAGNOL RECHASSA GILMAR MENDES

 

O ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) rebateu neste domingo, 16, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que afirmou na véspera que ele "já pode fundar uma igreja" por causa da "chuva de Pix" que recebeu após ter o mandato cassado. Dallagnol publicou nas redes sociais que, com a declaração, o ministro cometeu ato de "intolerância religiosa desprezível".

"É triste ver um ministro do Supremo chegar a um nível tão baixo a ponto de atacar a fé das pessoas, em um ato de intolerância religiosa tão desprezível", destacou Dallagnol em resposta ao decano do STF. "E respondendo sua tosca provocação: eu prefiro fundar uma igreja do que fundar um clube de proteção aos mais corruptos e criminosos do Brasil", afirmou, no Twitter.

 

CRISE ENTRE MINISTROS DO STF

 

A declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso sobre 'derrotar o bolsonarismo' não foi bem recebida pelos seus pares. O caso acabou levando uma crise para o período de recesso da Corte que afeta não só a imagem do ministro, mas também a do próprio tribunal.

"Nós estamos criando um futuro novo e enfrentando a desigualdade racial de modo que eu saio daqui com a energia renovada pela concordância e pela discordância, porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas", disse Barroso em discurso no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).