O RECADO DE WANDERLEI EM PORTO NACIONAL
No último dia 13, durante as comemorações do aniversário de Porto Nacional, organizadas pela prefeitura, o governador curraleiro, Wanderlei Barbosa, ao chegar, vindo de Palmas, à Praça do Centenário, acompanhado do deputado federal Toinho Andrade, fez uso da palavra e, após as saudações aos prefeitos Ronivon Maciel e Celso Morais, de Paraíso, e aos deputados estaduais e federais presentes, deu um recado claro e cristalino: “deputado Toinho Andrade, onde você estiver, estarei com você”.
O recado não serve, apenas, para os que vão concorrer com Toinho Andrade à prefeitura, mas aos “navegantes de águas palacianas”, para que não remem contra a correnteza.
Recado dado, sem arrodeios!
AOS DESAVISADOS COM CRACHÁ DE "LÍDER"
Aos pré-candidatos a prefeito da base palaciana, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, o aviso é estar bem preparado para trabalhar muito para chegar competitivo em outubro de 2024.
Wanderlei não possui – nem quer possuir – a “varinha mágica” que transforma desejo em votos. Ter o apoio do Palácio Araguaia não significa estar imbatível. Ajuda muito ter o apoio da maior liderança política atual do Tocantins, mas, sem trabalho, não haverá milagre.
Subestimar os adversários da oposição é pouco recomendável e pouco inteligente.
O jogo ainda não começou, e todo cuidado é pouco.
PORTO NACIONAL: WANDERLEI ENTREGARÁ VÁRIAS OBRAS
O governador Wanderlei Barbosa entregará à população portuense a nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, o recapeamento do anel viário e da rodovia que liga a cidade à Capital, além do asfaltamento do Parque Industrial.
Além disso, estão na agenda as reformas do colégio estadual Florêncio Ayres e do ginásio de esportes da cidade.
Tudo isso com recursos estaduais e sob a batuta firma do governador curraleiro.
MAIS OBRAS EM PORTO
Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, também prepara um pacote de obras para o município.
Serão dois projetos de ação social. O primeiro voltado a uma parte das centenas de famílias de baixa-renda e o segundo para a reforma de moradias da periferia.
Os projetos estão previstos para serem lançados em agosto.
Vamos aguardar para ver como serão na prática...
CONDENAÇAO DE EDUARDO SIQUEIRA NO STJ
O ex-secretário estadual, ex-senador e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos foi condenado por improbidade administrativa pelo Superior Tribunal de Justiça, STJ.
A penalidade pode ir da devolução dos valores envolvidos aos cofres públicos estaduais até a inelegibilidade.
A condenação de Eduardo alcançou, também, a ex-secretária da Saúde, Vanda Paiva e uma empresa de comunicação.
Gastos com publicidade sem licitação foram os motivos da condenação.
SUCESSÃO MUNICIPAL DE GURUPI 2024
O grupo político palaciano, sob a responsabilidade do vice-governador Laurez Moreira, irá definir quem será o candidato ungido na cidade de Gurupi.
Por ser a maior liderança política da cidade e da região Sul do Estado, Laurez deve tomar a sua decisão sem pressa, e já demonstrou que só irá falar sobre a sucessão municipal após articulações de bastidores junto às lideranças políticas gurupienses. Segundo a vontade e as previsões, isso é coisa para 2024.
Enquanto isso, a prefeita Josi Nunes se vira nos 30 para ser a escolhida e, caso isso não ocorra, para estar preparada para o embate nas urnas.
Seguidores dos dois principais líderes políticos de Gurupi – Laurez e Josi – torcem por uma união entre os dois, o que significaria vitória certa.
TERCEIRA VIA GURUPIENSE
Mas, mesmo sendo os dois maiores líderes políticos de Gurupi, Laurez Moreira e Josi Nunes precisam ficar atentos para o crescimento do deputado estadual Eduardo Forte, que vem se destacando com uma vasta folha de serviços prestados a centenas de famílias de baixa renda em toda a região Sul, sendo merecedor de muitas palmas e elogios.
Caso Eduardo Forte confirme sua candidatura à prefeitura de Gurupi, terá que ser levado muito a sério pelos seus adversários e pode ser uma terceira via concreta na mente dos eleitores.
SUCESSÃO MUNICIPAL 2024 NÃO SERÁ PARA AMADORES
Nos 15 maiores municípios tocantinenses, considerados polos regionais e onde há sedes de emissoras de Rádio e TV, onde o Horário Obrigatório será transmitido com os candidatos locais, a pré-campanha já está nas ruas.
Mas, de nada vale tanto trabalho se não houver profissionalismo por parte das equipes dos senhores candidatos. As eleições de 2024 não serão para amadores.
Os programas de Rádio e TV serão bússolas para os eleitores e os debates uma ferramenta crucial para a decisão do voto.
Sem profissionalismo, sem “saber fazer”, tanto no marketing quanto no jurídico, uma vitória fica drasticamente mais difícil.
COTAS PARA PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou no Congresso Nacional um projeto de lei que cria cotas para pessoas trans nas instituições de ensino superior. Em entrevista, a parlamentar explicou que o pedido é semelhante ao que tem ocorrido em relação à Lei de Cotas Raciais, em vigor desde 2012 e que assegura 50% das vagas para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de escola pública.
"Nesses últimos dez anos de implementação da política, temos vistos negros ocupando espaços que antes eram restritos a pessoas brancas. Vemos negros se tornando profissionais de saúde, professores e juristas", acrescenta.
MAIS CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS
A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou nesta terça-feira, 18, que o governo federal disponibilizará mais 3.026 vagas em concursos públicos. As contratações serão destinadas a 22 órgãos governamentais, com salários variando de R$ 6 mil a R$ 21 mil para os novos servidores.
De acordo com a ministra, das 3.026 vagas anunciadas, 2.480 serão destinadas a novas seleções, enquanto as outras 546 vagas serão preenchidas por nomeações em concursos já realizados.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira, 18, que a entrada dos partidos do Centrão PP e Republicanos no governo “está consolidada”.
“A tese de incorporar esses partidos no governo já está consolidada”, disse o deputado a jornalistas no Palácio do Planalto.
“Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa, que foram as indicações que foram as indicações dos partidos. Porém, o presidente não bateu o martelo. Não deliberou nada, qual o tamanho, para onde, nem nada”, continuou.
Porém, o presidente não bateu o martelo. Não deliberou nada, qual o tamanho, para onde, nem nada”, continuou. Guimarães fazia referência a André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que se reuniram com o ministro das relações Institucionais, Alexandre Padilha. Guimarães participou do encontro com Costa Filho.