COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 01 Agosto 2023 03:57
Avalie este item
(0 votos)

PENSAMENTO DO DIA:

“Talvez em algum instante eu sofra uma terrível queda. Mas não ficarei por muito tempo olhando para o chão.” 

 

Aristóteles Onassis

QUAL SERÁ O FUTURO DOS VEREADORES DA BASE DE CINTHIA RIBEIRO?

Há cinco meses do início do ano das eleições municipais, a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, não pode mais ser candidata ao cargo e não tem em sua gestão nenhum líder com potencial de disputar sua sucessão. Os vereadores da base política de Cínthia estão sem uma bússula para guiá-los, pois a prefeita não tem um articulador político e ela não fala nem dá sinais de estar pronta para participar da escolha de um candidato à sua sucessão. Existem atualmente várias pré-candidaturas a um primeiro mandato, que não aceitam compor chapa com os atuais vereadores. Nesse contexto, qual será o futuro político dos vereadores da base da prefeita? Quais deles serão candidatos à reeleição?

 

A CONTAGEM REGRESSIVA ESTÁ EM CURSO E ACELERADA ...

ILHA DAS FANTASIAS

Tem muito político vislumbrado por estar fazendo parte do poder, a ponto de julgar imbatível. Felizmente a política não é uma ciência exata e costuma cegar os pseudos super heróis, que costumam ser nocauteados nas urnas por candidatos mais humildes. Olhando pelo retrovisor da política tocantinense vemos muitos exemplos. Portanto, 2024 pode mostrar isso a muitos “imbatíveis”, principalmente para aqueles que não calçam as sandálias da humildade.

 

UMA REFREXÃO PODE SER O CAMINHO PARA SE ENCONTRAR COM A REALIDADE

O DINHEIRO TRANSFERIDO PARA O PIX DO BORSOLNARO É PARTICULAR

Os xiitas do PT estão fazendo o maior estardalhaço na mídia nacional com os 17 milhões de reais arrecadados por Jair Bolsonaro via PIX. O dinheiro foi arrecadado através de doações particulares. Mas os xiitas dizem que o dinheiro foi aplicado no mercado financeiro. Ora, isso é um problema pessoal do ex-presidente da República. A verdade é que se não conseguirem prender Bolsonaro até as eleições municipais de 2024, em cada cidade em que ele subir no palanque e pedir doações via PIX para seu candidato pode transformar o PL no partido da oposição que mais elegerá prefeitos em todos os estados.

 

FATO...

O PL TOCANTINENSE E AS NOVAS COMISSÕES PROVISORIAS

Segundo um grão-mestre de quatro estrelas, a direção do PL tocantinense só discutirá a formação de novas comissões e a renovação das atuais no próximo ano, em momento oportuno, e decisão colegiada. A precaução é para evitar que o partido se torne barriga de aluguel em vários municípios. O partido tem um ótimo horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, o maior fundo eleitoral e, em nível federal o PL tocantinense tem um senador e dois deputados federais. O partido também tem quatro deputados estaduais, vários prefeitos e vereadores

 

DECISÃO MAIS QUE CORRETA, SÁBIA ...

MDB, PT, E PSDB E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 

Os três maiores partidos do estado em número de filiados têm nas próximas eleições municipais a chance de ressuscitar politicamente. Para renascer como partidos fortes, precisam eleger o máximo de prefeitos e vereadores. Caso contrário, perderão definitivamente o direito de sentar à mesa para discutir a sucessão estadual em 2026 e os atuais dirigentes correrão o risco de serem depostos de seus cargos.

 

PERCA DO COMANDO PARTIDÁRIO E DO FUNTO ELEITORAL

 

Nos bastidores da política há fortes articulações em Brasília para mudança no comando de quatro grandes partidos, via absorção, ou, melhor dizendo, via intervenção na cúpula dessas siglas. As articulações estão aceleradas na Câmara dos Deputados, com o aval do presidente da Casa, deputado Arthur Lira. Já em agosto o Centrão mostra sua cara e se articula para eleger o maior número de prefeitos e vereadores nos estados, de olho nas eleições e reeleições de governadores em 2026.

 

MUDANÇAS À VISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL

Diante da perspectiva de, no mínimo três importantíssimas candidaturas a prefeito de Porto Nacional nas próximas eleições, cresce também a expectativa de mudanças profundas na composição da Câmara Municipal. Com o surgimento de ótimas pré-candidaturas e o péssimo desempenho dos atuais vereadores, considerados pela população portuense como omissos e despreparados, são grandes as chances de renovação na Câmara Municipal de Porto Nacional. Segundo dados de pesquisa de intenção de votos à qual O PARALELO13 teve aceso, é grande a tendência de renovação e Luzimangues pode, sim, aumentar o número de representantes no legislativo portuense.

 

ABUSO DO PODER ECONÔMICO E CAMPANHA ANTECIPADA

 

O Ministério Público Eleitoral está de olhos abertos e monitorando de perto os indícios de abuso de poder econômico de pré-candidaturas a prefeito ou prefeita às eleições do próximo ano. Há indícios de que o poder econômico começou a ser abusivo em importantes municípios tocantinenses e isso pode inviabilizar a disputa para fortes postulantes ao poder executivo municipal. Os adversários já colecionam provas para embasarem, no momento certo, ações na justiça eleitoral, até mesmo em Brasília, se necessário. Todo cuidado será pouco, inclusive no que diz respeito a possível quebra de sigilo telefônico.

 

MUITAS SURPRESAS ESTÃO POR VIR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024...

KATIA ABREU PRESTIGIA SHOW DE FAFÁ DE BELÉM EM TAQUARUÇU

Atualmente conselheira do grupo empresarial JBS, a ex-senadora Kátia Abreu prestigiou na semana passada o show de Fafá de Belém em Taquaruçu, dentro da programação do projeto Palmas Férias. A conselheira aproveitou a oportunidade para cumprimentar os amigos presentes ao evento. Derrotada nas últimas eleições ao tentar a reeleição, Kátia Abreu, enquanto conselheira da JBS não pode se envolver publicamente em política partidária. Porém nada a impede de abrir as portas da gestão do presidente Lula para os amigos prefeitos candidatos à reeleição.

 

É A VIDA QUE SEGUE ...

SENADOR EDUARDO GOMES DESTINOU R$ 2 MILHÕES PARA TEMPORADA DE PRAIA EM PORTO NACIONAL

Na foto entregando Maquinas

O senador Eduardo Gomes contemplou o município de Porto Nacional para temporada deste ano com R$ 2 milhões. O dinheiro entrou em caixa antes do início da temporada. O Portal da Transparência de Porto Nacional e o Sistema de Convênios do Governo Federal confirmam a transação.