COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 14 Agosto 2023 07:02
Avalie este item
(0 votos)

A SABEDORIA POLÍTICA DE WANDERLEI BARBOSA

O governador Wanderlei Barbosa, mais uma vez, mostra sua sabedoria política, inteligência e entendimento do momento que o país atravessa, ao participar, no Rio de Janeiro, do lançamento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – feito pessoalmente pelo presidente Lula, que prevê investimentos de mais de um trilhão e meio de reais nos próximos anos.

Wanderlei compareceu, ao contrário de outros governadores que deixaram de ir ao evento por conta de suas ligações com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do alto de toda a sua humildade nosso governador curraleiro garantiu, nada menos que, 710 milhões para o Tocantins, a serem investidos em obras no Estado.

Cada vez mais Wanderlei Barbosa demonstra seu amadurecimento político e sua intenção de transformar o Tocantins em um canteiro de obras.

 

MURILO MACEDO PRECISA VOLTAR

O ex-diretor geral da Saúde da capital goiana, superintendente do Mobral em Goiás, funcionário da Polícia Federal e presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Federal de Goiás, Murilo Macedo, é um daqueles portuenses dos quais a cidade precisa que estejam presentes em seu dia a dia.

Durante um encontro casual no restaurante Gran Porto, uma breve conversa com Murilo mostrou o quanto pessoas como ele fazem falta, e podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento político e econômico da Capital da Cultura Tocantinense.

Sem sombra de dúvidas, um portuense de muitas qualidades.

 

IMPEACHAMENT OU AFASTAMENTO DE CINTHIA RIBEIRO

As investigações da Polícia Federal e auditoria do tribunal de Contas do Estado na gestão de Cinthia Ribeiro, esclarecerão se houve ou não participação da prefeita, conivência, omissão ou se ela apenas confiou nas pessoas erradas para compor sua equipe.

A imagem da gestão de Cinthia Ribeiro, até agora, é de conceito, porém, as investigações iniciaram um sangramento na popularidade, que tende a aumentar acaso se estenda para outros órgãos.

Caso a corrupção se mostre espalhada pelo governo de Cinthia Ribeiro, não será fácil ela se manter no cargo, pois não bastará apenas, demitir os envolvidos no câncer da corrupção, pois há o risco de o esquema continuar com outras pessoas.

Enquanto se discute a possibilidade de um impeachment ou um afastamento do cargo, a pedido da Justiça Federal, Cinthia deve fazer uma grande faxina em sua equipe de auxiliares, aproveitando para se livrar daqueles que, até hoje, não disseram a que vieram.

 A hora é de cortar na própria carne!

 

CARLOS AMASTHAS NÃO PODE SER SUBSTIMADO

O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha está “surfando” nas notícias do escândalo de corrupção envolvendo secretários da gestão de Cinthia Ribeiro e a operação da Polícia Federal, além das ações judiciais contra os atos do presidente da Assemblei Legislativa, Amélio Cayres, enquanto ele próprio ganha mídia positiva.

Amastha é forte candidato a prefeito de Palmas e um crescimento proporcionado por assuntos diversos é altamente vantajoso junto à opinião pública, e o coloca como ameaça imediata aos projetos políticos do Paço Municipal de do Palácio Araguaia.

Um novo tabuleiro sucessório a ser formado após as ações da Polícia Federal pode trazer velhas peças de volta ao jogo, com fortes possibilidade de que elas cheguem ao segundo turno.

A sucessão municipal de Palmas está, agora, presente nas ruas, nos partidos, nos bastidores e nas mentes dos eleitores.

 

EDUARDO GOMES PRESTIGIA TRADIÇÃO DE TAGUATINGA

O senador Eduardo Gomes participou das “Cavalhadas” de Taguatinga do Tocantins.

A tradição das “Cavalhadas” é uma das mais importantes festas do folclore do Tocantins. Acompanhado de uma comitiva de amigos e companheiros, Eduardo Gomes prestigiou o evento ao lado do prefeito Paulo Roberto e dos deputados federais, Vicentinho Jr. e Ricardo Ayres.

O evento teve lugar no estádio municipal, onde foi revivida a batalha dos Mouros contra os Cristãos, transcorrida na Idade Média.

Com sua indumentária fiel à história, os participantes arrancaram entusiasmados aplausos do público que lotou as arquibancadas

 

MORRE XEROSO, EX-VEREADOR DE ARAGUAÍNA

O ex-vereador de Araguaína Edmones de Jesus Matos da Silva, mais conhecido como Xeroso, 58 anos, faleceu na tarde do último sábado, 12, na UTI do Hospital Regional de Araguaína. Xeroso estava internado há três meses em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e não resistiu às complicações. A morte de Xeroso foi recebida com muita tristeza pelo meio político. 

De tradicional família política de Araguaína, Xeroso foi vereador por quatro mandados, suplente de deputado estadual e político atuante nas causas relacionadas ao município que sempre representou, Xeroso, que era contador por formação, dedicou sua vida à política, tendo ocupado também diversos cargos públicos.  

 

BARROSO PROMETE DIÁLOGO COM MST NO STF

Um ano depois do silêncio e do tratamento protocolar que sempre marcaram o estilo da ministra Rosa Weber à frente do Supremo Tribunal Federal (STF), o tribunal se prepara para empossar, em 28 de setembro, um novo presidente, o ministro Luís Roberto Barroso, cuja maneira de se relacionar com diferentes interlocutores, em praticamente tudo, contrasta com sua antecessora.

Ao assumir, como tem dito em muitas de suas palestras, deverá dar ênfase à ideia de que é preciso explicar melhor à sociedade o funcionamento da Justiça e o papel do STF, assinalando que é preciso trabalhar de maneira mais ágil e ampliar a interlocução seja com a sociedade civil, com o Congresso Nacional e com a iniciativa privada. "Quero falar do MST à CNI", costuma dizer o ministro aos seus interlocutores mais próximos em referência ao Movimento dos Sem Terras, que no governo Lula voltou com as invasões inclusive a centro de pesquisa da Embrapa, e à Confederação Nacional da Indústria.

 

LULA SE RENDE AO CENTRÃO

A novela e o suspense na definição do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, que acomodará partidos do Centrão em um movimento para tentar obter mais votos favoráveis ao governo na Câmara dos Deputados, está perto de um desfecho.

Fontes que participam da negociação entre congresso e planalto afirmaram à CNN que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá chamar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e os indicados aos ministérios Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) para reunião na próxima terça (15) ou quarta-feira (16).

No encontro, o presidente da República deverá apresentar as alternativas possíveis do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, acomodando os partidos do Centrão.