ANIVERSARIANTE DO DIA
A decana da AVECOM, nossa irmã e amiga Joana Castro, de O Jornal, é a aniversariante do dia.
A Família O Paralelo 13 deseja muitos e muitos anos de vida, plena de saúde, paz e felicidades, muitas pautas boas e que Nossa Senhora da Natividade continue a lhe abençoar.
Felicidades para essa linda pessoa que é a Joana!
EDUARDO SIQUEIRA PODE RECEBER REFORÇO POLÍTICO DE UM NOVO PARTIDO
O Observatório Político de O Paralelo 13, por meio de suas fontes da mais alta credibilidade em Brasília, tomou conhecimento de que um partido de grande plumagem política pode declarar apoio à candidatura do ex-deputado estadual Eduardo Siqueira Campos à prefeitura .
Tudo está sendo conduzido pelas cúpulas do Podemos e da outra legenda.
Como dizia minha saudosa avó: “nessa vida você ainda vai ver coisas, meu neto”....
Aguardemos até as convenções!
CARLOS AMASTHA NÃO PODE SER SUBESTIMADO... JAMAIS!
O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, apesar da recente operação da Polícia Federal em sua residência, é um político que não é réu em nenhum processo. Por enquanto, ele é apenas investigado e, até que se prove o contrário, está com seus direitos políticos assegurados, e pode registrar a sua candidatura a prefeito pelo PSB.
Uma vez candidato, Amastha será um adversário que vai fazer a diferença nos debates – principalmente nos organizados pela AVECOM – nas emissoras de TV e Rádio e nos seus programetes no Horário Obrigatório de Rádio e TV.
Com o dom da oratória e muitos conceitos de marketing, Amastha tem tudo para aumentar seus números nas pesquisas de intenção de voto.
Subestimar Carlos Amastha é ser cego político...
SUCESSAO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL NO AQUECIMENTO
Em ano de eleições municipais, os pré-candidatos de Porto Nacional só iniciam, oficialmente, seus trabalhos após os festejos do Senhor do Bonfim.
Por enquanto, os trabalhos estão concentrados apenas nos bastidores da política portuense.
São pré-candidatos o prefeito, Ronivon Maciel, o deputado federal Toinho Andrade e os empresários Álvaro da A7 e Nelcir da Formehl.
WANDERLEI GRAVA VÍDEO POR VOTOS A GOIANYR
O governador Wanderlei Barbosa reservou momento, antes da viagem a Portugal, para prestigiar seu amigo e quase irmão Goianyr Barbosa, pré-candidato a prefeito de Almas.
Wanderlei recebeu Goianyr em sua residência, onde, de boné e bem à vontade, gravou um vídeo em que elenca as qualidades de Goianyr e fala à população de Almas sobre os ganhos que a cidade pode ter com um prefeito totalmente alinhado ao Palácio Araguaia.
Wanderlei também aproveitou para convocar a população de almas para o evento de lançamento da pré-campanha de Goianyr, a se realizar no dia 5 de julho.
TCE APRESENTA ESTUDO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS
Um estudo técnico recente do Tribunal de Contas do Estado (TCETO) apresentado no seminário “Tocantins Sem Lixão: Soluções Viáveis para o Fim do Problema no Estado”, realizado nesta terça-feira, 25 de junho, no auditório da Corte, em Palmas, revelou um cenário preocupante sobre a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Tocantins.
O levantamento atualizou os dados sobre a disposição dos RSUs no Estado, destacando a necessidade urgente de mudanças.
Diante deste cenário, o Tribunal reuniu prefeitos, secretários ligados ao Meio Ambiente, especialistas e população em geral para discutir sobre o assunto e apresentar soluções viáveis para o fim dos lixões no Tocantins.
O estudo técnico foi debatido no painel “Aterros Sanitários Regionalizados no Tocantins: Custos e Alternativas de Implantação e Operação – Uma Análise do TCETO”, mediado pelo diretor-geral de Controle Externo do TCETO, Dênis Luciano Pereira Araújo, com apresentação dos auditores de Controle Externo Ikaro Cunha e Dener Alves.
ASSMBLEIA LEGISLATIVA APROVA EMPRÉSTIMO PARA MELHORAR ACESSOS À PALMAS
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), sob a presidência de Ivory de Lira, aprovou nesta terça-feira, 25, o Projeto de Lei que autoriza o governo estadual a contratar operação de crédito junto ao Banco de Brasília (BrB) no valor de até R$ 250 milhões.
O texto apresentado aos deputados prevê que o recurso será utilizado para “priorizar a melhoria e expansão das vias de acesso à Palmas, garantindo a eficiência no transporte e o desenvolvimento sustentável da região”.
Na prática, o investimento será para a duplicação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues; e na duplicação da TO-080, no trecho que liga o distrito de Porto Nacional a Paraíso do Tocantins.
EMPREGOS PARA IPUEIRAS, A MISSÃO DE NICOLAS PEDREIRA
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o empresário Nicolas Pedreira focou na questão da geração de empregos, mostrando dados que apontam que em 4 anos, apenas cinco empregos formais foram gerados na cidade.
Nicolas enfatizou que a geração de empregos deve ser uma missão da iniciativa privada, mas que a prefeitura precisa fomentar o crescimento e facilitar a abertura de novas empresas para que haja novos empregos.
Sem dúvida, uma questão a ser levada em conta pelos eleitores.
DESCRIMINIZAÇÃO DA MACONHA: SÓ FALTA A QUANTIDADE
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tentam um acordo sobre o parâmetro que será estabelecido para diferenciar o usuário de maconha para o traficante da droga.
Três sugestões diferentes sobre a quantidade que será fixada para a diferenciação estão na mesa para o julgamento previsto para esta quarta-feira (26). Os magistrados negociam uma espécie de "proposta-consenso"
A ideia que ganha mais força é a de que, se alguém for flagrado com até 40 gramas de maconha, deve ser considerado usuário, e não traficante.
Essa negociação está em andamento para que haja uma decisão que contemple as diferentes visões internas sobre o assunto.
DECISÃO PODE ACIRRAR ÂNIMOS ENTRE STF E CONGRESSO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou, nesta quarta-feira (26), não acreditar que a decisão da Corte de descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, na terça (25), influencie na relação com o Congresso Nacional.
Questionado se pode haver aumento da tensão entre Legislativo e Judiciário, Gilmar respondeu: “Não, acho que não. Nós estamos dialogando. Acho que até haverá uma maior cooperação”, disse o ministro a jornalistas durante participação da 12ª edição do Fórum de Lisboa.
Ao mesmo tempo em que o STF descriminaliza o porte de maconha para uso pessoal, a Câmara analisa a PEC das Drogas, que vai em direção contrária.
A matéria já foi aprovada pelos senadores, em abril, e, ainda na terça, o presidente da Câmara, Arthur Lira, determinou a instalação da comissão especial para analisar a PEC das Drogas.
CÂMARA FEDERAL REAGE À DECISÃO DO STF
Após a decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou nesta quarta-feira (26) que a tramitação da PEC das Drogas, proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade, não será acelerada nem retardada.
"Ela [a PEC] nem será apressada nem será retardada. Como eu sempre falei, ela terá um trâmite normal no aspecto legislativo para que o parlamento possa se debruçar ou não sobre esse assunto que veio originalmente do Senado federal", afirmou Lira.
Lira disse ainda que "não existe consenso para nada na política", mas que avalia que "uma maioria" hoje se coloca razoavelmente favorável ao texto da PEC.
EX-STF, LEWANDOWSKI LEVA PREVENÇÃO ÀS DROGAS PARA AS ESCOLAS
No dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir o julgamento sobre o porte de maconha, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou um programa de prevenção às drogas voltado para crianças e adolescentes.
Com orçamento de R$ 14 milhões, o projeto “Cria: Prevenção e Cidadania” tem como foco o ambiente escolar. A expectativa de Lewandowski é de que, até 2026, 163 municípios façam a adesão ao programa.
Inicialmente, serão celebrados acordos com os governos do Ceará e do Piauí e com as prefeituras de Cordeirópolis e Araraquara, de São Paulo. Será oferecida capacitação aos profissionais de educação para tratar do tema.