COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quarta, 21 Agosto 2024 14:55
Avalie este item
(0 votos)

PESQUISA DA FIETO FOI UM PRESENTE DE PAI

 

Os resultados da Pesquisa Fieto para prefeito da Capital trouxeram vários recados aos candidatos, aos dirigentes partidários e ao Palácio Araguaia, mostrando um percentual de eleitores indecisos que pode virar o jogo para qualquer um dos lados. Não há candidato imbatível nem candidato que perdeu de véspera.

Os percentuais de rejeição também foram dados negativamente surpreendentes.

As três principais candidaturas – Janad Valcari, Eduardo Siqueira Campos e Júnior Geo – terão o mesmo tempo, até o dia seis de outubro, para tentar reverter, ou melhorar seus  desempenhos junto ao eleitorado palmense.

O jogo continua e surpresas são possíveis...

 

SUCESSÃO MUNICIPAL 2O24, PORTO NACIONAL: BASTIDORES I

 

As quatro candidaturas a prefeito de Porto Nacional – Ronivon Maciel, Toinho Andrade, Álvaro da A7 e Nelcir da Formehl – por enquanto, só vêm trabalhando nos bastidores, sem muito alarde, pois sabem que a tradição fala alto entre os portuenses.

Nunca um prefeito foi reeleito nem o candidato do Palácio Araguaia conseguiu se eleger...

E agora?

 

SUCESSÃO MUNICIPAL 2O24, PORTO NACIONAL: BASTIDORES II

 

Aos desavisados e de memória curta, é bom ter em mente que os eleitores portuenses não gostam de ir a comícios e, quando vão, não costumam bater palmas pra discurso.

Outro ponto a ser levado em consideração é que o comportamento de cada político, de cada candidato, é monitorado pelos eleitores, inclusive o passado.

Não é à toa que Porto Nacional é considerada a Capital da Cultura Tocantinense....

 

SUCESSÃO MUNICIPAL 2O24, PORTO NACIONAL: BASTIDORES III

 

A partir de agora, com as candidaturas já homologadas, começam as caminhadas, as reuniões, a distribuição de santinhos, a publicidade, as coberturas jornalísticas de cada candidato, as pesquisas, o Horário Eleitoral Obrigatório de Rádio e TV e a divulgação dos planos de governo.

O nível, a ética e o respeito aos adversários, vai depender de cada um, mas quem baixar o nível pode ser nocauteado pelos eleitores.

 

HERNANY JÚNIOR RECEBE JANAD EM LANÇAMENTO DE CAMPANHA

 

O candidato a vereador pelo PP, Hernany Júnior, recebe logo mais, às 20h no setor Santo Amaro, em Palmas, a presença da candidata a prefeita pelo PL, Janad Valcari.

Hernany Júnior é filho do empresário pioneiro de Palmas, Ernane Soares, da Casa São Paulo.

Formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, Hernany Júnior bem fazendo uma campanha do bem, muito organizada e com muitos adeptos e simpatizantes, e tem tudo para ser um excelente legislador para Palmas.

 

CINTHIA RIBEIRO FAZ REUNIÃO COM COLABORADORES DA GESTÃO I

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, esteve reunida com seus principais colaboradores e auxiliares da sua gestão, para fazer orientações sobre as regras eleitorais em vigor.

Acompanhada de um especialista em direito eleitoral, ela tirou as dúvidas do que pode e do que não pode e pediu a quem puder colaborar que se esforce pela candidatura de Júnior Geo.

 

CINTHIA RIBEIRO FAZ REUNIÃO COM COLABORADORES DA GESTÃO II

 

O candidato a prefeito pelo PSDB tem todo o apoio da prefeita Cinthia Ribeiro e do seu esposo, deputado estadual Eduardo Mantoan, e da nominata de candidatos a vereador.

E não faltará oxigenação financeira do Fundo Eleitoral. O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, deixou isso bem claro durante recente visita à Palmas, lembrando que Cinthia Ribeiro é presidente do PSDB Mulher e faz parte da cúpula nacional da legenda.

 

GINÁSIO DE ESPORTES DE DIANÓPOLIS RECEBE REFORMA

 

Apesar de não ter nenhum parlamentar eleito pela região Sudeste do Tocantins, a cidade de Dianópolis acaba de receber seu ginásio de esportes totalmente reformado.

Enquanto isso, Porto Nacional, com quatro deputados estaduais e dois federais não tem um ginásio capaz de receber eventos esportivos.  Isso é fato!

Vale lembrar que recursos de emendas impositivas para shows nunca faltaram.

Alô, desportistas portuenses!!

 

STJ DECIDE POR PRISÃO DOMICILIAR A MÃES DE MENORES DE 12 ANOS

 

Para a substituição da prisão preventiva de gestantes ou mães de crianças menores de 12 anos por prisão domiciliar, nenhum requisito é legalmente exigido além da prova dessa condição.

Uma mulher foi presa pelas supostas práticas de furto mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em Santa Catarina, e o Tribunal de Justiça daquele Estado decretou sua prisão preventiva.

 

Após recurso da defsa, o desembargador Jesuíno Rissato, convocado ao Superior Tribunal de Justiça, determinou, em liminar, a substituição da preventiva de uma mulher, que tem dois filhos menores de 12 anos, por prisão domiciliar.

 

PODERES FAZEM ACORDO POR MAIS TRANSPARÊNCIA EM EMENDAS

 

O governo, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) entraram em um consenso para critérios de transparência, rastreabilidade e correção para as emendas parlamentares. A informação foi divulgada em nota conjunta emitida por representantes dos três Poderes após reunião convocada nesta terça-feira (20) para debater o tema. O governo foi representado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa e pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

O encontro foi realizado após a Suprema Corte formar maioria para suspender emendas impositivas. O texto divulgado ao final da reunião (leia aqui) diz que os poderes entenderam que as emendas devem respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção.

No consenso formado pelo STF, Congresso e governo, foi reconhecida a natureza constitucional da impositividade das “emendas pix” e das demais emendas individuais. O texto ainda destaca “a necessidade de identificação antecipada do objeto, a concessão de prioridade para obras inacabadas e a prestação de contas perante o TCU”.

 

CNJ ARQUIVA PEDIDO PARA INVESTIGAR ASSESSORES DE MORAES

 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, arquivou um pedido do partido Novo para investigar os desembargadores Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, auxiliares do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Airton Vieira é juiz instrutor do gabinete de Moraes no STF e Marco Antônio foi juiz auxiliar do ministro durante o período em que ele comandou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Salomão, não cabe a intervenção do CNJ neste tipo de processo.

“O CNJ, cuja competência está restrita ao âmbito administrativo do Poder Judiciário, não pode intervir em decisão exclusivamente jurisdicional, para corrigir eventual vício de ilegalidade ou nulidade”, disse o ministro na decisão.

 

CANDIDATOS NEGROS SUPERAM BRANCOS PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA

 

A Justiça Eleitoral registrou 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que supera o número de candidatos brancos, que este ano são 215.763. Os dados somam postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro.

Antes, a única eleição na qual as candidaturas de negros haviam superado as de brancos foi nas eleições gerais de 2022, quando o número de candidatos negros representou 50,2% do total. Nas eleições municipais de 2018, essa taxa havia ficado em 46,4%.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após consolidar os dados referentes ao número de pedidos de registro de candidatura, que neste ano totalizaram 456.310. Dessas candidaturas, 155 mil são de mulheres, 33,96% do total.