ÚLTIMA SEMANA PARA GANHAR OU PARA PERDER AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS I
Os candidatos a prefeito e vereadores nos 139 municípios tocantinenses têm apenas mais esta semana para apostar todas as suas fichas – infraestrutura partidária e articulações – para conseguir êxito em seus objetivos.
Ou não.
A tensão e a adrenalina estão nas alturas, com momentos conflitantes, traições e adesões inacreditáveis e muito trabalho.
Sempre lembrando que todo processo eleitoral é assim, e tudo isso faz parte do jogo político –eleitoral.
ÚLTIMA SEMANA PARA GANHAR OU PARA PERDER AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS II
Todo cuido é pouco em relação à legislação eleitoral. Os agentes da Justiça Eleitoral e Federal estão atentos e vigilantes com a prática de abuso de poder econômico e abuso de poder político, com o uso da máquina administrativa em benefício deste ou daquele candidato.
Em caso de flagrante, a legislação prevê de multas à prisões, além, claro, do maior perigo de todos, a perda do registro da candidatura no TER, o impedimento de exercer cargo público por um bom tempo e a devolução dos valores envolvidos, corrigidos.
MARCELO MIRANDA E JÉFERSON AYRES COM VOVÔ DO CHAMBARI
O ex-governador Marcelo Miranda e Jéferson Ayres estão de corpo e alma na campanha de Janad Valcari, em Palmas, dando suas contribuições para que a vitória venha já no primeiro turno.
Este registro, mostra os dois, Marcelo e Jéferson, com o candidato a vereador na Capital “Vovô do Chambari”, e foi feito no último sábado, quando os dois fizeram uma pausa para o almoço no restaurante de Vovô do Chambari.
FUNDO ELEITORAL PARTIDÁRIO PODE DEIXAR MUITOS INELEGÍVEIS I
O Observatório Político de O Paralelo 13 acaba de ficar sabendo que há vários candidatos nas eleições municipais de seis de outubro que sacaram, na boca do caixa, os valores recebidos do fundo eleitoral partidário.
Isso é crime eleitoral e a Legislação prevê consequências muito sérias, que podem infernizar a vida de quem o fez. Desde bloqueio de bens, impedimento de exercer função pública e até de movimentar qualquer conta bancária em seu nome.
Além, é claro, da inelegibilidade por um bom tempo.
FUNDO ELEITORAL PARTIDÁRIO PODE DEIXAR MUITOS INELEGÍVEIS II
Além da inelegibilidade, caso seja eleito em seis de outubro, os que sacaram o fundo eleitoral na boca do caixa serão impedidos de ser diplomados e terão que devolver os valores envolvidos devidamente corrigidos.
Sem contar com os gastos para custear bons advogados e as custas judiciais.
Será “caixão e vela preta”.
REGISTROS DE PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO, SÓ ATÉ HOJE
Nesta segunda-feira, dia 30, é o último dia para o registro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia das eleições, para conhecimento público, relativas ao pleito ou aos candidatos, a serem divulgadas no dia das eleições, dentro do horário permitido, também previsto em Lei.
A data está prevista na Legislação Eleitoral e foi amplamente divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos partidos e candidatos.
HERNANY JÚNIOR DIZ QUE ACOLHIDA DO POVO “JÁ É VITÓRIA”
O candidato a vereador em Palmas, Hernany Júnior, postou um vídeo emocionado, em suas redes sociais na manhã de ontem, em que agradece a acolhida e o carinho das pessoas em relação à sua candidatura a vereador e à forma com que vem desenvolvendo sua campanha. Descontraída e alegre, como ele, mas focada em mostrar que sua vontade em servir à população de Palmas é legítima, tem propósitos, propostas e bandeiras importantes, abrangentes e são embasadas em muito trabalho, estudo e profissionalismo.
Hernany citou, também, os elogios que recebe sobre sua família e sua empresa e finalizou afirmando que já se considera vencedor nestas eleições por todo esse reconhecimento.
DIAS TÓFFOLI ANULA CONDENAÇÕES DE LÉO PINHEIRO, DA OAS, NA LAVA JATO
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as decisões da Operação Lava Jato contra o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro.
O ministro acolheu o argumento da defesa que afirma ter existido um “conluio processual” entre a força-tarefa da investigação e a Justiça em detrimento de direitos fundamentais do empresário.
Léo Pinheiro foi um dos pivôs da investigação que resultou na condenação e prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo caso do triplex do Guarujá. A OAS foi a responsável pelas reformas no apartamento atribuído ao petista.
COLIUNISTA DO ESTADÃO DIZ QUE COMUNISMO É “UTOPIOA QUE SE RECUSA A MORRER”
Em sua coluna no Estadão, o professor de filosofia na UFRGS, Denis Lerrer Rosenfield resumiu em poucas palavras toda a tragédia da permanência do marxismo/comunismo como sistema social.
A ideia permanece, apesar dos constantes fracassos, e mais que isso, da ausência de um sucesso sequer, nas tentativas que foram perpetradas por mais de um século, e em todos os continentes. Essas tentativas deixaram, por onde passaram, um rastro de destruição, sangue e infortúnios.
Somente um fanatismo religioso como o mencionado pelo professor Rosenfield, e um oportunismo até doentio de cúpulas políticas obcecadas pelo poder podem explicar o fato dessa doutrina não estar definitivamente sepultada nos dias de hoje. Para nós, algo pior acontece: apenas na América Latina essa doutrina nefasta ainda tem seus adeptos, em sua forma mais atrasada e devastadora: o socialismo soviético, outrora denominado Comunismo, que desapareceu na Europa sob os entulhos do Muro de Berlim.