Aliança vista (?)
Nossa redação recebeu um Aviso de Pauta, o candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos e o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) convidam a Imprensa para uma entrevista coletiva, na sede do Podemos, no Jardim Aureny III, nesta terça-feira, dia 8, às 10h. Alguém adivinha, o tema... alianças
Serviço
O que: entrevista coletiva de Eduardo Siqueira Campos e Vicentinho Júnior
Quando: Terça-feira, dia 8
Horário: 10h
Local: Avenida Tocantins , quadra 125, lote 16, Jardim Aureny III - sede do Podemos
Manhã saberemos mais a respeito....
Padilha minimiza resultado do PT
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou nesta segunda-feira (7) o resultado do PT nas eleições municipais e reconheceu a força da direita no primeiro turno do pleito de 2024, ocorrido no último domingo (6).
“Ninguém nega a capilaridade da força [da extrema-direita], mas no segundo turno, as lideranças dos partidos que apoiam o governo têm condições de derrotá-los”, disse.
Sem eleger
O PT não elege nenhum prefeito na Grande São Paulo e vê PL e Podemos dominarem região. Apenas Mauá e Diadema tem candidatos do Partido dos trabalhadores no segundo turno; 32 cidades tiveram definição no primeiro turno e 6 vão ter nova rodada de votação. As cidades da Grande São Paulo também foram às urnas neste domingo (6) para eleger prefeito e vereador. Os resultados se reservaram entre eleitos no primeiro turno, e aquelas cidades que vão para o segundo turno. 32 cidades decidiram as eleições no primeiro turno, enquanto seis, mas a capital, só vão conhecer o novo governante no dia 27 de outubro. Em Osasco, que tem o segundo maior PIB entre as cidades do estado de São Paulo, só ficando atrás da capital paulista, Gerson Pessoa (Podemos) foi eleito prefeito no primeiro turno. Só pra lembrar o Região é o berço do PT.
Família no poder
O sucesso eleitoral de Carlos e Renan Bolsonaro, vereadores mais votados em suas cidades. Os dois dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos e Renan, foram eleitos como os vereadores mais votados nas cidades em que concorreram. Carlos Bolsonaro (PL), que é vereador no Rio de Janeiro desde 2001, foi reeleito nas eleições municipais de 2024 com mais de 130 mil votos. Este é o maior número de votos que ele já obteve nas sete eleições em que já concorreu. Jair Renan Bolsonaro (PL), de 26 anos, concorreu a uma eleição pela primeira vez neste ano e foi o vereador mais votado na cidade de Balneário Camburiú, com 3 mil votos.
Empate
O município de Inhaúma, na região central de Minas Gerais (MG), foi protagonista de uma situação inusitada após a apuração de votos das eleições deste domingo, 6. Os eleitores do município mineiro, de 6.239 habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, deram exatamente a mesma quantidade de votos para os candidatos a prefeito Zula (Republicanos) e Carlinhos (Republicanos). Cada um deles recebeu 2.434 votos, o que os colocou em empate numérico, de 50% dos votos válidos, uma vez que eram os únicos concorrentes ao cargo do Executivo municipal. A eleição na cidade, localizada a 88 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG), teve 12,96% de abstenção, 1,41% de votos brancos e 1,83% de votos nulos - o total foi de 5.031 votos. Como Carlinhos tem 46 anos, e Zula, 62, o candidato do Republicanos foi declarado eleito e assume a prefeitura mineira pelos próximos quatro anos.
Fracasso
Joice Hasselmann toma drink, diz ter dinheiro e anuncia aposentadoria, a ex-deputada federal em postagem nas redes sociais anuncia o fim vida política, após não ser eleita como vereadora pela cidade de São Paulo. Em 2018, a jornalista foi a deputada federal mais votada do estado, com mais de 1 milhão de votos. Em 2020, ela tentou a Prefeitura de São Paulo, mas terminou em sétimo lugar. Em 2022, concorreu novamente à Câmara Federal e, dessa vez, não foi eleita. Este ano, a política tentou uma cadeira na Câmera Municipal, porém conquistou menos de dois mil votos. Segundo Joice, no entanto, ela não tinha nenhuma pretensão com essa candidatura.
Datena diz que o desempenho não foi ‘à altura’ do PSDB
Outro fracasso da candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB) em São Paulo gerou o total desaparecimento do partido mais paulistano do Brasil, o PSDB, da Câmara Municipal da cidade.
Com 100% das urnas apuradas na capital paulista, Datena obteve apenas 1,84% dos votos válidos, totalizando 112.344 votos, número menor do que o vereador mais votado na cidade.
Neste ano, o PSDB havia lançado 49 candidatos a vereador em São Paulo. O candidato mais bem votada do partido foi Mario Covas Neto, tio do ex-prefeito Bruno Covas e filho do ex-governador Mario Covas Filho. Ele obteve apenas 5.825 votos.