COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quarta, 08 Janeiro 2025 11:06
Avalie este item
(1 Votar)

EDSON RODRIGUES ADIA SEU RETORNO

 

O titular desta coluna, nosso caro Edson Rodrigues, que tinha retorno previsto para o próximo dia 11 de janeiro, terá que adiar a retomada das atividades jornalísticas para uma data ainda a ser definida.

Por enquanto, ele segue cuidando de sua saúde, realizando exames complementares.

Em recado, ele tranquiliza os amigos e deseja boa sorte e bons resultados a todos.

 

GESTÃO EDUARDO SIQUEIRA E A HERANÇA MALDITA I

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 foi o primeiro a associar o termo “herança maldita” à forma como o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, encontraria a prefeitura de Palmas.

A cada dia fica provado com mais robustez que Cinthia Ribeiro fez de tudo para atrapalhar a gestão seguinte à sua, tentando garantir pessoas de sua confiança em seus cargos, mesmo depois da sua saída e engessar a possibilidade do novo prefeito de implantar suas ideias.

Em breve a população palmense saberá a verdade sobre a Herança Maldita.

 

GESTÃO EDUARDO SIQUEIRA E A HERANÇA MALDITA II

 

Tudo o que for encontrado em desacordo com a Lei ou for considerado ato não republicano será levado pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, pela Corregedoria-Geral do Município, pelo Tribunal de Contas do Estado e Pelo Ministério Público às barras da Justiça.

As prestações de contas serão analisadas pelo TCE e encaminhados à Câmara Municipal.

Se forem constatados atos de improbidade administrativa, a Lei deve ser aplicada no julgamento.

Nosso Observatório Político continuará no aguardo e acompanhando essas apurações.

 

EDUARDO CONVOCA COLETIVA PARA FALAR SOBRE CONCURSO DA EDUCAÇÃO

 

O prefeito Eduardo Siqueira Campos convidou imprensa para uma coletiva nesta quarta-feira, 8, para falar sobre o Concurso da Educação da Prefeitura de Palmas.

A entrevista acontecerá às 14h na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed) - Avenida Teotônio Segurado, 202, ao lado do prédio do IFTO.

 

PALMAS TERÁ QUATRO SUBPREFEITURAS

 

Quatro subprefeituras foram criadas em diferentes regiões de Palmas. Elas fazem parte da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana do município e devem ser responsáveis pela manutenção, limpeza e segurança de grandes bairros da capital.

Cada subprefeitura terá um subprefeito da região, uma diretoria de zeladoria e manutenção, uma gerência de parques e jardins e uma gerência de serviços públicos. Veja as regiões das novas estruturas: Subprefeitura da Região Aureny e Taquaralto; Subprefeitura da Região Taquari; Subprefeitura da Região Taquaruçu e Buritirana; Subprefeitura do Plano Diretor Norte.

No dia da posse como prefeito, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) informou que as zeladorias serão responsáveis pela infraestrutura dos bairros.

"O secretário de obras e infraestrutura se preocupa com as pontes, viadutos. A zeladoria se preocupa com a sua praça que está com as lâmpadas queimadas, sem aparelhos para as crianças, a sua calçada que não dá acessibilidade", disse.

 

FACHIN MANTÉM SUSPENSÃO DE CONCURSO DA EDUCAÇÃO DE PALMAS

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) no exercício da presidência, decidiu nesta terça-feira (07/01), pela improcedência do pedido de 'Suspensão de Liminar 1.793 Tocantins'.

A Procuradoria Geral do Município de Palmas (PGM) no pedido, sustentou que a decisão liminar do desembargador Marco Villas Boas ocasiona lesão à ordem e à economia do Município.

Em sua decisão, Fachin considera que o incidente de contracautela (suspensão de liminar) é condicionada pela demonstração de que, o ato impugnado, carregue em si risco elevado à ordem, à saúde, à segurança ou à economia públicas, o que segundo o ministro "não restou demonstrado pelo requerente (PGM)" e que, "não há indicativo de que a decisão impugnada implicará a paralisação dos serviços educacionais no Município, uma vez que é possível a contratação temporária de professores, medida essa que já vinha sendo adotada pelo ente (Município de Palmas)."

 

CINTHIA PODE PERDER COMANDO DO PSDB NO TOCANTINS I

 

O PSDB e o PSD negociam uma aliança partidária. Segundo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, 3 possibilidades têm sido estudadas: a federação, a fusão e a incorporação.

 

“Qualquer modelo de aliança com um partido que tem quadros tão qualificados fortalece ambos os partidos”, disse Kassab.

Segundo ele, as siglas têm tentado ajustar questões dos diretórios estaduais. Se houver concordância, passarão, em seguida, para aspectos nacionais.

Há a expectativa que o presidente do PSDB, Marconi Perillo, marque uma conversa em breve. Integrantes tucanos afirmam que expressarão preocupação com a ideia de fusão.

Caso o acordo seja confirmado, é praticamente certa a mudança no comando do PSDB no Tocantins e em outros estados onde a legenda foi mal nas eleições municipais.

 

CINTHIA PODE PERDER COMANDO DO PSDB NO TOCANTINS II

 

Com a aliança concluída, seja em forma de fusão ou de federação, o comando, no Tocantins, deve ficar com o senador Irajá Abreu, do PSD.

Já a ex-prefeita Cinthia Ribeiro deve ser aproveitada na Executiva da Comissão Provisória da nova legenda.

Na verdade, haverá um verdadeiro “Deus nos acuda” nos municípios tocantinenses, caso a fusão seja confirmada.

 

AGRO SOB INVESTIGAÇÃO

 

Há uma investigação minuciosa entre as principais autoridades da Justiça Federal para descobrir os empresários do agronegócio que financiaram os movimentos de tentativa de golpe, que culminaram no fatídico “8 de Janeiro”, em Brasília.

As investigações ocorrem em todos os estados.

No Tocantins houve bloqueio de rodovias, da Ponte de Palmas e ônibus lotados de manifestantes foram enviados à Brasília no 8 de Janeiro e a Justiça quer saber quais empresários tocantinenses financiaram essas ações.

Hoje se completam dois anos que a democracia brasileira esteve próxima de acabar

O STF pode punir uma segunda leva de envolvidos na tentativa de golpe, desta vez nos estados. A intenção de Alexandre de Moraes, com apoio da maioria dos ministros do STF, é não deixar que nenhum dos envolvidos fique sem punição.

 

PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO NÃO VÃO A ATO DE LULA

 

Os atuais e prováveis futuros comandantes da Câmara e do Senado não devem participar do evento desta 4ª feira (8.jan.2025) para lembrar os atos golpistas de 8 de janeiro. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será realizado na Praça dos Três Poderes. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está fora do Brasil e deve voltar à Brasília só na próxima semana. Ele será representado pelo vice-presidente da Casa, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

O comandante da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também está fora de Brasília e ainda não confirmou presença. Já os favoritos para assumirem as duas Casas a partir de fevereiro também não têm previsão de comparecer. Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o mais cotado para chefiar o Senado, ainda está no Amapá, onde passa o recesso dos congressistas.  O favorito para assumir a Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também não confirmou presença.

 

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR PIX

 

A nova regra da Receita Federal sobre transações via Pix começaram a valer agora em janeiro. A partir de agora, transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas devem ser reportadas automaticamente pelos bancos e instituições de pagamento.

A regra também vale para movimentações por cartão de crédito. Com a mudança, muitos usuários tiveram dúvidas e foram ao Google perguntar assuntos relacionados à nova regra de transações. Confira as principais feitas no site de buscas e reunidas pela Sala Digital Band Google.

A Receita Federal agora deve monitorar dados de todas as operadoras de crédito e instituições financeiras de pagamento. Além das informações de cartões, a Receita vai acompanhar os dados, enviados pelas operadoras semanalmente, até agosto e fevereiro de cada ano.

O envio dos dados será feito pelo sistema e-Financeira, que coleta dados de contas bancárias, investimentos e previdência privada. A norma busca reforçar o combate à evasão fiscal e aumentar o controle sobre operações financeiras.

 

Última modificação em Quarta, 08 Janeiro 2025 11:33
Mais nesta categoria: COLUNA FIQUE POR DENTRO