COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 10 Fevereiro 2025 11:52
Avalie este item
(1 Votar)

SÓ NA PROXIMA SEMANA I

O Titular desta Coluna, jornalista Edson Rodrigues, vai adiar seu retorno ao Tocantins trazendo boas notícias de Goiânia, onde foi fazer a revisão médica da retirada de um câncer.

Os resultados comprovam que ele está 100% curado.

Neste domingo, ele esteve em Brasília, colocando as informações em dia junto às suas fontes, sobre tudo o que diz respeito ao Tocantins.

Esta semana, Edson permanece em Goiânia, retornando ao Tocantins no fim de semana.

 

SÓ NA PROXIMA SEMANA II

 

A Família O Paralelo 13 se prepara para reativar seu departamento de jornalismo investigativo, sempre primando por sua independência editorial e ética profissional.

A pauta será dominada pelo processo eleitoral de 2026, as investigações sobre corrupção em andamento na Justiça Federal abrangendo os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – sempre de forma imparcial, sem pré-julgamentos, mas mantendo sempre o diálogo aberto com a sociedade, sem aceitar mordaças e intimidações.

 

SÓ NA PROXIMA SEMANA III

 

Na próxima semana Edson Rodrigues deve se reunir com vários parceiros institucionais, políticos e empresariais, além de amigos proprietários e dirigentes de veículos de comunicação tocantinenses.

Só depois desses encontros é que a Família O Paralelo 13 traçará suas prioridades nos primeiros seis meses de 2025.

 

AMIGOS E IRMÃOS PARA SEMPRE

 

Nada, nem ninguém, conseguirão interferir na amizade e confiança mútua entre a Família O Paralelo 13 e o amigo e irmão Cleber Toledo.

No próximo fim de semana já está agendado um almoço entre Edson Rodrigues, Edvaldo Rodrigues e Cleber Toledo, na residência de Edvaldo, em Porto Nacional, onde os três amigos vão colocar em dia as pautas e o momento de tensão vivido no Tocantins entre as lideranças políticas, visando à sucessão estadual em 2026, o desencontro dos Poderes em relação à liberdade de expressão, uma conquista inegociável para os veículos de comunicação, quer seja do agrado ou não da classe política.

 

PALÁCIO ARAGUAIA E OS RELACIONAMENTO INSTITUCIONAIS

 

Em conversas com membros do Palácio Araguaia, Prefeituras de Palmas e de Araguaína, ficou mais que claro que, pelo menos entre seus titulares, não há a menor confiança mútua de um para com o outro.

Toda essa conversa não passa de teatro, segundo essas fontes.

Elas continuam, afirmando que não há, por parte das prefeituras, nenhuma intenção de se aproximar do Palácio Araguaia que, por sua vez, quer que oposição se exploda.

Mais revelações em breve, no mais tardar, em abril...

 

SUBESTIMANDO DORINHA SEABRA

 

Há provas em mãos da senadora Dorinha Seabra de que um auxiliar, próximo ao Palácio Araguaia, trabalha contra a candidatura da senadora ao governo em 2026.

Neste fim de semana, em Gurupi, esse auxiliar deixou suas “impressões digitais” quando o governador Wanderlei Barbosa esteve na cidade, conhecida como “a Capital da Amizade”, acompanhado do presidente da Assembleia, deputado Amélio Cayres e desse auxiliar que vem trabalhando contra a candidatura de Dorinha.

Amélio Cayres, dizem, é candidatíssimo a pré-candidato ao governo...

 

AGORA É COM A PROCURADORIA DA REPÚBLICA I

 

Segundo apurou o Observatório Político de O Paralelo 13 no último fim de semana, 90% das investigações referentes aos inquéritos que geraram operações da Polícia Federal nos três Poderes do Tocantins, aguardam manifestação do Ministério Público Federal, via Procuradoria Geral da República.

Segundo fontes, operações complementares devem ocorrer caso seja necessário, lembrando que o crime de corrupção não prescreve, o que pode colocar muita gente no mesmo “balaio”.

Há fatos de 2018, envolvendo membros da Assembleia Legislativa que ainda serão julgados, segundo documentos aos quais O Paralelo 13 teve acesso, no último fim de semana, em Brasília.

 

AGORA É COM A PROCURADORIA DA REPÚBLICA II

 

São aguardados para estes primeiros 120 dias do ano, muitos movimentos nos inquéritos investigativos, e não está descartada uma megaoperação da Polícia Federal em território tocantinense.

Mesmo membros dos Três Poderes do Estado estando contrariados com a cobertura jornalística por parte da imprensa independente, tudo está sendo monitorado e observado.

O Observatório Político de O Paralelo 13 está atento, e não aceita mordaça nem intimidações de quem quer que seja.

2025 promete...

 

PF QUER INCLUIR SENADOR EM INVESTIGAÇÃO I

 

A Polícia Federal (PF) solicitou a abertura de um inquérito para investigar possíveis desvios relacionados à destinação de emendas parlamentares do senador Eduardo Gomes (PL-TO), atual 1º vice-presidente do Senado e ex-líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional. O pedido foi encaminhado no âmbito da Operação Emendário, que já resultou em denúncias contra três deputados do PL, conforme revelou o site Metrópoles.

A investigação teve um desdobramento significativo após a análise de aparelhos eletrônicos apreendidos durante as diligências. A PF identificou mensagens em que um ex-assessor de Eduardo Gomes cobra o pagamento de valores de Carlos Lopes, funcionário do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA), apontado como operador de um esquema de rateio de emendas entre parlamentares aliados.

 

PF QUER INCLUIR SENADOR EM INVESTIGAÇÃO II

 

A assessoria de Eduardo Gomes negou qualquer irregularidade. Em nota, afirmou que, enquanto relator parcial do orçamento e líder do governo Bolsonaro no Congresso, destinou recursos para vários estados, incluindo o Maranhão. Alegou, ainda, que a única emenda individual do senador para um estado fora do Tocantins foi para o Rio Grande do Sul, devido às chuvas, no valor de R$ 1 milhão.

Sobre Lizoel Bezerra, a assessoria informou que ele atuou apenas como motorista em campanhas políticas do senador, negando qualquer vínculo com o gabinete no Senado.

 

PF QUER INCLUIR SENADOR EM INVESTIGAÇÃO III

 

Por incrível que pareça, a Operação Emendário mira apenas senadores do PL e remonta casos ocorridos entre janeiro e agosto de 2020, como se apenas políticos do PL estivessem envolvidos.

Com a ascensão de Eduardo Gomes à 1ª vice-presidência do Senado, contrariando a vontade e o desejo de muita gente influente, fica notório que essa “movimentação” em uma operação direcionada, está diretamente ligada ao fato do senador tocantinense ter chegado onde chegou na política nacional.

Como é sabido por todos, o presidente Lula e vários investigados pela Operação Lava Jato tiveram suas condenações anuladas por “irregularidades na obtenção de provas” por parte do braço investigativo da Justiça, que é a Polícia Federal.

Como o jogo virou, agora mira-se apenas em quadros de um partido específico. Mais precisamente, no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ônus da prova, é da acusação...

 

TRANSPARÊNCIA

 

Não só a população tocantinense, mas a imprensa, fornecedores e prestadores de serviço, aguardam, por parte do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, um “extrato financeiro” do que foi deixado pela gestão anterior, de Cinthia Ribeiro.

De preferência, tudo em detalhes, inclusive restos a pagar, empenhos anulados e a legalidade de tudo o que foi feito, financeiramente falando. E não bastam apenas números. É preciso que haja transparência no que vier ao conhecimento público, inclusive sobre os 300 milhões de reais em dívidas...

Fato ou fake news?

 

SEMIPRESIDENCIALISMO GANHA FORÇA NO CONGRESSO NACIONAL

 

O semipresidencialismo voltou a ser pauta nos Três Poderes após os deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicanos-MG) protocolarem, na Câmara, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema na última quinta-feira (6).

No modelo semipresidencialista, há uma divisão de poderes. O presidente da República atua como “chefe de Estado” e divide o poder com um primeiro-ministro, que seria um “chefe de governo” escolhido pelo Congresso Nacional.

A medida foi impulsionada pelo apoio do novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que fez acenos de simpatia ao modelo de governo. Outros 181 parlamentares também foram favoráveis e assinaram a PEC.

Na justificativa da proposta, os autores argumentam que o novo sistema evitará que, em caso de uma crise institucional envolvendo o presidente da República, o Brasil enfrente as “prolongadas e incertas crises institucionais que antecederam as quedas de [Fernando] Collor e Dilma [Rousseff] e acabam afetando, também, todo o quadro econômico brasileiro”.

 

GLEISI DIZ QUE SEMIPRESIDENCIALISMO É “MEDO DO POVO”

 

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, criticou neste domingo, 9, a proposta de emenda à constituição (PEC) que institui o semipresidencialismo no País. O modelo é alternativo ao presidencialismo e dá mais poder ao Congresso em questões como o plano de governo e Orçamento da União.

Para a petista, a proposta do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) pretende "tirar da maioria da população o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar". "É muito medo da soberania do povo", disse Gleisi no X (antigo Twitter).

 

RONALDO CAIADO: “É SÓ CORTAR O PT”

 

Em um vídeo divulgado na noite de sexta-feira (7), o governador Ronaldo Caiado critica as medidas econômicas do governo Lula e responsabiliza os altos gastos federais pela inflação crescente. A gravação viralizou nas redes sociais e trouxe à tona uma crítica ao presidente Lula, especialmente após declarações dele sobre a alta dos preços dos alimentos.

Caiado ironiza as palavras de Lula sobre a sugestão de os brasileiros cortarem produtos caros para reduzir a inflação. “O brasileiro dormiu sonhando com a picanha e acordou sem poder comprar uma caixa de ovos. Essa alta é culpa dos gastos descontrolados do governo federal, que pressionam a inflação”, afirma o governador. Ele completa, dizendo que, ao invés de reduzir os gastos, o governo prefere repassar o custo para a população.

“Se o governo não consegue controlar a inflação, é só cortar o PT”, disse Caiado.

 

Mais nesta categoria: COLUNA FIQUE POR DENTRO