COLUNA FIQUE POR DENTRO: CARLESSE E O ELEFANTE VERMELHO

Posted On Sexta, 30 Agosto 2019 14:52
Avalie este item
(0 votos)

PONTE DE SOB RISCO

Infelizmente, nada ainda está garantido para a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional.  Um imbróglio envolvendo o Ministério Público Federal, impede o governo do Estado de contratar a empresa Rivolly, ganhadora da concorrência realizada no governo passado, pode inviabilizar, pelo menos temporariamente – o que, para os portuenses já é tempo demais!

 

Mesmo com todo o empenho do governador Mauro Carlesse, que resolveu todo o problema financeiro para dar início à obra, um problema jurídico, na esfera federal,  está emperrando os esforços.

 

Mais detalhes sobre essa má notícia em nosso editorial, ,a próxima segunda-feira.

 

MDB DE PORTO NACIONAL

As promessas do MDB de Porto Nacional de surpresas na sucessão municipal são muitas. A candidatura própria parece estar bem perto de se tornar realidade, e deve vir do ramo do agronegócio.

 

O presidente do Diretório Municipal, Arlindo Almeida, tem se reunido constantemente com o presidente estadual da legenda, Marcelo Miranda, recebendo orientações e discutindo estratégias.

 

Nesta semana, houve uma reunião entre Arlindo e um grupo de empresários do setor que, praticamente, bateu o martelo quanto à candidatura própria.

 

 

PSDB ESTADUAL DE OLHO NO FUTURO

O PSDB tocantinense pode pactuar um grande acordo político interno e se tornar um partido grande e forte após as eleições municipais de 2020.

 

Quem nos revelou isso foi um dos caciques-mor, com assento em todas as reuniões.

 

O presidente estadual da legenda, ex-senador Ataídes Oliveira, pode buscar um entendimento com a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro. Quem também pode entrar no circuito é o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que vinha dando sinais de distanciamento do comando estadual da sigla.

 

Laurez pode ter como candidato á sucessor o empresário mais bem sucedido da região, Oswaldo Stival, o maior empregador e pagador de impostos da cidade, e o maior exportador de carne do Estado, com mais de 20 países como clientes.

 

Ainda segundo o que nos revelou o cacique, Ataídes foi convidado pelo ministro da economia, Paulo Guedes, para fazer parte da equipe da Pasta.

 

PINDORAMA

 

O ex-prefeito de Pindorama por dois mandatos, Antônio Sérgio, em um bate-papo informal, esta semana, em Palmas, afirmou textualmente que o prefeito só não faz uma boa administração se for “ladrão, incompetente, não tiver uma boa equipe e não tiver planejamento”.

 

Segundo ele, quando foi prefeito da cidade, entre 1989 e 1992 e entre 1997 e 2000, apenas com os parcos recursos do município, conseguiu construir o prédio da prefeitura, a praça, 13 escolas, a rodoviária, a praça da Igreja, construí e equipou o hospital da cidade, em parceria com o governo federal, entre outras obras.

 

Perguntado se pretende disputar um novo mandato no próximo ano, Antônio respondeu que tem residência e fazenda em Pindorama, mas que está com muitos compromisso profissionais em Palmas e em outras localidades no Tocantins e em estados vizinhos, mas deixou escapar, com um sorriso maroto, que “o futuro a Deus pertence”!

 

O PRÉ-SAL DO TOCANTINS

O Estado receberá, ainda este ano, a primeira parcela dos 375 milhões de reais a que tem direito, oriundos dos royalties do pré-sal.

 

Vêm por aí, também, outros recursos referentes às emendas impositivas e individuais, mais outros milhões da área da Segurança Pública.

 

Os cofres estaduais receberão, também nos próximos meses, os recursos para o pagamento do décimo terceiro salários dos servidores, uma meta traçada por Mauro Carlesse.

 

Todo esse aporte financeiro só está sendo possível graças à atuação da equipe da secretaria da Fazenda, comandada pelo secretário Sandro Henrique Armando, que tomou para si o desafio de fazer com que o Estado feche o ano com as finanças equilibradas.

 

Só não se pode esquecer que esse mérito tem que ser dividido com os Poderes Legislativos Estadual e Federal, independente de governistas ou oposicionistas, pois todos contribuíram.  O que é bom para o Tocantins!

 

 

CARLESSE E O ELEFANTE VERMELHO

Um rombo de mais de 68 milhões de reais.  Essa é a realidade a Agência Tocantinense de Saneamento – ATS –, transformada em cabide de empregos, que vem gravando investimentos onde deveria estar atuante e se transformou em um verdadeiro “elefante vermelho” para o governo do Estado.

 

Caso o governador Mauro Carlesse não fulmine esse “elefante”, o Estado corre o risco de ver o rombo financeiro chegar á casa dos 87 milhões de reais, sem contar com uma folha de pagamento com mais de 277 “servidores”.

 

Na Capital e no interior a ATS custa cerca de 743 mil reais mensais, sem contar com as obrigações sociais e custos como combustível, locação de veículos (12 veículos ao custo de 2.500 reais cada), passagens aéreas e diárias.

 

Os 51 municípios “atendidos” pela ATS apontam a falta de investimentos e o sucateamento do equipamento. 

 

A ATS é presida, pasmem, por um funcionário efetivo da Saneago, em Goiânia, Goiás, com um singelo salário na casa dos 38 mil reais, mas que não tem nenhum ato, como gestor, sendo investigado ou denunciado.

 

Enquanto isso, proprietários de caminhões pipa que prestaram serviços à ATS estão com dívidas nos postos de abastecimento, com funcionários e estão sendo “vítimas” de uma auditoria.

 

Trocando em miúdos, é o dinheiro do contribuinte tocantinense indo, literalmente, pelo ralo. É muita maldade com os humildes e sofredores tocantinenses...

 

Última modificação em Sexta, 30 Agosto 2019 17:01