VICENTINHO COM BOLSONARO
O ex-senador Vicentinho Alves recebeu uma ligação, no último sábado (24), do celular privativo do presidente da República, Jair Bolsonaro, lhe convidando para um café da manhã nesta terça-feira (27).
Segundo fontes, Vicentinho já se encontra em Brasília. Mesmo sem mandato, Vicentinho manteve forte influência na cúpula do PR nacional e um ótimo trânsito em todo o Congresso.
Deve vir coisa boa por aí.
COISAS DISTINTAS
É preciso que se saiba separar o Sistema de Saúde Pública do Tocantins do Plan Saúde. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
O novo secretário de Saúde não tem nada a ver com os recursos do Plan Saúde. No momento, a secretaria prepara uma frente de ações para por fim à fila de milhares de pacientes à espera de cirurgias e outros procedimentos. Um gargalo de anos, herdado de governos anteriores.
O Sistema de Saúde do Estado encontra-se sucateado e necessita de um grande investimento não só de recursos, mas de técnicos e profissionais.
O governador Mauro Carlesse deve anunciar, em breve, boas notícias para a área da Saúde Pública do Tocantins.
PLAN SAÚDE
Já sobre o Plan Saúde as apurações sobre irregularidades e atos não republicanos, nocivos aos recursos do órgão estão sendo levantados pelos competentes membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas do estado.
Os dois órgãos investigam, em processos distintos, cada um dentro das suas atribuições e autonomia.
OAB SE MANIFESTA
O presidente da OAB –TO, Gedeon Pitaluga, ouviu a população e já se posicionou em relação à repercussão do áudio sobre as supostas irregularidades com recursos da Saúde.
A entidade oficiou na sexta-feira, 23, o secretário de Administração, Edson Cabral, para pedir que preste os “esclarecimentos que entender necessários” sobre o caso.
SITUAÇÃO PRECÁRIA EM ARAGUAÍNA
Pacientes reclamam da espera por cirurgias e das condições de acomodação no Hospital Regional de Araguaína, norte do Tocantins. Um jovem gravou um vídeo mostrando a situação no hospital com vários pacientes espalhados pelos corredores. Os pacientes também reclamam do atraso nas cirurgias ortopédicas. Segundo eles, o problema foi causado por causa de equipamentos quebrados.
SABATINA
O plenário da Assembleia aprovou, requerimento do parlamentar Waldemar Júnior (MDB) que convoca o secretário estadual da Administração, Edson Cabral, e o diretor do Plan Saúde, Ineijaim José de Brito Siqueira. Eles vão prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema de corrupção no órgão revelado em um áudio.
A sabatina será nesta terça-feira, 27, a partir das 9 da manhã na Casa de Leis. Os deputados querem tirar as dúvidas e ter acesso a dados sobre o Plano.
GREVE NA SEGURANÇA?
A Secretaria de Segurança Pública do Estado disse que reconhece que se tratam de justas reinvindicações para melhorias das atividades da polícia e que não tem medido esforços para melhor atender a categoria . “A SSP-TO tem efetuado esforços para reduzir despesas, melhorar a gestão e cumprir os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como condição para poder ampliar os benefícios perseguidos pelas categorias, como os adicionais e indenizações” acrescenta a nota.
A nota é referente ás decisões do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), em Assembleia Geral realizada na última sexta-feira, 23, em avaliarem uma possível paralisação caso demandas da classe não sejam atendidas.
PLANTAÕ DE 24 HORAS
O senador Eduardo Gomes tem se mostrado um guerreiro de plantão 24h por dia em defesa dos interesses do Tocantins.
Gomes está muito animado com o andamento do processo de concessão do empréstimo da Caixa Econômica Federal ao governo do Estado, que irá beneficiar os 139 municípios, além do adicional de 130 milhões para a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional.
Uma fonte palaciana nos informou, no último sábado, que o governo do estado tem recursos em caixa separados exclusivamente para o início das obras da nova ponte.
Amanhã teremos mais detalhes em uma matéria exclusiva sobre o fato, pois, até o fim desta segunda-feira o senador Eduardo Gomes pode ter boas notícias sobre o empréstimo para as obras que o povo tanto precisa.