Imprimir esta página

Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de workshop sobre produção de frutas e hortaliças e entrega kits de sementes do programa Mesa Farta

Posted On Sábado, 18 Outubro 2025 05:02
Avalie este item
(0 votos)
Durante a 1ª edição do workshop HortifruTO, governador Laurez Moreira entregou kits de sementes para fortalecer a agricultura familiar em Palmas; Durante a 1ª edição do workshop HortifruTO, governador Laurez Moreira entregou kits de sementes para fortalecer a agricultura familiar em Palmas; Fotos: Ademir dos Anjos

Programação do HortifruTO foi voltada para tecnologias e técnicas avançadas de produção, incluindo palestras, oficinas e atividades de campo

 

 

Por Guilherme Lima

 

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta sexta-feira, 17, da 1ª edição do workshop HortifruTO, voltado ao fortalecimento da produção de hortaliças e frutas no entorno de Palmas. Durante a ação, realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, o chefe do Executivo fez a entrega simbólica de kits do programa Mesa Farta.

 

O evento reuniu cerca de 300 pequenos produtores, público-alvo da ação promovida pelo Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Pesca e Aquicultura (Sepea), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e demais instituições.

 

Ação foi realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas

 

Na ocasião, Laurez Moreira destacou as iniciativas do Estado para trazer mais condições e qualidade de vida para os trabalhadores do campo. “Nós sabemos da importância da agricultura familiar e queremos que o pequeno produtor tenha a mesma oportunidade do grande. Vamos mapear o estado e ajudar cada um com o seu trabalho. É prioridade do nosso governo ajudar, orientar e cuidar do pequeno produtor”, pontuou.

 

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum, enfatizou a importância do evento para impulsionar os pequenos produtores da região. “Nosso principal objetivo é capacitar o agricultor familiar e também os nossos técnicos, para que possamos integrar produção, comercialização e, futuramente, industrialização. Este dia de campo foi pensado exatamente para isso”, evidenciou.

 

Programação do HortifruTO incluiu palestras, oficinas e atividades de campo divididas em dois circuitos temáticos

 

“Vejo essa capacitação como uma aliada importante do nosso trabalho com os agricultores familiares do Tocantins. Precisamos ampliar o uso desses insumos e garantir que cheguem, de fato, aos produtores”, salientou o presidente do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana.

 

HortifruTO

 

Workshop oferta uma programação voltada às tecnologias e técnicas avançadas de produção

 

O workshop HortifruTO ofertou, durante toda esta sexta-feira, 17, uma programação voltada às tecnologias e às técnicas avançadas de produção, incluindo palestras, oficinas e atividades de campo divididas em dois circuitos temáticos. Além dos pequenos produtores da região, o workshop reuniu associações e comunidades rurais, técnicos, acadêmicos e pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

O evento também abordou estratégias de comercialização e acesso a mercados, com palestras sobre compras institucionais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e formas de transformar a produção tradicional em negócio lucrativo.

 

Domingos Alves Neto, natural do Piauí, vive no Tocantins há 35 anos com a esposa Francisca Maria da Silva Alves. No terreno onde moram, na região do Coqueirinho, zona de chácaras de Palmas, o casal cultiva milho, feijão, mandioca, abóbora, maxixe, quiabo e jiló, produtos que são comercializados diretamente com os vizinhos. “É um conhecimento que aprendemos aqui e levamos para a nossa comunidade. Esse ensinamento eu repasso também para os outros, acho muito bom”, expressou o produtor Domingos Alves.

 

O casal participou das oficinas e de outras atividades da programação. “Foi uma experiência muito enriquecedora, sempre tive contato com o campo e nunca tivemos a oportunidade de aprender assuntos tão importantes”, comentou a produtora Francisca Maria.

 

Mesa Farta

 

Os kits do programa Mesa Farta contêm sementes de arroz, feijão, milho e frutas, e foram entregues aos representantes da Associação dos Produtores Agrofamiliares de Palmas (Asproagro) e do Assentamento Mariana. A iniciativa foi coordenada pela Seagro e pelo Ruraltins, com os objetivos de fortalecer a agricultura familiar, estimular a geração de renda e garantir a produção de alimentos de qualidade.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)