Boletim aponta Dianópolis liderando os índices de desmatamento no período, respondendo por 20,35% da área desmatada, seguido pelo Jalapão, que foi responsável por 18,93%.
Por Fábia Lázaro
O Tocantins tem alcançado, mais uma vez, uma significativa redução do desmatamento em seu território, tanto no Bioma Amazônico quanto no Cerrado. De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA), com base nos registros do sistema de alerta Deter/Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, verificou-se uma redução de 43,4% nos últimos cinco meses, de agosto a dezembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, 2023, considerando tanto o desmatamento legal quanto o ilegal.
No período analisado, a área desmatada foi de 396,83 km², enquanto no mesmo intervalo do ano anterior, esse número chegou a 701,61 km². A maior redução ocorreu no Bioma Amazônico, com uma queda de 44,1%, seguido pelo Bioma Cerrado, que registrou uma diminuição de 43,4% entre agosto e dezembro de 2024, em comparação ao período homólogo de 2023.
Em relação aos municípios, Dianópolis, localizado na região Sudeste do estado, lidera os índices de desmatamento no período, respondendo por 20,35% da área desmatada, seguido pelo Jalapão, que foi responsável por 18,93%. No mesmo período do ano passado, o Jalapão ocupava a liderança com 32,13%, enquanto Dianópolis aparecia em segundo lugar com 19,01%. Atualmente, a terceira posição é ocupada por Rio Formoso, com 17,97% de desmatamento.
Secretário Marcello Lelis atribui queda no desmatamento ao esforço conjunto envolvendo os órgãos ambientais, junto com a comunidade e o setor produtivo. Foto: Whashington Luiz
"Os resultados apresentados demonstram que as políticas públicas adotadas pelo governo do Tocantins estão no caminho certo para combater o desmatamento. A redução expressiva registrada tanto nos dois biomas é reflexo de um trabalho integrado entre o poder público, as comunidades locais e o setor produtivo. Continuaremos investindo em tecnologia, monitoramento e conscientização ambiental para garantir que esse progresso se mantenha e avancemos ainda mais na preservação dos nossos recursos naturais", comemora o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
O boletim, publicado mensalmente com dados do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA), apresenta uma análise comparativa do desmatamento no estado, abrangendo oito microrregiões: Bico do Papagaio, Araguaína, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Jalapão, Rio Formoso, Gurupi e Dianópolis.
Os dados utilizados no Boletim são fornecidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e sistematizados pelo CIGMA/Semarh. Além disso, o Boletim conta com gráficos e mapas que ilustram a distribuição do desmatamento, facilitando a visualização dos dados por região e por bioma.
Apreensão foi realizada no município de Ipueiras em resposta a uma denúncia
Por Andréa Marques
Em atendimento a uma denúncia, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou entre os dias 21 e 24, a operação Guardiões do Lago, com foco no combate à pesca ilegal durante o período da Piracema. A ação, que abrangeu os municípios da área do Lago UHE Lajeado, resultou na apreensão de 2.150 kg de pescado da espécie mapará, oito freezers, um veículo, uma embarcação, um motor de popa e 600 metros de redes de emalhar. Os infratores, que planejavam comercializar o pescado no estado da Bahia, foram presos pela Polícia Militar, que deu apoio à ação, e receberam uma multa de R$ 170.000,00.
No município de Ipueiras, a equipe de fiscalização, coordenada pelo fiscal ambiental Jusley Caetano, realizou um monitoramento diuturno e flagrou pescadores realizando atividades ilegais às margens do rio Tocantins. Durante a operação, três pessoas foram flagradas com 200 kg de pescado e 600 metros de redes de emalhar. Um dos infratores conseguiu fugir, enquanto os outros dois foram detidos.
Pescado doado ao pastor da igreja Assembleia de Deus – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins
Os infratores indicaram o local onde o pescado estava sendo armazenado até sua comercialização, levando a equipe de fiscalização até o depósito, onde foram encontrados oito freezers lotados com o pescado ilegal, totalizando 2.150 kg da espécie mapará. Os peixes foram apreendidos e os responsáveis foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia de Porto Nacional, onde foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de pescar durante o período da Piracema, e permanecerão à disposição da Justiça, assim como todos os materiais apreendidos.
A pesca durante a Piracema é proibida por lei para garantir a reprodução das espécies e preservar o equilíbrio do ecossistema aquático. “A pesca predatória é um crime grave, que compromete o equilíbrio ambiental. Estamos intensificando as fiscalizações para proteger nossos recursos naturais e garantir a preservação da biodiversidade”, destacou Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins.
O fiscal ambiental do Naturatins, Jusley Caetano, ressaltou a importância de ações como essa para garantir a preservação dos peixes durante o período reprodutivo. “A operação foi essencial para evitar danos irreparáveis ao meio ambiente. Nossa missão é conscientizar e punir práticas que comprometam a biodiversidade local”, destacou.
O pescado apreendido foi doado a instituições beneficentes, igrejas e à Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. O pastor Robson Santos, da Igreja Assembleia de Deus, ressaltou a importância dessa doação para o trabalho social realizado pela igreja. “Essas doações nos permitem ampliar a assistência às comunidades carentes. É gratificante ver o apoio que recebemos para ajudar quem mais precisa”, afirmou.
Conforme o gerente Cândido José, a operação Guardiões do Lago reforça o compromisso do Naturatins em proteger o meio ambiente e combater práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade do Tocantins.
Reunião do chefe do Executivo com equipe de governo e representantes de outros órgãos federais e instituições financeiras ocorreu virtualmente na manhã desta sexta-feira, 24
Por Guilherme Lima e Jarbas Coutinho
Ações emergenciais sobre a situação da ponte Juscelino Kubitschek, entre Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, foram discutidas nesta sexta-feira, 24, pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e sua equipe de governo. O chefe do Executivo estadual está em missão na Suíça, mas participou da reunião de forma virtual, momento em que determinou que medidas urgentes fossem tomadas em relação ao transporte na área afetada.
No encontro, ficou estabelecido que o Governo do Tocantins vai atuar para providenciar a travessia de pessoas de forma gratuita entre os dois municípios, já para a próxima semana. Outro ponto discutido na reunião foi a destinação de recursos para Aguiarnópolis provenientes do Banco da Amazônia (Basa), por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Governador Wanderlei Barbosa, que está em missão na Suíça, participou virtualmente da reunião que definiu ações emergenciais para Aguiarnópolis
"Estamos atuando de forma emergencial para auxiliar as empresas e a população de Aguiarnópolis após o desabamento da ponte JK. Determinei que a nossa equipe avalie a situação da cooperativa que opera as voadeiras, pequenas embarcações, usadas na travessia diária. Também solicitei à PGE [Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins] que agilize as medidas jurídicas necessárias para garantir as travessias gratuitas, evitando que os moradores tenham seus orçamentos comprometidos", pontuou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, ressaltou que, por determinação do governador, será feito um aporte financeiro ao município de Aguiarnópolis para solucionar a travessia gratuita na localidade. “Reunimos com o governador, que está em missão na Suíça, para tratar de ações emergenciais em Aguiarnópolis e região. Apesar de a ponte ser uma jurisdição federal, o Governo do Tocantins decidiu adotar ações imediatas para minimizar as dificuldades locais, incluindo a travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito. Um aporte será feito ao município para garantir que a travessia esteja em funcionamento o mais breve possível”, enfatizou.
A reunião contou com a participação de toda a equipe de governo, representada pela secretarias estaduais, e outros órgãos federais e instituições financeiras, que discutiram ainda o convênio para destinação de R$ 300 milhões voltados à agricultura familiar no Tocantins. A ação trata-se de uma parceria do Governo do Tocantins, do Banco da Amazônia (Basa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que visa fortalecer pequenos agricultores por meio de crédito com condições especiais do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Pronaf para agricultores de Aguiarnópolis
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, reforçou que as medidas emergenciais serão adotadas para garantir a travessia gratuita
Por conta da situação emergencial, ficou definido que o município de Aguiarnópolis receberá prioridade na destinação de recursos proveniente do Pronaf. O superintendente regional do Basa no Tocantins, Edmar Bernaldino, explicou que duas frentes serão desenvolvidas: a primeira, focada na análise dos pedidos dos clientes da cidade que já possuem operações de crédito e enfrentam dificuldades de pagamento; e, a segunda, na concessão da linha de crédito de forma prioritária aos trabalhadores rurais da cidade.
"Estamos priorizando linhas de crédito emergenciais para apoiar os empresários e os produtores rurais de Aguiarnópolis. Montaremos uma força-tarefa, em parceria com a comunidade local e os órgãos estaduais, como a Agência de Fomento, o Ruraltins [Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins] e a Seagro [Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária], para garantir que as ações cheguem rapidamente e minimizem os impactos que já afetam o dia a dia da população após a tragédia da ponte”, evidenciou o superintendente.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou que a pasta vai articular ações com os demais órgãos estaduais na intenção de utilizar recursos para priorizar a produção local de Aguiarnópolis. “Temos um programa que pode ajudar os produtores de Aguiarnópolis, que possuem criação e venda de frangos. Realizaremos um estudo para utilizar recursos dos fundos estaduais, priorizando a aquisição de frangos desses produtores. Esses animais seriam abatidos em frigoríficos parceiros, solucionando os problemas financeiros locais, e distribuídos entre as comunidades mais afetadas e em outras regiões do estado”, destacou.
Governo do Tocantins discute priorizar os recursos do Pronaf para fortalecer a agricultura familiar em Aguiarnópolis
O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly Leite, salientou que a cidade vive um momento emergencial e aponta que as ações do Governo do Tocantins estão chegando em um momento de extrema necessidade para a cidade. “A ação de travessia organizada pela associação dos barqueiros, com o apoio técnico da equipe do Governo do Tocantins, chega em um momento crucial para atender as necessidades da população de Aguiarnópolis e Estreito. Temos uma grande demanda de servidores, alunos, trabalhadores e produtores que dependem dessa travessia. Essa parceria é fundamental para a realização dessa importante iniciativa em nossa cidade”, concluiu o gestor.
Convênio com o Basa
O Governo do Tocantins, em parceria com o Basa e o MDA, está articulando um convênio que destinará R$ 300 milhões para pequenos produtores rurais do estado. Os recursos, disponibilizados pelo Pronaf, têm como objetivo impulsionar a agricultura familiar com linhas de crédito especiais. O acordo integra uma estratégia estadual para fortalecer o setor, fundamental na geração de renda e na segurança alimentar em todos os 139 municípios tocantinenses.
“Além dos R$ 300 milhões que serão destinados para a agricultura familiar, há o aporte de R$ 150 milhões que o Basa estará fazendo na Agência de Fomento para que também atenda aos agricultores familiares em seus diversos aspectos e áreas. Então, é um montante que pode chegar a R$ 450 milhões via Pronaf para os agricultores familiares no estado", explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.
Entre as linhas de crédito disponíveis no Pronaf, destacam-se o Microcrédito Produtivo Orientado Rural (Pronaf B) e o Pronaf A. O Pronaf B oferece até R$ 15 mil para mulheres e R$ 12 mil para homens, com juros de 0,5% ao ano e um desconto de 25% para pagamentos realizados em dia. O Pronaf A é voltado para assentados da reforma agrária e produtores de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, permitindo investimentos de até R$ 50 mil. A gestão desses créditos será intermediada pelo Basa e pela Agência de Fomento do Tocantins, com apoio técnico do Ruraltins para identificar e cadastrar os beneficiários.
Desabamento da ponte JK
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na rodovia federal BR-226, entre Estreito e Aguiarnópolis, é de responsabilidade do Governo Federal e desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Atualmente, não há travessia de veículos entre as cidades. Os motoristas precisam buscar rotas alternativas para cruzar os estados. A travessia pelo rio Tocantins é feita apenas para passageiros, por meio de barcos particulares que cobram passagem dos usuários.
Coordenado pelas equipes da SES-TO, o serviço atendeu 70 pacientes em 2024
Por Luciana Barros
O transplante de córnea ajuda a restaurar a visão, transforma a vida de uma pessoa, proporcionando a retomada de atividades comuns como dirigir, entre outros. Os cidadãos tocantinenses contam com o Banco de Olhos do Tocantins (Boto) que funciona nas dependências do Hospital Geral de Palmas (HGP). O local é responsável pela captação e preservação de tecidos oculares que serão fornecidos à Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) para distribuição, que possibilitará a realização de transplantes que atendam a demanda do Estado e do país.
Atualmente, no Tocantins, 257 pessoas estão na lista de espera para receber o transplante de córnea. Graças ao empenho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o Tocantins alcançou a marca de 416 transplantes de córnea. Só em 2024, foram 70.
A coordenadora do Boto, Ana Beatriz Dias explicou sobre o processo de doação: “a princípio, todas as pessoas entre 2 e 80 anos podem ser doadoras, a equipe fará a avaliação para confirmar. Após a doação ser consentida pela família, a equipe do Banco de Olhos realiza a captação das córneas. Depois da captação, é feita a reconstituição de forma que não altera as características físicas do doador. Após esse procedimento, as córneas serão analisadas dentro do Banco de Olhos, onde ficarão armazenadas em um líquido próprio, enquanto aguardam resultados de exames sorológicos. Diante de um tecido de qualidade e resultados sorológicos negativos, a córnea será distribuída, podendo ser utilizada até 14 dias após o preparo.”
“A captação das córneas pode ser realizada em paciente doador com o coração parado ou com morte encefálica. O transplante de córnea é o procedimento cirúrgico indicado para os casos em que há alteração na transparência ou no formato da córnea e em alguns casos de infecção grave”, acrescentou a especialista.
O Gesseiro Paulo Célio Silva já fez transplante de um olho e aguarda na fila para fazer o outro olho. “Tenho 35 anos e há quase dois anos fiz o transplante de córnea que mudou a minha vida. Hoje tenho uma vida bem melhor, bem mais ativa graças ao transplante. O que eu posso dizer aos familiares que fazem doação é que é um ato que ajuda a gente demais que está na fila, é uma esperança mais na nossa vida”, declarou.
Como ter acesso?
Para que o paciente entre na fila de espera de transplante é necessário que realize uma consulta com oftalmologista que lhe dê indicação para necessidade do procedimento. Com a indicação médica, a pessoa é inserida na fila da Central Estadual de Regulação que a encaminhará para o HGP. No ambulatório do HGP, o oftalmologista fará um laudo médico confirmando a necessidade e encaminhando o paciente para avaliação da equipe de transplante que vai cadastrar o usuário no Sistema Informatizado de Gerenciamento. Seguindo o fluxo, já está na fila da Central Nacional de Transplante.
Desejo de doar
Conforme a coordenadora da CETTO, Suziane Aguiar Crateús Vilela, “é de suma importância que as pessoas falem com a sua família o desejo de doar órgãos e tecidos, pois eles são os únicos que podem autorizar que o procedimento seja realizado. Diversas pessoas aguardam por um transplante e a doação é um ato de amor e empatia ao próximo A doação é um ato nobre, é uma corrente do bem doar sem conhecer quem irá receber. É o sim para vida”.
Por Luciano Moreira
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos segue mostrando que está implantando uma administração séria e coerente na Capital. Durante reunião no Ministério da Saúde neta última quarta-feira, na tarde de 22 de janeiro, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, informou que as dívidas deixadas pela gestão anterior podem alcançar os R$ 300 milhões e que, diante dessa situação, pretende utilizar os recursos públicos disponíveis em áreas prioritárias da Capital, como saúde, educação e infraestrutura.
Eduardo Siqueira Campos, informou que as dívidas deixadas pela gestão anterior podem alcançar os R$ 300 milhões
Estão cancelados os eventos de Carnaval e o Capital da Fé, tradicional evento evangélico. Eduardo disse esperar a compreensão dos públicos dos dois eventos e afirmou que não investirá recursos escassos em áreas não prioritárias enquanto há dívidas e obras urgentes a serem realizadas: “nossa prioridade é assegurar que áreas essenciais tenham condições de funcionamento. Temos três meses de lixo atrasado, três meses de ônibus atrasados e uma série de outros serviços prejudicados por atrasos de pagamento. Não há como ordenar despesa para eventos comemorativos, sabendo o que está acontecendo em áreas primordiais”, afirmou.
DIAGNÓSTICO E PROVIDÊNCIAS
Prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou a reforma da UPA Norte
Eduardo Siqueira Campos anunciou que a situação financeira deixada pela gestão anterior, de Cinthia Ribeiro, impede qualquer tipo de gasto não prioritário num primeiro momento. Segundo o gestor, são mais de 300 milhões de reais em dívidas, e que a prioridade é sanar essas pendências antes de começar a comemorar alguma coisa e que não fará nenhuma loucura que coloque em risco os serviços essenciais à população.
Segundo prefeitura, um diagnóstico completo da situação financeira deixada pela última gestão e as providências a serem tomadas quanto a isso serão apresentadas até o dia 30 de janeiro à população.
Fica óbvio que Eduardo Siqueira Campos não está para brincadeiras. Ao anunciar a medida ele demonstrou estar ciente dos impactos negativos junto aos comerciantes, ambulantes, rede hoteleira e restaurantes, mas que sua preocupação está na população de Palmas como um todo.
Não faria, mesmo, sentido, uma parte da população comemorando o carnaval, uma festividade exclusivamente comercial, enquanto outros sofrem com as mazelas deixadas pela administração passada n área da saúde, por exemplo.
Poucos perdem. Muitos ganham.
E acerta, meritosamente, o prefeito da Capital.