Curso Trabalhador na Operação de Drone prepara os participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão

 

 

Por Cláudio Duarte

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), segue fortalecendo a política de qualificação profissional no Tocantins e ampliando as oportunidades para trabalhadores que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

 

Entre as ações ofertadas, está o curso “Trabalhador na Operação de Drone – Mapeamento Aéreo na Agropecuária”, previsto no Plano Instrucional elaborado pelo Senar Tocantins.

 

A capacitação, de 40 horas, prepara os participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão, uma área em crescente expansão no estado.

 

Aluno Advaldo Nunes disse que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância. Foto - Setas

 

 

A primeira turma foi capacitada de 17 a 21 de novembro, e a segunda turma acontecerá de 1º a 5 de dezembro, já com a capacidade completa. Devido a grande procura, novas turmas serão formadas a partir de janeiro de 2026.

 

Para a secretária da Setas, Ana Carina Souto, promover cursos como este é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento regional: “As ações do Sine unem tecnologia, capacitação e mercado, permitindo que trabalhadores tenham acesso a formação de qualidade e possam disputar vagas em setores cada vez mais competitivos e especializados”.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

O conteúdo inclui desde introdução aos drones, legislação e segurança operacional, até prática de pilotagem, planejamento de voo, mapeamento aéreo e processamento de imagens.

 

O aluno Advaldo Nunes disse que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância: “Eu não tinha nenhum conhecimento do assunto e saio daqui com bastante conhecimento e novas perspectivas”.

 

Secretária Ana Carina Souto disse que promover cursos é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade. Foto - Márcio Vieira/Governo do Tocantins

 

A formação integra teoria e prática, garantindo que o aluno conclua o curso apto a operar equipamentos e utilizar tecnologias essenciais para o agronegócio moderno.

 

A Gerente de Capacitação, Qualificação e Gestão das Unidades do Sine, Shárina Passos, ressaltou que “com iniciativas como essa, a Setas reafirma seu papel de fomentar oportunidades, ampliar a renda e impulsionar o futuro profissional dos tocantinenses”.

 

 

 

 

Posted On Segunda, 24 Novembro 2025 14:34 Escrito por

Evento contou com moradores do entorno, visitantes e corredores de diversas regiões do Tocantins e do Pará

 

 

Por Kleidiane Araújo

 

 

O Parque Estadual do Cantão (PEC), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou neste sábado, 22, em Caseara, a 5ª edição da corrida ecológica Corredores do Cantão. O evento contou com a parceria das Prefeituras de Marianópolis e Caseara e reuniu cerca de 150 atletas de diferentes regiões do Tocantins e do Pará, incluindo Palmas, Santana do Araguaia e comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC).

 

A iniciativa teve como objetivo incentivar hábitos saudáveis, aproximar a comunidade do PEC e proporcionar aos atletas uma experiência esportiva em contato direto com a biodiversidade da UC.

 

A largada iniciou com os atletas dos 12 km, seguida pela categoria de 5 km e, por último, pela prova infantil de 1 km modalidades masculina e feminina. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

 

Três primeiras colocadas no percurso de 5 km categoria master feminina - Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

 

O supervisor do PEC, Cleber Cavalcante, destacou a relevância da participação regional e o impacto positivo da ação. “A 5ª edição da Corrida Ecológica do Cantão reforça a importância de aproximar a comunidade das UCs e fortalecer a preservação ambiental. Este evento consolida o Parque como espaço de integração entre contato com a natureza, prática esportiva e incentivo à preservação ambiental. Agradecemos a todos que participaram e prestigiaram essa edição, contribuindo para o sucesso da ação”, afirmou.

 

Durante o evento, o prefeito de Caseara, Marcos Carvalho, destacou a importância da corrida e das parcerias institucionais. “A Corrida Corredores do Cantão aproxima a comunidade do Parque Estadual do Cantão e fortalece iniciativas de preservação ambiental”, disse.

 

A professora Elivane da Silva Brito, moradora da região do Cantão, compartilhou sua experiência como participante. “Foi a minha primeira vez participando da corrida aqui no PEC e a experiência foi simplesmente maravilhosa. Correr em meio à natureza, vivenciando de perto a biodiversidade da fauna e da flora do nosso Cantão, foi algo único”, ressaltou.

 

O agropecuarista Erni Berger, de 72 anos, que já participou de diversas maratonas, celebrou a oportunidade de correr pela primeira vez no Cantão. “Já participei de várias provas ao longo da vida, e foi um presente poder correr aqui no PEC. Fomos abençoados até pela chuva, que caiu em boa parte do Estado e deixou a trilha ainda mais especial. Completar os 12 km neste percurso tão bem preparado foi fantástico, só quem participa entende o quanto essa ação é incrível”, destacou.

 

Entre os atletas visitantes, o servidor público Elias Lima Silva, de Santana do Araguaia/PA, integrante do grupo Amigos da Corrida, também destacou sua experiência. Ele veio acompanhado de outros 13 atletas para prestigiar o evento. “Recebemos o convite e viemos com alegria participar dessa iniciativa na unidade. A organização está de parabéns pelo trabalho realizado em prol do atletismo, tanto no Pará quanto no Tocantins. A trilha é maravilhosa, o contato com a natureza e a recepção calorosa nos surpreenderam”, ressaltou.

 

Entrega de micro-ônibus ao PEC

 

Durante o evento, o PEC recebeu um micro-ônibus adquirido com recursos de compensação ambiental e entregue pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dbap). O veículo será utilizado para atender às demandas da Unidade de Conservação, apoiando o deslocamento das equipes e as ações de gestão, pesquisa e monitoramento da biodiversidade.

 

 

O supervisor do PEC, ressaltou os benefícios do novo veículo para as atividades da unidade.

“Receber esse micro-ônibus é um avanço para o nosso trabalho. Ele vai garantir agilidade no deslocamento das equipes, principalmente nas ações realizadas em campo. Esse reforço vai fazer toda a diferença no nosso dia a dia”, finalizou Cleber Cavalcante.

 

Compensação ambiental

 

Previsto na legislação brasileira, o mecanismo de compensação ambiental tem o objetivo de mitigar os impactos gerados por empreendimentos, promovendo a preservação de áreas sensíveis, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das UCs.

 

 

 

Posted On Segunda, 24 Novembro 2025 14:06 Escrito por

Por Edson Rodrigues

 

 

Neste fim de semana, os bastidores da política tocantinense e a mídia local confirmaram como certa a nomeação do deputado estadual Eduardo Mantoan para assumir a recém-recriada Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas. A pasta, que abrange a capital e mais 20 municípios — Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Lagoa do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Rio dos Bois, Santa Tereza do Tocantins, Silvanópolis e Tocantínia — surge como um novo desafio para o parlamentar, mas também como um risco político.

 

 

Eduardo Mantoan, esposo da ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, atual presidente do PSDB Tocantinense e do PSDB Mulher Nacional, é reconhecido como um deputado atuante, educado e com forte articulação política. Sua nomeação é vista como estratégica para fortalecer o partido em meio a uma crise de sobrevivência. O PSDB, tanto em nível nacional quanto estadual, enfrenta um momento delicado: perdeu seus três governadores e vários deputados federais aguardam a janela eleitoral de abril de 2026 para migrar de partido sem risco de perder o mandato. Em Palmas, dos quatro vereadores eleitos pelo PSDB em 2024, nenhum segue as orientações partidárias estadual ou municipal, todos integrando a base política do prefeito Eduardo Siqueira.

 

NOMINATA

 

 

Apesar dos conflitos internos, a direção estadual liderada por Cinthia Ribeiro, junto com Mantoan, trabalha para construir uma nominata mínima capaz de garantir ao menos a reeleição do deputado. No entanto, paira a dúvida se a secretaria não acabará se tornando um verdadeiro presente de grego. A expressão, que remete ao episódio da Guerra de Troia, simboliza uma dádiva que, em vez de benefício, traz prejuízo. Isso porque a pasta foi recriada sem previsão orçamentária para 2026, o que pode limitar a capacidade de Mantoã de realizar ações efetivas e transformá-la em apenas mais um cabide de empregos, com altos custos de assessores, viagens e diárias.

 

PRESENTE DE GREGO

 

Enquanto Mantoan assume a secretaria, seu suplente Jorge Carneiro ocupará a vaga na Assembleia Legislativa, passando a integrar a folha de pagamento do Legislativo com direito a verbas de representação. O Observatório Político do Paralelo 13 já sinalizou que acompanhará de perto as ações e entregas da secretaria. Para que o cargo não se transforme em um fardo, Mantoan precisará montar uma equipe técnica qualificada, buscar recursos e estabelecer metas claras de gestão, atendendo às demandas dos municípios que compõem a região metropolitana.

 

O futuro dirá se a secretaria será um trampolim político para Eduardo Mantoan ou apenas mais um presente de grego na história recente do PSDB tocantinense.

 

 

Posted On Segunda, 24 Novembro 2025 04:23 Escrito por

REFLEXÃO DE DOMINGO

 

 

Por Edson Rodrigues

 

A administração do prefeito Eduardo Siqueira Campos tem buscado alinhar investimentos e medidas de austeridade às principais demandas da população de Palmas. As iniciativas recentes mostram uma gestão voltada para saúde, agricultura familiar, geração de empregos e responsabilidade fiscal.

 

A entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Buritirana totalmente reformada, equipada, abastecida de medicamentos, modernizada e com atendimento inclusive aos fins de semana, atende a uma reivindicação antiga dos moradores da região. O espaço garante atendimento médico e de enfermagem mais próximo das comunidades, reduzindo deslocamentos e ampliando o acesso a serviços essenciais.

Apoio ao pequeno produtor

 


O anúncio da criação de um Centro de Processamento dos Produtos dos Pequenos Agricultores do Cinturão Verde de Palmas em área cedida pela Embrapa, às margens da TO-030, também no distrito de Buritirana, responde à necessidade de agregar valor à produção rural possibilitando o processamento de pescado, aves, suínos, ovinos e caprinos, com a instalação de três abatedouros distintos, assim como uma fábrica de farinha. Desta forma os pequenos produtores poderão ter a certificação de seus produtos permitindo que sejam comercializados na Capital, nos demais municípios e abrir novos mercados. A medida fortalece a agricultura familiar, que é responsável por grande parte dos alimentos consumidos na cidade, contribui para a segurança alimentar e se soma ao fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal, que garante qualidade e segurança aos alimentos produzidos localmente.

Gestão responsável e corte de gastos

 

Com o chamado “choque de gestão”, Eduardo promoveu a fusão de secretarias e a redução de despesas administrativas. A iniciativa busca equilibrar as contas públicas e garantir que mais recursos sejam direcionados a áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura. Para os moradores, isso significa maior eficiência no uso do dinheiro público.

Emprego e renda

 

Programas como o Palmas Mais Empregos, que já reuniu quase 2 mil currículos e abriu mais de 600 vagas de trabalho em parceria com o Sebrae, CDL e empresários locais. Além disso, Eduardo projeta Palmas como polo logístico nacional, com crescimento populacional planejado e investimentos em infraestrutura. A iniciativa conecta empresas locais a trabalhadores e atende diretamente à necessidade de geração de renda e oportunidades para jovens e adultos.

Atuação política

 

Em meio às movimentações políticas que apontam para a disputa pelo governo do Tocantins em 2026, Eduardo Siqueira Campos mantém o foco em resultados concretos na capital, sem deixar de se posicionar como apoiador da candidatura da senadora Dorinha Seabra. Sua postura voltada apenas aos interesses e demandas da Capital, mesmo em meio às articulações pelo governo do estado em 2026, reforça sua imagem como gestor que busca responder às demandas imediatas da população, sem perder de vista o debate sobre o futuro do Estado.

Cada ação da gestão tem sido apresentada como resposta a necessidades reais da população de Palmas — seja na saúde, na agricultura, no emprego ou na administração pública. O desafio agora é manter o ritmo e garantir que os resultados se consolidem no longo prazo.

Podem falar o que quiser, mas que Eduardo está trabalhando e conquistando cada vez mais a população de Palmas, isso é inegável!

 

 

Posted On Domingo, 23 Novembro 2025 05:33 Escrito por

Na ocasião, o chefe do Executivo também anunciou a autorização para a cobertura da quadra de esportes da entidade que garantirá melhores condições de uso

 

 

Por Fernanda França

 

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, participou neste sábado, 22, da inauguração do Parque Acessível Anna Laura, adotado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas.

 

A obra, doada pelo Projeto Alpapato, tem como objetivo promover integração social, convivência e desenvolvimento para crianças com e sem deficiência. Na ocasião, o governador anunciou a autorização da cobertura da quadra de esportes da instituição que ampliará o atendimento e o conforto dos assistidos.

 

 

“Hoje celebramos muito mais do que a inauguração de um parque, celebramos o respeito à dignidade, ao desenvolvimento e ao direito de cada criança viver plenamente sua infância. A inclusão não é um gesto de boa vontade, é um compromisso do Estado. O Governo do Tocantins já apoia a Apae com servidores cedidos das áreas da saúde, educação e apoio operacional, e vamos seguir fortalecendo essa parceria. Parabenizo o Projeto Alpapato por essa iniciativa transformadora e a Apae por seu trabalho incansável. Este parque é um presente para Palmas, para nossas famílias e para um Tocantins mais humano e acessível para todos”, afirmou o governador, reforçando o anúncio da obra.

 

O chefe do Executivo Estadual enfatizou que a demanda pela cobertura da quadra de esportes da instituição já foi oficialmente acolhida e encaminhada ao secretário de Estado da Educação, presente no evento, para que adote as providências necessárias. “O nosso compromisso está firmado, e o secretário está autorizado a avançar com todas as etapas do projeto. Este é um compromisso do Governo com a Apae de Palmas. Queremos que a unidade se torne uma referência”, declarou Laurez Moreira.

 

Empresário e idealizador do projeto, Rodolfo Henrique Fischer, destacou que este é o décimo parque instalado no Brasil e o primeiro no Tocantins 

 

O idealizador do projeto, o empresário Rodolfo Henrique Fischer, destacou a emoção de ver a iniciativa concretizada na capital tocantinense. “É uma honra estar aqui hoje em Palmas, nesta que é a primeira praça totalmente acessível no Tocantins. Para mim, representa um privilégio e marca mais uma etapa na realização de um objetivo de vida: a homenagem à Ana Laura. Este parque é um presente dela para mim, para nossa família e, principalmente, para os usuários que desfrutarão deste espaço”, ressaltou.

 

Ele também destacou a relevância cultural e social da iniciativa. “Nossa proposta é difundir a ideia e a cultura dos parques acessíveis, ainda pouco comuns. Reforçamos a importância de manter um parque inclusivo, funcional e do uso de materiais orgânicos. Queremos criar um espaço que incentive a convivência entre crianças com e sem deficiência, apoiado em três pilares: socialização, lazer e terapia. A manutenção do parque é um desafio que deve ser assumido por toda a comunidade. Convidamos as crianças a aproveitar este espaço, mas a colaboração de todos é fundamental”, concluiu o empresário Rodolfo Henrique Fischer.

 

De acordo com o Censo do IBGE de 2022, 9,3% da população tocantinense possui algum tipo de deficiência, o que equivale a aproximadamente 146 mil pessoas. Iniciativas como esta ampliam oportunidades de inclusão, fortalecem vínculos sociais e garantem o direito ao lazer acessível, estimulando autonomia, interação e participação plena na comunidade.

 

Presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria, ressaltou que o parque irá permitir que crianças com e sem deficiência convivam, brinquem e se desenvolvam juntas 

 

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria, que atua como voluntária há 19 anos, destacou o esforço coletivo para tornar o parque realidade. “Esse parque é uma grande vitória construída com o esforço de muitas pessoas ao longo dos anos. Quando adotamos o espaço, começamos a buscar as condições necessárias para que a obra se tornasse realidade. Sei o quanto essa instituição transforma vidas e seguimos trabalhando graças ao apoio da comunidade e, especialmente, ao Governo do Tocantins. Sem essa parceria, não conseguiríamos manter os atendimentos e ver esse parque inaugurado me emociona. Essa conquista não é minha, é de todos nós. É fruto de amor, persistência e compromisso com a inclusão”, declarou, agradecendo também a autorização da obra de cobertura da quadra de esportes.

 

A senhora Joana Margarida, mãe de uma criança atípica, explicou que se mudou para Palmas há 12 anos para que o filho pudesse ser atendido pela instituição. “A Apae transforma a vida dos nossos filhos. Eu quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao governador, à primeira-dama, às autoridades e à própria Apae pelo acolhimento, pelo carinho e pela dedicação. Aqui, sinto que nossas crianças são vistas, incluídas e felizes”, declarou, emocionada.

 

Projeto Alpapato - Parque Acessível

 

O Projeto Alpapato - Anna Laura Parques Para Todos, foi criado em homenagem a Anna Laura Petlik Fischer, filha do empresário Rodolfo Henrique Fischer e da psicóloga Cláudia Petlik Fischer, que faleceu aos 3 anos de idade. A iniciativa conta com o apoio de famílias, instituições e empresas e, desde 2014, já doou parques acessíveis em diversas regiões do país, com recursos próprios e compromisso social.

 

O parque permite a convivência de crianças com e sem deficiência, oferecendo brinquedos adaptados que estimulam funções motoras, cognitivas e sensoriais, permitindo que crianças compartilhem brincadeiras e experiências, fortalecendo autoestima, autonomia e inclusão. O espaço promove recreação segura, integração social e atividades inclusivas ao ar livre. Este é o décimo parque instalado no Brasil e o primeiro no Tocantins.

 

 

Posted On Domingo, 23 Novembro 2025 05:21 Escrito por
Página 1 de 1429