Objetivo da campanha é ajudar o consumidor a localizar preços promocionais e incentivar movimentação no comércio local

 

 

Por  Tainara Saraiva

 

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, segue fortalecendo a campanha Natalzão CDL 2025, de valorização do comércio local. Nesta segunda-feira, 24, se inicia a Palmas Black, que marca oficialmente o início da semana de promoções da Black Friday em Palmas e integra, entre outras iniciativas, o Natalzão CDL Palmas 2025.

 

Para quem quer aproveitar as promoções com confiança, basta acessar o aplicativo da CDL Palmas (para Android ou Apple), onde está disponível a lista oficial e atualizada das empresas cadastradas na campanha. Lá, o consumidor encontra lojas de diversos segmentos que participam da Black Friday com ofertas conferidas e verificadas.

 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, esta etapa fortalece e impulsiona a geração de emprego e compras na cidade. “O objetivo da Palmas Black é ajudar o consumidor a identificar quais estabelecimentos realmente estão ofertando preços promocionais verdadeiros, conferidos e validados pela CDL e pela Prefeitura de Palmas, além de incentivar compras no comércio local, como reforça o lema ‘Venha comprar em Palmas’”, ressaltou.

 

Natalzão CDL

 

A campanha Natalzão segue até dezembro, com cupons para sorteios que acontecerão nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de dezembro, com transmissão ao vivo pela TV Norte SBT, pelo canal oficial da CDL Palmas no YouTube e pela Rádio Meio Norte. Neste ano, os participantes concorrem a dois iPhones 16; duas motos CG 160 0 km; duas motos Biz 125cc 0 kme um carro 0 km.

 

Os lojistas interessados em fazer parte da campanha ainda podem entrar em contato com a equipe comercial da CDL Palmas pelo telefone (63) 3221-2000 e adquirir o kit promocional, que inclui materiais de identificação como cartazes, adesivos e cupons, além da possibilidade de expor os prêmios que serão sorteados diretamente nos pontos de vendas.

 

Para os consumidores, participar também é simples: ao realizar compras em uma das lojas participantes, o cliente recebe um cupom com QR-Code. Basta baixar o aplicativo CDL Palmas, realizar o cadastro e registrar o cupom. Após essa etapa, a participação é automaticamente confirmada, e o cupom é impresso na CDL, garantindo a inclusão nos sorteios.

 

 

 

Posted On Terça, 25 Novembro 2025 04:49 Escrito por

Governo do Tocantins iniciou a elaboração do projeto de pavimentação e ligação da TO-110 à MA-376, criando novo corredor turístico e logístico entre os dois estados

 

 

Por Fernanda França

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta segunda-feira, 24, em seu gabinete no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, os prefeitos dos municípios da região do Jalapão para tratar do projeto de pavimentação e integração da rodovia TO-110, que se conectará à MA-376 no Maranhão. A obra criará um novo eixo de mobilidade entre os estados, ampliando o fluxo turístico, fortalecendo a circulação de cargas, reduzindo o isolamento regional e impulsionando o desenvolvimento econômico do Jalapão e de seu entorno.

 

Governador Laurez Moreira destacou a necessidade de organização e investimentos estruturantes na região

 

Durante o encontro, o governador destacou a necessidade de organização e de investimentos estruturantes na região. “Todos sabemos da beleza do nosso Jalapão e da sua importância para o Tocantins e para o Brasil. Por isso, precisamos construir parcerias para apoiar os prefeitos e organizar a região. Não podemos ter cidades com um potencial turístico tão grande e permitir que o acesso entre elas seja desestruturado. Estamos aqui para firmar parcerias, garantir a manutenção das estradas e desenvolver um projeto de urbanismo que dê dignidade, organização e condições de crescimento. Queremos que as pessoas tenham acesso, que possam circular com segurança e que o turismo seja cuidado de forma planejada, responsável e sustentável.”

 

O presidente da Ageto, Antonio Trabulsi, apresentou o andamento das obras já executadas na região e explicou que o projeto da TO-110 avançará até a divisa com o Maranhão. “O Jalapão já tem várias obras em andamento, obras prontas, como a ponte do Rio Vermelho, que hoje já está dando tráfego. O aeroporto de São Félix que já está em fase final, o lote 3, que vai de São Félix até o povoado do Prata, já está com a metade do asfalto pronto, entre outras obras. E em fase de projeto nós temos a região de Lizarda, que foi a determinação do governador hoje, que nós chegássemos até a fronteira do Maranhão. Então nós vamos concluir o projeto e em breve licitaremos essa grande obra.”

 

Prefeitos dos municípios da região do Jalapão e o governador Laurez Moreira discutiram o projeto de pavimentação e integração da rodovia TO-110

 

O prefeito de Lizarda, Marcelo Lustosa, avaliou o impacto da obra para os municípios da região e elogiou o formato de gestão adotado pelo Estado. “Estamos aqui numa reunião que eu considero espetacular. Ficaram muito claros a atenção especial e o respeito do governo para com a região do Jalapão, bem como para os demais municípios. O governador já autorizou os estudos do projeto e da futura ordem de serviço da TO-110. Com isso vai ligar Tocantins, Maranhão e o Nordeste. É uma obra impactante que vai revolucionar o Tocantins para o Brasil.”

 

O deputado federal Vicentinho Júnior, que também participou da reunião, ressaltou a responsabilidade fiscal e a capacidade de investimento do Estado. “O governador se sensibiliza não só com a pauta do Jalapão no que toca ao turismo, mas também com a infraestrutura. Está enxugando o custeio e estão sobrando recursos para investir em obras importantes para o Estado”.

 

Também participaram da reunião o deputado federal Vicentinho Júnior; vice-prefeitos e vereadores

 

Participaram do encontro os prefeitos Kedson Lima, de Ponte Alta do Tocantins; Gercimar Xavier, de São Félix; Jesy Vieira, de Mateiros; Marcelo Lustosa, de Lizarda; e Mateus Coelho, de Novo Acordo, acompanhados de vice-prefeitos e vereadores, além do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas.

 

 

Posted On Terça, 25 Novembro 2025 04:40 Escrito por

Fortalecimento da cooperação técnica deve ampliar o mapeamento geológico e impulsionar novos projetos para o setor mineral tocantinense

 

 

Por Lidieth Sanchez

 

 

O presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Júlio Edstron Secundino Santos, e a gerente de Relações Institucionais da Mineratins, Isabel Carvalho, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 24, em Brasília/DF, com o presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, e sua equipe. O encontro teve como objetivos reforçar a cooperação técnica já existente entre as instituições e avançar na construção de novas parcerias para o desenvolvimento mineral do Tocantins.

 

Durante a reunião, o presidente Júlio apresentou o cenário de expansão do setor mineral no estado e detalhou a proposta de ampliação do Acordo de Cooperação Técnica entre a Mineratins e o SGB. O foco principal é acelerar o mapeamento geológico de alta resolução, fortalecer a pesquisa de minerais estratégicos e fomentar a identificação de depósitos minerais de classe mundial no território tocantinense.

 

O SGB é a instituição pública responsável por produzir e difundir conhecimento geocientífico que orienta políticas públicas, atrai investimentos e fortalece setores como mineração, recursos hídricos e gestão territorial. No Tocantins, o SGB realiza um mapeamento geológico que cobre cerca de 48 mil km², contribuindo para ampliar a base de dados sobre o subsolo e apoiar o desenvolvimento sustentável. Em paralelo, o Estado trabalha para fortalecer pequenos produtores, que representam 97% da atividade mineral, por meio da criação de linhas de crédito destinadas a evitar paralisações por falta de equipamentos, garantindo um ciclo contínuo de crescimento para o setor.

 

Parceria entre o Tocantins e o SGB, abre caminho para mais investimentos em pesquisa geológica, apoio aos pequenos produtores e expansão da mineração sustentável no Estado.

 

O presidente Júlio ressaltou que a pesquisa geológica é a base de todo o desenvolvimento mineral. “O objetivo do Estado é promover o desenvolvimento da mineração como uma estratégia alinhada ao desenvolvimento sustentável, ampliando o conhecimento geocientífico e criando condições mais sólidas para atrair investimentos responsáveis. O nosso objetivo é fazer do Tocantins uma referência nacional em mineração responsável, alinhada às boas práticas ambientais, sociais e econômicas”, pontuou.

 

Mineração, agronegócio e potencial estratégico do Tocantins

 

Além do fortalecimento da base geológica, a reunião também abordou a integração entre mineração e agronegócio, dois setores que caminham juntos no Tocantins e compartilham desafios e oportunidades. No campo agropecuário, foi destacado que o Estado busca expandir sua produção sem ampliar a área plantada, o que torna indispensável o uso de remineralizadores de solo.

 

Nesse contexto, o Tocantins pode optar entre importar insumos ou desenvolver sua própria cadeia mineral, opção considerada mais estratégica. Produzir internamente permite abastecer o mercado local com preços competitivos e, ao mesmo tempo, gerar excedentes destinados a outras regiões, como Bahia, Mato Grosso e Piauí, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e fortalecimento da indústria mineral tocantinense.

 

Plano de Geologia do Brasil

 

Em âmbito nacional, o SGB atua orientado pelo Plano de Geologia do Brasil (PlanGeo), um planejamento decenal que define as áreas prioritárias para mapeamento e pesquisa geocientífica. Durante a reunião, o presidente do SGB, Valdir Silveira, afirmou que o Tocantins está entre as prioridades da PlanGeo, devido ao seu potencial mineral, à importância estratégica no Matopiba e à sua capacidade de atender tanto a demanda por minerais estratégicos quanto às necessidades do agronegócio. Essa priorização reforça a relevância da parceria entre o Estado e o SGB para ampliar o conhecimento geológico e impulsionar projetos estruturantes de desenvolvimento.

 

O presidente do SGB, Valdir Silveira, afirmou que o Tocantins também está entre as prioridades da instituição. “Reforço que vamos continuar sendo um parceiro estratégico nesse caminho da pesquisa e do desenvolvimento mineral do estado. O estado tem potencial para crescer, fortalecer seu papel no Matopiba e atender tanto a demanda por minerais estratégicos quanto às necessidades do agronegócio, especialmente na produção de remineralizadores e corretivos de solo”, afirmou o presidente.

 

Com o fortalecimento da parceria entre o Tocantins e o Serviço Geológico do Brasil, o Estado avança para consolidar uma base técnica mais sólida, capaz de orientar investimentos, ampliar oportunidades e impulsionar um desenvolvimento mineral sustentável. A integração entre pesquisa, planejamento e cooperação institucional cria as condições para transformar o potencial geológico tocantinense em resultados concretos para a economia e para a população, reafirmando o compromisso com uma política mineral moderna e estratégica.

 

 

 

Posted On Terça, 25 Novembro 2025 04:32 Escrito por

Curso Trabalhador na Operação de Drone prepara os participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão

 

 

Por Cláudio Duarte

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), segue fortalecendo a política de qualificação profissional no Tocantins e ampliando as oportunidades para trabalhadores que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

 

Entre as ações ofertadas, está o curso “Trabalhador na Operação de Drone – Mapeamento Aéreo na Agropecuária”, previsto no Plano Instrucional elaborado pelo Senar Tocantins.

 

A capacitação, de 40 horas, prepara os participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão, uma área em crescente expansão no estado.

 

Aluno Advaldo Nunes disse que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância. Foto - Setas

 

 

A primeira turma foi capacitada de 17 a 21 de novembro, e a segunda turma acontecerá de 1º a 5 de dezembro, já com a capacidade completa. Devido a grande procura, novas turmas serão formadas a partir de janeiro de 2026.

 

Para a secretária da Setas, Ana Carina Souto, promover cursos como este é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento regional: “As ações do Sine unem tecnologia, capacitação e mercado, permitindo que trabalhadores tenham acesso a formação de qualidade e possam disputar vagas em setores cada vez mais competitivos e especializados”.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

O conteúdo inclui desde introdução aos drones, legislação e segurança operacional, até prática de pilotagem, planejamento de voo, mapeamento aéreo e processamento de imagens.

 

O aluno Advaldo Nunes disse que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância: “Eu não tinha nenhum conhecimento do assunto e saio daqui com bastante conhecimento e novas perspectivas”.

 

Secretária Ana Carina Souto disse que promover cursos é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade. Foto - Márcio Vieira/Governo do Tocantins

 

A formação integra teoria e prática, garantindo que o aluno conclua o curso apto a operar equipamentos e utilizar tecnologias essenciais para o agronegócio moderno.

 

A Gerente de Capacitação, Qualificação e Gestão das Unidades do Sine, Shárina Passos, ressaltou que “com iniciativas como essa, a Setas reafirma seu papel de fomentar oportunidades, ampliar a renda e impulsionar o futuro profissional dos tocantinenses”.

 

 

 

 

Posted On Segunda, 24 Novembro 2025 14:34 Escrito por

Evento contou com moradores do entorno, visitantes e corredores de diversas regiões do Tocantins e do Pará

 

 

Por Kleidiane Araújo

 

 

O Parque Estadual do Cantão (PEC), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou neste sábado, 22, em Caseara, a 5ª edição da corrida ecológica Corredores do Cantão. O evento contou com a parceria das Prefeituras de Marianópolis e Caseara e reuniu cerca de 150 atletas de diferentes regiões do Tocantins e do Pará, incluindo Palmas, Santana do Araguaia e comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC).

 

A iniciativa teve como objetivo incentivar hábitos saudáveis, aproximar a comunidade do PEC e proporcionar aos atletas uma experiência esportiva em contato direto com a biodiversidade da UC.

 

A largada iniciou com os atletas dos 12 km, seguida pela categoria de 5 km e, por último, pela prova infantil de 1 km modalidades masculina e feminina. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

 

Três primeiras colocadas no percurso de 5 km categoria master feminina - Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

 

O supervisor do PEC, Cleber Cavalcante, destacou a relevância da participação regional e o impacto positivo da ação. “A 5ª edição da Corrida Ecológica do Cantão reforça a importância de aproximar a comunidade das UCs e fortalecer a preservação ambiental. Este evento consolida o Parque como espaço de integração entre contato com a natureza, prática esportiva e incentivo à preservação ambiental. Agradecemos a todos que participaram e prestigiaram essa edição, contribuindo para o sucesso da ação”, afirmou.

 

Durante o evento, o prefeito de Caseara, Marcos Carvalho, destacou a importância da corrida e das parcerias institucionais. “A Corrida Corredores do Cantão aproxima a comunidade do Parque Estadual do Cantão e fortalece iniciativas de preservação ambiental”, disse.

 

A professora Elivane da Silva Brito, moradora da região do Cantão, compartilhou sua experiência como participante. “Foi a minha primeira vez participando da corrida aqui no PEC e a experiência foi simplesmente maravilhosa. Correr em meio à natureza, vivenciando de perto a biodiversidade da fauna e da flora do nosso Cantão, foi algo único”, ressaltou.

 

O agropecuarista Erni Berger, de 72 anos, que já participou de diversas maratonas, celebrou a oportunidade de correr pela primeira vez no Cantão. “Já participei de várias provas ao longo da vida, e foi um presente poder correr aqui no PEC. Fomos abençoados até pela chuva, que caiu em boa parte do Estado e deixou a trilha ainda mais especial. Completar os 12 km neste percurso tão bem preparado foi fantástico, só quem participa entende o quanto essa ação é incrível”, destacou.

 

Entre os atletas visitantes, o servidor público Elias Lima Silva, de Santana do Araguaia/PA, integrante do grupo Amigos da Corrida, também destacou sua experiência. Ele veio acompanhado de outros 13 atletas para prestigiar o evento. “Recebemos o convite e viemos com alegria participar dessa iniciativa na unidade. A organização está de parabéns pelo trabalho realizado em prol do atletismo, tanto no Pará quanto no Tocantins. A trilha é maravilhosa, o contato com a natureza e a recepção calorosa nos surpreenderam”, ressaltou.

 

Entrega de micro-ônibus ao PEC

 

Durante o evento, o PEC recebeu um micro-ônibus adquirido com recursos de compensação ambiental e entregue pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dbap). O veículo será utilizado para atender às demandas da Unidade de Conservação, apoiando o deslocamento das equipes e as ações de gestão, pesquisa e monitoramento da biodiversidade.

 

 

O supervisor do PEC, ressaltou os benefícios do novo veículo para as atividades da unidade.

“Receber esse micro-ônibus é um avanço para o nosso trabalho. Ele vai garantir agilidade no deslocamento das equipes, principalmente nas ações realizadas em campo. Esse reforço vai fazer toda a diferença no nosso dia a dia”, finalizou Cleber Cavalcante.

 

Compensação ambiental

 

Previsto na legislação brasileira, o mecanismo de compensação ambiental tem o objetivo de mitigar os impactos gerados por empreendimentos, promovendo a preservação de áreas sensíveis, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das UCs.

 

 

 

Posted On Segunda, 24 Novembro 2025 14:06 Escrito por
Página 1 de 1430