Escolas da rede estadual promovem realinhamento de conteúdos na Diretoria Regional de Gurupi

Posted On Quarta, 26 Outubro 2016 10:18
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Por Leila Novais
As supervisoras escolares e assessoras de currículo da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi estão nas escolas jurisdicionadas à regional para acompanhar o desenvolvimento das atividades de realinhamento de conteúdos. Esta ação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) visa fortalecer o sistema de ensino e aprendizado, a partir do diagnóstico educacional traçado por meio das avaliações e dos simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizados em setembro nas escolas da rede estadual.
O trabalho na DRE de Gurupi está sendo feito por meio do acompanhamento das ações do plano de trabalho realizado após as avaliações diagnósticas aplicadas para alunos do 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª serie do ensino médio (este com o foco específico para o Enem).
A supervisora escolar, Rejane Akitaya, acompanhou a Escola Estadual Elesbão Lima, de Dueré, e observou o trabalho docente com os conteúdos escolares, fazendo orientações para que sejam priorizados os conteúdos que são pré-requisitos para o ano/série seguinte.
Para a supervisora, este acompanhamento tem como objetivo orientar as escolas sobre as formas de readequar os conteúdos programáticos com base nos apontamentos do diagnóstico educacional de cada unidade, tendo como base as avaliações já aplicadas. “Está sendo muito importante para as escolas perceberem e identificarem o que foi aprendido e buscar novas formas de trabalhar os conteúdos que não foram bem absorvidos pelos alunos”, disse.
Oficina Em Formoso do Araguaia, a professora Enedina Venâncio Corrêa Barrios vem conquistando a atenção dos alunos de Língua Portuguesa e Redação com uma oficina pedagógica voltada para o fortalecimento do aprendizado nessas áreas. A partir de uma abordagem diferenciada, a professora conquista a atenção dos alunos e promove o aprendizado em duas áreas que eles apresentam dificuldades na hora de realizar o exame. “Temos encontrado mecanismos para direcionar esses alunos por meio de oficinas com temas que possibilitam um melhor desempenho no Enem”, destacou.