Por Philipe Bastos
Parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o realinhamento de conteúdos foi pensado como forma de fortalecer a aprendizagem em áreas do conhecimento que os alunos tenham mais dificuldade. A ação é implementada nas escolas a partir dos resultados obtidos nas avaliações diagnósticas aplicadas no mês de setembro em todas as escolas da rede estadual de ensino.
Na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso, o realinhamento de conteúdos vem sendo desenvolvido nas escolas, tendo como orientação os resultados das avaliações diagnósticas da Seduc. De acordo com o diretor regional, Neivon Bezerra, o realinhamento é necessário para que os alunos possam assimilar melhor os conteúdos em que enfrentam dificuldades de aprendizado.
“Seguindo as orientações da Seduc, as escolas avaliaram os alunos em todas as fases. A partir dessa avaliação, foi possível constatar os déficits na aprendizagem dos alunos e seguir, então, para um trabalho de fortalecimento dos conteúdos que os alunos tiveram mais dificuldade em aprender. Na nossa avaliação, essa é uma importante oportunidade que as escolas têm para trabalhar aqueles conteúdos que os alunos não conseguiram assimilar”, pontuou o diretor.
Neivon Bezerra frisou que as ações de realinhamento de conteúdos nas escolas são acompanhadas pela Diretoria Regional de Educação. Segundo o diretor, técnicos da DRE vão periodicamente às unidades educacionais para sanar dúvidas e realizar orientações quanto aos procedimentos que devem ser adotados. “Desta forma nós, da diretoria de Paraíso, pensamos que, na primeira avaliação que formos realizar, poderemos encontrar resultados educacionais melhores”, pontuou.
Ação na escola
Uma das escolas que já iniciou o processo de realinhamento dos conteúdos e fortalecimento da aprendizagem dos alunos foi a Escola de Tempo Integral Trajano Coelho Neto. Na unidade educacional, os professores vêm trabalhando interdisciplinarmente os conteúdos que os alunos apresentaram maior dificuldade de aprendizado.
Na escola, assim como em outras unidades educacionais, os conteúdos são trabalhados de maneira mais intensiva a partir da avaliação diagnóstica realizada em setembro. De acordo com a diretora, Ana Maria Vieira Fernandes, todas as fases escolares foram avaliadas e estão recebendo aulas de reforço. “Fizemos um planejamento em cima das dificuldades dos alunos do 4º ao 9º ano”, destacou.
Desta forma, a partir dos resultados das avaliações, foi pensada uma forma de trabalhar a compreensão e a interpretação de texto (dificuldades encontradas na disciplina de Língua Portuguesa) e a área de cálculo de maneira interdisciplinar. “Na disciplina de Música, por exemplo, o professor trabalha a interpretação da canção passada aos alunos. Da mesma forma, na disciplina de Teatro, nós trabalhamos o raciocínio lógico”, explicou a diretora.
Avaliação
Nesta segunda-feira, 7, a direção da Escola Trajano Coelho Neto realizou sua primeira avaliação após o realinhamento de conteúdos. “A partir daí, iremos ver em que áreas devemos aprimorar ainda mais esse trabalho”, finalizou Ana Maria Vieira Fernandes.