Imprimir esta página

NARRATIVAS DO VEREADOR DR. VINÍCIUS SOBRE NOVEMBRO AZUL NÃO SE CONFIRMAM

Posted On Terça, 25 Novembro 2025 15:04
Avalie este item
(0 votos)

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Já dizia o saudoso Ulysses Guimarães, um dos maiores políticos que o Brasil já produziu, conhecido como o “senhor Diretas”, por sua luta incansável contra a ditadura e pela Democracia, e presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988: “triste do governo que não tem uma oposição séria”.

 

A frase refletia a sua visão de que a oposição é essencial para o fortalecimento da Democracia, funcionando como um contraponto necessário ao governo e garantindo equilíbrio institucional. Segundo Ulysses Guimarães, governos sem oposição séria tendem a se acomodar, perder o senso crítico e enfraquecer o processo democrático.

 

Dentro desse contexto, o governo de Palmas, confiado pela população a Eduardo Siqueira Campos, com 78.673 votos, ou 53,03 % dos eleitores da Capital, tem no vereador Vinícius Pires (Republicanos), eleito com 2.227 votos, ou 1,38% dos eleitores, a figura, até agora, de um opositor aguerrido e esforçado. Infelizmente, ainda não se pode classificar o vereador como um representante da “oposição séria” da sentença proferida por Ulysses Guimarães.

 

 

Vinícius Pires  (foto) é médico, filho do ex-vice-governador Raimundo Boi e da ex-vereadora Warner Pires, curiosamente personagens políticos da história do Tocantins que construíram seus currículos graças à ligação umbilical com o saudoso ex-governador José Wilson Siqueira Campos, pai do atual prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, alvo de pronunciamentos diários de Vinícius Pires, na tribuna da Câmara Municipal da Capital.

 

Antenado e atuante nas redes sociais, é lá, além da tribuna da Câmara, que Vinícius faz suas observações, em tom de denúncia oposicionista, o que transforma suas narrativas em assunto nas rodas de conversa, esquinas, e famílias.

 

BÚSSOLA

 

Gestões inteligentes, como é o caso de Palmas, usam os fatos apontados pela oposição como “denúncias” ou “inoperância” como bússolas, a orientar a equipe de governo a agir em falhas ou casos pontuais. E Vinícius Pires só não se enquadra na “oposição séria”, da frase de Ulysses Guimarães, talvez por inexperiência, talvez por ímpeto, porque levanta na tribuna da Câmara Municipal e nas suas redes sociais, fatos e versões que, às vezes, carecem de embasamento ou de apuração, para que sejam verdadeiros e realmente beneficiem a população, e acaba prestando um desserviço à comunidade.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13, que busca, sempre, a verdade para manter seu compromisso com a população, faz, obrigatoriamente, apurações de todos os fatos políticos que surgem no dia a dia, para que, açodado pela urgência do “furo jornalístico”, ou seja, conseguir levar em primeira mão os fatos de interesse da população, não cometa o “pecado capital” da comunicação de massa, que é dar como notícia um fato inverídico.

 

 

E o vereador Vinícius Pires, que é médico e, há de se elogiar, presta serviços comunitários, atendendo gratuitamente, pessoas carentes de Palmas e de outros municípios, acabou por evidenciar fatos pouco apurados, sem embasamento, justamente da área médica da prefeitura de Palmas.

 

O vereador do Republicanos publicou em suas redes sociais o vídeo de seu pronunciamento feito na Câmara Municipal em que afirma que “o Novembro Azul (mês em que se reforçam ações preventivas à saúde masculina, em especial ao câncer de próstata) de 2025 em Palmas praticamente não existiu”. Ele ainda afirmou que a gestão municipal está abandonando a saúde do homem. Segundo o parlamentar, nenhuma ação essencial foi realizada.

 

Nas palavras de Vinícius Pires, “PSA? Não tem. Biópsia de próstata? Não tem. Rede conveniada? Não existe”, criticando uma suposta falta de planejamento e acusando a gestão de agir apenas quando pressionada. Usando de uma falta de humildade e revestido pelo deslumbramento dos principiantes que chegam ao poder, o vereador trouxe para si importância e capacidade que em nenhuma legislatura que já passou pela Câmara Municipal de Palmas, sequer foi insinuada por um vereador, certamente sob a certeza de ter sua imagem associada à prepotência e à falta de bom senso. Vinícius Pires afirmou que “(a prefeitura de Palmas) só funciona quando a gente (ele, Vinícius Pires) sobe na tribuna pra cobrar. Eu (Vinícius Pires) estou cansado de gerir o município da tribuna.”

 

Ao, obviamente, buscar o posicionamento da prefeitura de Palmas em relação a um fato tão contundente e importante, o Observatório Político de O Paralelo 13 recebeu da secretaria de Comunicação apenas uma matéria, publicada no portal da própria prefeitura e replicada por vários veículos de comunicação, ainda no mês de outubro, com toda a programação e planejamento de ações do “Novembro Azul 2025” feitas cuidadosa e criteriosamente pela equipe da secretaria da Saúde do Município.

 

Publicamos, abaixo, a programação que vem sendo realizada com total sucesso e engajamento da população na prevenção e conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata.

 

Programação

 

 

13/11 (quinta-feira)

 

  • USF Sarah Leylane – até às 18 horas

 

Palestra, roda de conversa, consultas com médico e enfermeiras, teste rápido para IST’s e vacinação

 

  • USF José Luiz Otaviani (Arno 33 – 307 Norte) – até às 21 horas

 

Consultas médicas, enfermagem, testes rápidos ISTs e coleta de exames de sangue.

 

  • USF Arno 41 (403 Norte) – das 18 às 22 horas

 

Palestras sobre as IST’s (Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C) e planejamento familiar e reprodutivo, além de atualização vacinal, encaminhamento para vasectomia, testagem rápida, avaliação odontológica e consulta médica.

 

17/11 (segunda-feira)

 

  • USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 – 1206 Sul) – das 18 às 21 horas

 

Educação em saúde, serviços de avaliação médica e solicitação de exames, avaliação odontológica, consultas de nutrição, planejamento reprodutivo (vasectomia), realização de testes rápidos e sorteio de brindes, auriculoterapia e ventosa.

 

18/11 (terça-feira)

 

  • USF Arno 44 (409 Norte) – das 16 às 20 horas

 

Acolhimento das participantes, distribuição de folders informativos, educação em saúde com dinâmicas, oferta de testes rápidos de IST’s, aferição de pressão arterial e de glicemia, consulta médica, consulta odontológica, orientações individuais e encaminhamentos, solicitação de exames laboratoriais, além de planejamento familiar para solicitação de vasectomia.

 

19/11 (quarta-feira)

 

  • USF Jardim Aureny II – das 7 às 13 horas

 

Tem deixado às quartas-feiras para atendimento em livre demanda para os homens.

 

  • USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) – das 8h30 às 10 horas

 

Dia D com consulta de enfermagem, solicitação de exames, testes rápidos, solicitação de vasectomia, auriculoterapia, alongamento e avaliação odontológica.

 

  • USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul) – das 18 às 21 horas

 

Atividades voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças com atendimentos e orientações sobre o cuidado integral à saúde masculina, atendimento odontológico, testes de ISTs.

 

  • USF Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) – das 18 às 22 horas

 

Solicitação de exames, atualização vacinal, realização de teste rápido de ISTs e avaliação odontológica.

 

  • USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)

 

Palestras, atendimento individual, testes rápidos para ISTs e vacinação.

 

25/11 (terça-feira)

 

  • Arse 82 (806 Sul) – a partir das 9h30

 

Processo para vasectomia.

 

  • USF Arne 53 (406 Norte) – das 13 às 19 horas. Obs: esta unidade está funcionando na USF Deise de Fátima Araújo de Paula, localizada na Arse 13 (108 Sul)

 

Rodas de conversas acerca do cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de violência e acidentes, oferta de testes rápidos de IST’s e atendimento médico e odontólogo somente para homens.

 

  • USF Morada do Sol – das 14 às 18 horas

 

Palestra com equipe multiprofissional, consulta médica, solicitação de exames, avaliação odontológica e realização de testes rápidos de ISTs.

 

  • USF Santa Fé – das 13 às 19 horas

 

Avaliação odontológica, vacinação, teste rápido, solicitação de exames e amostra de exames.

 

26/11 (quarta-feira)

 

  • USF Jardim Aureny II – das 7 às 13 horas

 

Dia D do novembro azul com atendimentos com toda a equipe voltados para o cuidado com a saúde do homem em livre demanda, palestra, dinâmica, lanche e brinde.

 

  • USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) – das 17 às 21 horas

 

Palestra educativa sobre cuidados da saúde do homem e orientações sobre saúde mental e sexual, dinâmicas, além de consulta médica e de enfermagem, testagem rápida de IST ‘s, solicitação de exames de rotina e vacinação.

 

  • USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu) – das 18 às 21 horas

 

Realização de testes rápidos de ISTs, avaliação de exames laboratoriais e palestras sobre cuidados da saúde do homem.

 

27/11 (quinta-feira)

 

  • USF Arno 42 (405 Norte) – das 8 às 12 horas

 

Palestra de odontologia, práticas corporais com foco no autocuidado com educador físico, atendimento médico, testes de IST´s, coffee break, sorteio de brindes.

 

  • USF Sarah Leylane – das 8 às 18 horas

 

Palestra, roda de conversa, consultas com médico e enfermeiras, teste rápido para IST’s e vacinação

 

  • Arse 82 (806 Sul) – das 8h10 às 19 horas

 

Atendimento médico agendado e demanda espontânea, consulta odontológica agendada e livre demanda, atendimento de enfermagem em livre demanda, atividade com multiprofissionais da educação física e fisioterapia.

 

  • Laurides Lima Milhomem (Aureny III) – das 8 às 12 horas

 

Atendimento médico e orientações sobre a saúde do homem.

 

  • USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – das 14 às 19 horas

 

Educação em saúde sobre cuidados preventivos de câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testagem de ISTs e atualização vacinal.

 

  • USF Arno 41 (403 Norte) – das 18 às 22 horas

 

Palestras sobre as IST’s (Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C) e sobre câncer de próstata e pênis, além de atualização vacinal, encaminhamento para vasectomia, testagem rápida, avaliação odontológica e consulta médica.

 

28/11 (sexta-feira)

 

  • USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – das 14 às 19 horas

 

Educação em saúde sobre cuidados preventivos de câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testagem de ISTs e atualização vacinal.

 

AINDA HÁ TEMPO

 

Lembramos ao vereador Vinícius Pires que, se ele, por acaso, não encontrou essas informações na imprensa nem no site da prefeitura, ainda há tempo para que ele próprio, com médico e como homem, vá conferir in loco, e até se beneficiar dessas ações desenvolvidas pela prefeitura de Palmas, já que sua especialidade médica não é a oncologia, que trata da prevenção ao câncer , inclusive o de próstata.

 

E aproveite para se especializar, mais, na sua nova função de vereador da Capital do Tocantins.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)