Por Edson Rodrigues
A Direção Estadual do PMDB, na pessoa do seu presidente, Derval de Paiva, e demais membros, juntamente com a presidente do PMDB Mulher, deputada federal Josi Nunes, com as bênçãos do Palácio Araguaia, na pessoa do governador Marcelo Miranda, têm tentado de tudo para tornar o partido legalmente constituído e trazer de volta a harmonia e a união da legenda na cidade.
Mas, até agora, todos os esforços estão sendo em vão, pois, em Porto Nacional, ainda não existe legalmente perante ao TRE, pois não tem Diretório constituído, não possui sede, muito menos Comissão Provisória instalada. São várias vertentes ideológicas de digladiando entre si, de uma forma tão intensa, que a “força tarefa” palaciana preferiu “lavar as mãos”, simplesmente por não ter interlocutores disponíveis, por não ter a quem orientar, desprestigiando a todos ou quase todos os peemedebistas portuenses fiéis ao governador Marcelo Miranda, ao PMDB Mulher e a velha guarda do partido na cidade.
Ex-prefeitos, ex-deputados e vários ex-vereadores tendem a apoiar a candidatura de Joaquim Maia. Já outra ala, mais jovem, está dividida entre as candidaturas do ex-prefeito Paulo Mourão e do deputado estadual Ricardo Aires.
Apesar de negar que seja candidato a prefeito, Paulo Mourão, sabe-se que ele é um grande estrategista, sabe esconder muito bem suas reais intenções e reúne grande musculatura política para a disputa eleitoral.
Já Ricardo Aires não pode ser ignorado, pois é filho de família tradicional, com vários primos, tios e outros parentes tendo ocupado cargos eletivos, o que mostra que seu grupo tem votos. O próprio Ricardo, é um político que, apesar de jovem, tem vasta experiência política, tendo suas origens ainda nos movimentos estudantis e já tendo sido secretário estadual, além de bom profissional da área jurídica. Seu trabalho é a busca do apoio do PMDB de Porto Nacional e, também, do próprio Paulo Mourão, caso este não seja, realmente, candidato.
Confirmado esse cenário, Ricardo Aires espera contar, ainda, com as bênçãos do Palácio Araguaia e do governador Marcelo Miranda.
DECISÃO SAIRÁ EM BREVE
Uma fonte ligada à cúpula do PMD palaciano nos informou que nesta segunda-feira, 11, estará sendo marcada uma reunião com as principais lideranças do PMDB portuense para que, de uma forma definitiva, saia uma decisão sobre a linha a ser adotada pela legenda na cidade.
Por telefone, o presidente estadual do PMDB, Derval de Paiva, nos passou o seguinte posicionamento: “ a intenção é que nesses próximos dias estejamos “fumando o cachimbo da paz” em Porto Nacional. Estamos conversando, dialogando, articulando, há tempos, com as principais lideranças na cidade, e posso afirmar que estamos bem próximos d um desfecho satisfatório para todos”, finalizou.
Por ser um ano eleitoral, com peculiaridades legais, o PMDB não tem mais tempo hábil para ter um cabeça de chapa, um candidato próprio para prefeito em Porto Nacional, mas se unir forças a outros partidos, com o grande poder de barganha do seu tempo no horário eleitoral gratuito, mesmo com as novas regras, o partido tem a chance de indicar um candidato a vice com chances reais de eleição, além de abrir a possibilidade de eleição de dois ou três vereadores,
Isso tudo, voltamos a ressaltar, com o apoio do Palácio Araguaia.
O tempo é o senhor de todas as razões.
Quem te viu quem te vê, PMDB de Porto Nacional.....
.