O prefeito Otoniel Andrade e o Governo do Tocantins formalizaram grandes parcerias que estão transformando Porto Nacional

Posted On Terça, 09 Setembro 2014 10:29
Avalie este item
(0 votos)

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, está realizando uma das mais transformativas administrações municipais da história portuense e de todo o Estado do Tocantins, implantado grandes projetos de expressivo alcance social, ao mesmo tempo em que vem dotando o município de respeitável infraestrutura, isso sem esquecer de outros setores, como a Educação, que já se mostra de qualidade e, a Saúde, altamente qualificada. Grande parte destas iniciativas está sendo implantada graças a parcerias firmadas com o governador Sandoval Cardos, que tem se mostrado um líder municipalista, comprometido com a busca diuturna de mais qualidade de vida para todos, indistintamente, e consequentemente de mais  cidadania para toda a sociedade tocantinense.    


Por Edivaldo Rodrigues

A união destes dois jovens gestores, o prefeito Otoniel Andrade e o governador Sandoval Cardoso, escreve uma página desenvolvimentista em favor de Porto Nacional, que não mais aceita a condição de um município adormecido eternamente no seu berço histórico, e por isso luta diuturnamente para sua definitiva consolidação de polo do agronegócio, centro de educação superior, nova fronteira da industrialização e principalmente um marco centenário de um povo que quer, todos os dias, tremular a bandeira das conquistas de mais cidadania que, direta e indiretamente, estão cimentando um futuro mais igualitário.

Parcerias

Logo que assumiu o Governo do Tocantins, Sandoval Cardoso procurou o prefeito Otoniel Andrade e desse entendimento grandes iniciativas administrativas foram concretizadas. Para se ter uma ideia, uma significativa parceria já recuperou todas as estradas vicinais do município, destacando-se aí a construção de pontes e bueiros de concreto em regiões que ficaram isoladas por cerca de oitos. Além disso, várias patrulhas mecanizadas, contando com tratores, caminhões e implementos agrícolas, estão no campo atendendo os pequenos e médios agricultores, que hoje, com a produção da agricultura familiar e outras ações implementadas no setor, influencia positivamente na economia local.

Recuperação de ruas e avenidas

O Programa Pró-Município, uma das mais ousadas ações administrativas de um governo estadual em todo o Brasil, está levando aos municípios tocantinenses milhares de metros quadrados de micro revestimento asfáltico, que estão recuperando ruas e avenidas das cidades, o que vem beneficiando, direta e indiretamente, comunidades inteiras, que por anos a fio sofreram com os estragos das chuvas sem a possibilidade de manutenção destas vias por parte das prefeituras, que a cada mês são ainda mais desassistidas com cortes desestimulantes nos repasses constitucionais do Governo Federal.

Porto Nacional é um ótimo exemplo desta parceria via Pró-Município. Com a implantação deste programa, idealizado pelo governador Sandoval Cardoso, estão sendo recuperadas quase que a totalidade de ruas e avenidas da cidade, que já receberam e vão continuar recebendo cerca de um milhão e duzentos mil de metros quadrados de micro-revestimento asfáltico, complementados com sinalização vertical e horizontal, o que permite segurança no tráfego e beleza estática, certamente elevando a auto estima do povo portuense.

Mais asfalto

Ainda na área de infraestrutura básica, a parceria entre o prefeito Otoniel Andrade e o governador Sandoval Cardoso, está consolidando um dos maiores investimentos do setor público em todo o Estado do Tocantins. Por iniciativa destes dois ousados gestores, os setores Vila Nova, São Vicente, Nova Capital, Jardins dos Ipês, Parque da Liberdade e Novo Horizonte, vão receber (obras em andamento), cerca de 26 milhões de reais para a execução de 170 mil metros quadrados de obras de pavimentação asfáltica e 10 quilômetros de construção de macro drenagem para a canalização das águas pluviais que sempre atormentaram as famílias aquela região, que por décadas ficaram desassistidas.

Esgoto Sanitário

Na busca incessante de mais qualidade de vida para a comunidade portuense, o prefeito Otoniel Andrade e o governador Sandoval Cardoso, através da Foz/Saneatins, estão investindo cerca de 24 milhões na implantação de um ousado projeto de esgoto sanitário e requalificação de rede de água em Porto Nacional. Esta iniciativa, está beneficiando milhares de famílias que residem nos bairros: Jardim Querido, Santa Helena, Jardim Brasília, Vila Nova, Alto da Colina, Vila Porto Imperial, Setor São Vicente, Centro e Centro Histórico. Estas obras, somadas as já executadas, promoverão mais de 80% de área da  coberta, atendendo quase que a totalidade da cidade com tratamento de esgoto. Com isso, Porto Nacional passa a ser a mais atendida com este beneficio em de todo o Estado do Tocantins e se classifica como uma das únicas cidades nestas condições em toda na Região Norte do Brasil.

Turismo

Na área cultural, esportiva e de lazer, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, se juntaram em parcerias para a implantação do projeto da Temporada da Praia Porto Real 2014. Por meio da Secretaria Estadual dos Esportes e da Adtur – Agencia de Desenvolvimento do Turismo do Tocantins, foi possível realizar o mais badalado e animado verão neste oásis de alegria, o que contagiou cerca de 30 mil turistas a cada final de semana, o que proporcionou um grande aquecimento na economia local.               

Opinião

“É por tudo isso que está acontecendo em favor do desenvolvimento de Porto Nacional que, a cada dia, solidifico minha admiração pelo governador Sandoval Cardoso, que com poucos meses à frente do executivo estadual, vem proporcionado grande ações em favor da nossa gente”, sintetizou o prefeito Otoniel Andrade, afirmando ainda: “O povo portuense está grato com estas iniciativas, que com certeza irão continuar no seu segundo mandato, pois tenho certeza que ele sairá vitorioso em 5 de outubro, dada a sua capacidade administrativa, que vem transformando todo o Estado do Tocantins, com centenas de obras em andamento”, concluiu.