Com uma população de 228.297 habitantes e mais de 156 mil eleitores, no qual representa 15% de todo o eleitorado do Tocantins, a capital mais nova do Brasil. definirá o resultado das eleições para o cargo de governador do Estado.
Por Edson Rodrigues
Nos últimos meses o que as coligações, imprensa, e candidatos tem feito consideravelmente são as pesquisas de opinião. Cerca de mais de 14 pesquisas ibope já foram divulgadas e veiculadas.
Os institutos também são vários, sendo que até o momento já foram mencionados quatro institutos do Estado e os demais de São Paulo, Brasília e Goiás.
Não cabe a nós afirmar ou suspeitar da idoneidade de cada pesquisa, uma vez que é um trabalho minucioso, que requer atenção para elaborar, e tabular os resultados, além é claro da margem de erros que é sempre divulgada pelo veículo.
Apesar das divergências das pesquisas, de diversas críticas, e opiniões a respeito, não temos dúvida e podemos afirmar com precisão que a Capital, com uma população de 228.297 habitantes e mais de 156 mil eleitores, no qual representa 15% de todo o eleitorado do Tocantins, definirá o resultado das eleições para o cargo de governador do Estado.
Fundada em 20 de maio de 1989, Palmas tem o maior colégio eleitoral do Tocantins. Hoje conta com seis canais de televisão com programação local. Cinco emissoras de rádio FM, além dos principais blogs e jornais impressos com um PIB – Produto Interno Bruto de mais de R$ 4.000.000,00, PIB per capita- R$ 17.203,00. Com base nisso na Capital concentra-se a maior disputa das urnas e a vitória do futuro governador.
Independentemente da vantagem de votos que um candidato tiver sobre os demais nos colégios eleitorais, não será suficiente para desbancar o colégio de Palmas caso a diferença seja muito grande.
O eleitor de Palmas
Num breve diagnóstico feito sobre o perfil do eleitor de Palmas, a primeira conclusão que chegamos é que a sua maioria não é tocantinense. Mais de 70% são pessoas que votam na Capital, com idade entre 25 a 60 anos, são de outros estados do País.
Mais de 90% dos eleitores com residência em Palmas, não estão filiados em um partido político. 42,3% são funcionários públicos, nas esferas municipal, estadual ou federal. Quem não trabalha em algum órgão, geralmente tem um membro familiar que ocupe função pública.
Destes mais de 42% de funcionários, o número de profissionais efetivos é irrisório. Mais de 15% da população vive do trabalho informal, ainda assim o levantamento realizado pelo IBGE, por meio do Cadastro Geral de Empresas aponta que número de empresas cresceu aproximadamente 14% em relação ao quantitativo do ano anterior. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também são bastante positivos.
Mais de 50% das pessoas possuem dívidas no comércio, mas com as prestações em dias, Palmas é considerada a Capital onde 92% das pessoas pagam suas contas em dias.
Agora cabe aos eleitores e principalmente candidatos de Palmas enfatizarem seus trabalhos na capital e aguardar o tão esperado resultado em 5 de outubro.