O Instituto SKALA, reconhecidamente uma empresa respeitada e conceituada no Tocantins, realizou uma Pesquisa de Opinião Pública no município de Tocantinópolis, que tem uma população estimada em 23.141 habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e com 15.337, eleitores, conforme o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, órgão onde esta pesquisa foi registrada sob o número TO-08802/2016, com metodologia estimulada, apontando uma margem de erro de 3.0%, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
Da Redação
O levantamento, que no último dia 19 de setembro e entrevistou 335 pessoas, adotou o sistema de amostragem de probabilidade ao tamanho como seleção de eleitores a serem entrevistados, utilizando-se de cotas proporcionais em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, nível de escolaridade e renda familiar. Os trabalhos de campo foram realizados por entrevistadores selecionados e treinados pela supervisão de campo do Instituto SKALA.
Resultado Geral
Segundo o Instituto SKALA, quando foi perguntado: Qual a sua avaliação sobre a administração do prefeito de sua cidade? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Ótimo – 5,6%; Bom – 28,2%; Regular – 44,4%; Ruim – 8,8% e Péssimo – 12,9%.
Quando a pergunta foi: Você aprova ou desaprova a administração do prefeito de sua cidade? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Aprovada – 58%; Desaprovada – 34%; Não sabe- 6,5%.
Quando o Instituto SKALA mediu o quesito Intenção de voto, questionando o eleitor em que ele votaria para prefeito de Tocantinópolis nestas eleições, os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Paulinho do Bonifácio obteve 45,3%; Eurivaldo pontuou com 20,6%; Leolinda apareceu com 11,5% e Roberlan Cokim conseguiu 3,5% Professor Ednaldo 1,8 . O quesito Indeciso registrou 16,8% e Não Opinaram marcou 0,6%.
Na oportunidade em que os pesquisadores perguntaram ao eleitor de Tocantinópolis: Dos cinco nomes, em qual você não votaria de jeito nenhum? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Roberam Cokim aparece com 25,6%; Leolinda pontuou com 14,1%; Paulinho do Bonifácio obteve 11,8%; Eurivaldo marcou 10,6% e Professor Ednaldo conseguiu 4,4%. Os que disseram não rejeitar ninguém indicaram 26,5% e Não Opinaram 7,1%.