Pesquisa indica que 92% dos tocantinenses não assistem programação nem o noticiário via TV local

Posted On Quinta, 21 Agosto 2014 17:38
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Uma pesquisa encomendada pelo governo do Estado, em fevereiro deste ano, quando o governador era Siqueira Campos, revelou que 92% do povo tocantinense não assiste ao noticiário local via TV. O levantamento revela ainda que dos 139 municípios que compõem o Estado, as cidades que conseguem maior audiência nas emissoras de televisão, são Araguaína e Gurupi, sendo que a primeira com cerca de 30% e a segunda 28%.

Patrimônio histórico do Tocantins, Porto Nacional é considerada a cidade aonde menos se vê a programação local – o índice chega a 96%. Na região do Bico do Papagaio, a pesquisa constatou que, cerca de 95% das residências possuem antenas parabólicas, onde a programação não chega.
Em alguns casos, as famílias optam por assistir a programação maranhense, por proximidade territorial. Na região Sul e Sudeste o cenário se repete, no entanto, com a programação de Goiás.
Neste caso, a programação local tocantinense concentra-se nos municípios centrais do Estado. Em relação aos programas de entretenimento, os expectadores optam pelas TVs a Cabo. Já as notícias em si, são acompanhadas via internet, (blogs e portais), impresso (jornais e revistas) e rádios, (diversas frequências FM).
Gurupi, Araguaína e Porto Nacional alcançaram os maiores índices, comprovando que as cidades de médio porte, em sua maioria, estão ligadas às antenas de TV por assinatura nos horários nobres, incluindo os horários dos telejornais locais. Por outro lado, as rádios locais são recordistas em audiência, incluindo também as rádios comunitárias.
Os grandes campeões de audiência em relação ás notícias locais são os blogs e portais de notícias da, seguidos pelos jornais impressos e pelas rádios.
Em outras palavras, a maioria dos candidatos, seja a deputado, senador ou governador, está sendo enganada por marqueteiros, que juram de pés juntos que, a partir do próximo dia 20, quando começar o horário gratuito de propaganda eleitoral na TV, seus candidatos vão subir nas pesquisas, que “a TV é quem vai decidir as intenções de voto”.
Isso é mentira!
Além do baixo índice de audiência nas redes de TV locais, grande parte dos telespectadores já tem como costume desligar os aparelhos de TV ou, tendo acesso às TV por assinatura, mudar de canal para programas de seu interesse.
Esse comportamento vem desde a tradição dos primeiros aparelhos de televisão, quando o volume era diminuído nos intervalos comerciais e ganhou uma força quase que sobrenatural com a decrescente qualidade dos candidatos que, na atualidade, viram assuntos mais pelas asneiras que falam ou pelos absurdos que cometem com o português que pelas belas imagens e mensagens preparadas por seus marqueteiros.
Outro item que deve ser avaliado é o descrédito da classe política. Onde de acordo com uma pesquisa IBOPE, 78% dos eleitores acreditam que todos os candidatos são corruptos.
Baseado nestes dados, percebe-se que será cada vez menor o número de eleitores tocantinenses interessados no horário de propaganda gratuita veiculada na TV.
Um marqueteiro que orienta seu cliente a investir só na TV e esquece os blogs, portais de notícias, os jornais impressos, revistas e as rádios ou está desantenado, ou é retrógrado ou é um verdadeiro “amigo da onça”!
Rádios, blogs, portais de notícia, jornais impressos e revistas são a grande opção dos tocantinenses na hora de se informar, de acordo com toda e qualquer pesquisa séria sobre a audiência. Basta perceber que antes dos jornais locais na TV, os anúncios que são veiculados são de discos da Som Livre, livros da editora pertencente à emissora de TV ou até mesmo programetes com matérias sobre ecologia, o que, no jargão da comunicação, é chamado de “calhau”, uma espécie de “tapa-buraco”, pois não foi vendido nenhum anúncio local para aquele horário.
É nos blogs, portais, jornais impressos e rádios que estão os anúncios das empresas tocantinenses, pois eles são a opção dos empresários locais.
Para citar apenas uma cidade, alguém se lembra de ter visto um comercial na TV local de um comércio de Porto Nacional?
Nem eu!
92% dos portuenses não assistem TV local e, mesmo assim, ainda tem candidato comprando gato por lebre.
E, para piorar, ainda há pseudomarqueteiros que prometem mundos e fundo aos candidatos, baseando-se somente no horário gratuito da TV para “virar o jogo”, esquecendo que a comunicação é um conjunto de ações integradas que compõem uma informação completa!
Portanto, Sr. Candidato, não “compre gato por lebre” e saia contratando “magos” cujo principal truque é fazer dinheiro sumir....do SEU bolso!
Ressalva: Em Palmas, o programa de TV do Marcão é o líder em audiência.