Em seu terceiro mandato e mais de 80% de aprovação popular, o prefeito de Santa Rosa do Tocantins, Ailton Parente deixou o PSDB – Partido Social Democrático Brasileiro para filiar-se ao PR – Partido da República, comandado no Tocantins pelo senador Vicentinho Alves.
Da Redação Em entrevista ao O Paralelo 13, o gestor explicou quais os motivos que o levou a tomar tal decisão. Conforme Ailton Parente trata-se de um projeto macro, em prol da gestão e do município. “Sou tocantinense, e minha saída do PSDB se deve a uma série de fatores, dentre elas um projeto maior para o Tocantins. Acredito que já é hora de o Estado ser governador por um tocantinense, alguém que conheça as demandas da população e trabalhe em prol de uma sociedade mais humana”, disse o prefeito ao referir-se a possível candidatura do senador Vicentinho Alves ao governo do Estado.
O prefeito acrescentou que o Município tem se beneficiado com o trabalho do deputado Vicentinho Júnior e do senador Vicentinho Alves, diante deste respaldo que vêm recebendo é importante que os gestores se aliem aos que acreditam que melhor beneficiarão seus municípios por meio da execução de obras.
“Nos últimos anos recebi um apoio irrestrito do senador Vicentinho Alves e do deputado federal Vicentinho Júnior, ambos tocantinenses tem trabalhado com uma gestão municipalista, na qual eu acredito e defendo, dá suporte aos municípios faz com que o Estado cresça. Foram diversos recursos para infraestrutura urbana e rural, além do apoio que nos é dado em Brasília, diante destas ações optei por filiar-me ao PR, partido do Senador, do deputado e tantos outros políticos tocantinenses que tem apresentado propostas, ações, interesse em ver o Tocantins crescer”, defendeu Ailton.
Sobre o PSDB se limitou a dizer que se identifica com muitos que fazem parte do grupo, no entanto é preciso uma visão mais democrática, onde as posições, por mais que sejam diferentes, precisam ser aceitas. “Política é debate, soma, e todas as criticas servem para que ocorra um crescimento do grupo, elas precisam ser avaliadas como construtivas. A tomada de decisão deve ser respeitada e cumprida por todos independente de concordar ou não é o desejo de uma maioria, e ultimamente pouco se via no grupo”, explicou.
É fundamental que haja um respaldo do seu partido para o gestor público. Santa Rosa, por exemplo, tem desenvolvido diversos trabalhos no setor agrícola, e para que ele cresça é preciso uma infraestrutura digna, no entanto não consegui esse respaldo no PSDB, e sim no PR, daí a decisão de filiar ao partido. “Nada mais justo que dá um respaldo a quem nos respalda”, frisou o prefeito.
Questionado sobre o governador Siqueira Campos, Ailton Parente ressaltou que o ex-governador será o maior estadista que teremos nos próximos séculos, e que o Tocantins deve muito ao trabalho desenvolvido por ele. “Além de ser um dos responsáveis pela divisão do Estado, o que possibilitou o desenvolvimento econômico, Siqueira Campos fez com que chegasse a nós infraestrutura, criou a Capital e fez diversas obras que foram fundamentais para o Tocantins, mas é necessário a oxigenação, as novas ideias, gestores com novos conceitos e valores, e nós tocantinenses temos condições de contribuir efetivamente com o crescimento do Estado, é necessário, no entanto oportunidades para que isso aconteça. É aquela história, estamos preparados para carregar o piano, mas não nos deixam mostrar a capacidade de tocá-lo”.