O prefeito de Silvanópolis, Cleiton José Georgetti (PTB) falou sobre as obras realizadas em sua administração, durante entrevista ao O Paralelo 13. De acordo com Georgetti “essa prestação de contas demonstra a seriedade e compromisso de toda equipe em administrar o dinheiro público nestes dois anos e dez meses de gestão.”A 118km da Capital do Tocantins, Silvanópolis possui atualmente mais de cinco mil habitantes, destes mais de três mil são eleitores, conforme o último censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com dois mandatos no Legislativo, onde exerceu a função de vereador, Cleiton Georgetti está em seu primeiro mandato como prefeito. Para ele, não há como desenvolver um bom trabalho se a Prefeitura não estiver em harmonia com a Câmara. Sobre este aspecto, o prefeito ressaltou a importância e parceria dos vereadores de Silvanópolis que sempre atendeu as suas solicitações, em prol de melhorias para a população.
Apesar de toda a crise econômica enfrentada nos municípios brasileiro, devido ao corte do Governo Federal no repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, Silvanópolis mostrou que consegue continuar trabalhando. Os números demonstram o crescimento por meio de obras e aquisição de patrimônio. Em quatro meses de governo, as dez principais ruas da cidade foram asfaltadas. Conforme Cleiton Georgetti, até então nenhuma rua tinha asfalto. O Gestor contou ainda que quando assumiu a prefeitura os ônibus escolares e maquinários agrícolas estavam sucateados.
Atualmente além de reformados, e com manutenção constante, o município conta com inúmeras aquisições. Seis tratores agrícolas, três caminhões, um secador de grãos, e cerca de 19 equipamentos de implemento agrícola. Até 2012, eram apenas três. Eram três ônibus escolares, hoje Silvanópolis possui cinco.Consertou a torre de transmissão, comprou uma retroescavadeira e uma patrola. As máquinas ficam à disposição dos agricultores para que possam gradear as suas terras, plantar, gerar renda e sustento para a família. A prefeitura cede o operador. A única obrigação do proprietário é com o combustível da máquina.
Nestes quase três anos de mandato, Cleiton Georgetti conseguiu 11 veículos, destes um atende a Unidade de Saúde da Zona Rural, reformou o campo de futebol Josias Guimarães, a garagem dos carros, a feira coberta, rodoviária, posto de saúde, hospital. Recuperou o poço artesiano, a cozinha municipal e comprou novos eletrodomésticos. Cerca de 90% das estradas vicinais encontram-se em boas condições de tráfego. Todas recuperadas na atual gestão. Foram reformadas ainda seis pontes na zona rural, destas, três na região da Gameleira, e três na região da Mata.
Conforme explicou Cleiton Georgetti, devido ao corte no repasse do FPM algumas obras iniciadas dependem do Governo Federal para conclusão. Duas escolas, destas uma com 12 salas aula e outra com seis. Aquadra poliesportiva, um posto de saúde, academia da saúde. Já foi licitada a construção de uma praça, em frente a Prefeitura a sede do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social. O munícipio licitará ainda a construção de outra Praça, em frente a Igreja Sant’Ana,
O prefeito disse ainda que com ajuda da população, dos próprios moradores tem realizado mutirões para construir 90 casas populares. Destas, 70 ficam na cidade e 20 na zona rural. Seis já foram entregues. Esse ano já foi realizado o concurso público para o quadro geral, da saúde e educação. Georgetti ressaltou que “o concurso é a forma democrática de seleção, onde todos tem oportunidade de conquistar uma vaga no trabalho público”.
O prefeito garantiu que tem esforçado para fazer o melhor possível na sua administração. Frisou o atual cenário econômico do País, mas garantiu que tem buscado parcerias com deputados e senadores, onde tem sido bem recepcionado e conseguido algumas emendas parlamentares. Cleiton Georgetti ressaltou o seu empenho em melhorar as condições de vida dos moradores, fazer uma gestão transparente, e de muito trabalho. Com mais um ano de mandato, o prefeito afirmou que ainda tem muito o que trabalhar.
A primeira dama de Silvanópolis e Secretária de Assistência Social, Darcilene Pereira Georgetti, descreveu sobre alguns programas que são desenvolvidos pela secretaria por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Os CRAS, como são conhecidos buscam proteger as pessoas com maior vulnerabilidade social. “Realizamos cerca de 1500 atendimentos mensais no Centro dos Programas Sociais, local onde são desenvolvidas as atividades”, explicou Darcilene Georgetti.
Atualmente a equipe é formada por duas assistentes sociais, uma psicóloga, quatro monitores, além dos coordenadores de programas, e a coordenadora geral da Instituição. O atendimento é realizado de segunda à sexta, em horário comercial.
As famílias são cadastradas para participar dos programas sociais e concessão de benefícios. A partir daí podem participar das atividades e programas oferecidos pelo CRAS, no entanto, Darcilene Georgetti ressaltou que “os atendimentos não se limitam apenas a pessoas com cadastro no Centro, mas a todos aqueles que procuram ajuda”. Disse