O governador Sandoval Cardoso, candidato à reeleição pela coligação “A mudança que a gente vê”, vai criar uma linha de crédito específica para os artesãos tocantinenses, via Banco da Gente, do Prodivino. A proposta foi anunciada na manhã deste sábado, 16, durante reunião com mais de 200 representantes da categoria, com atuação em Palmas e no interior.
Sandoval reafirmou ainda a criação da Secretaria da Cultura, que será fundida com a pasta do Turismo, com a inclusão de uma diretoria específica para gerir a política voltada aos artesãos. A intenção de Sandoval é criar ações permanentes de fomento ao trabalho dos artesãos, com a reabertura da loja de produtos dos artesãos, mas em um novo formato e que atenda as exigências legais. “Vamos criar uma linha de crédito específica para os artesãos e estimular o empreendedorismo destes profissionais, que ajudam a divulgar as riquezas e a cultura do Estado com seus produtos”, afirmou.
Sandoval Cardoso disse que vai desenvolver uma política de atração de investidores na área do Turismo, para tornar a Capital atrativa para o turismo de negócios, com a construção de uma rede de Resorts às margens do Lago. “Além de atrair turistas, nós precisamos agora é atrair os investidores do turismo, para no futuro, Palmas ser atrativa a sediar grandes congressos e encontros que vão proporcionar aos nossos artesãos oportunidades permanentes de comercializar seus produtos. Aqui é o centro do Brasil, é perto de tudo, mas precisamos dotar o Estado da infraestrutura necessária para aproveitarmos todo esse potencial logístico e as belezas naturais”, disse Sandoval.
O governador Sandoval Cardoso encerrou dizendo que a primeira-dama Marcela Cardoso será a sua interlocutora direta junto aos artistas.
Já a primeira-dama Marcela Cardoso afirmou aos artesãos que as portas do Palácio Araguaia estão abertas a todo momento. “Agora vocês tem onde fazer suas reuniões e encontros e discutir as questões relativas aos artesãos, o Palácio Araguaia está é de vocês e o auditório do Palácio é o melhor local para vocês realizarem esses encontros”, frisou Marcela.
Para a presidente da Federação Nacional dos Artesãos, Isabela Gonçalves, que Sandoval Cardoso é de uma categoria diferenciada de políticos. “Esse Governador é amigo dos artesãos, por que ele se dispõe a nos ouvir”, disse.
O presidente da Federação Tocantinense dos Artesãos, Renato Moura, falou das dificuldades que os artesãos têm de comercializar seus produtos e de se reunirem para discutir suas políticas, mas reconheceu em Sandoval Cardoso o candidato em melhores condições para atender as demandas do seguimento. Por fim, Moura presenteou Sandoval Cardoso com uma escultura da “Pombinha do Divino Espírito Santo” e finalizou. “Que o Divino Espírito Santos abençoe a todos nós nesse momento”.