Caminhos Seguros: Polícia Civil do Tocantins realiza ações educativas para alunos de escolas públicas da região do Jalapão

Posted On Sexta, 09 Mai 2025 04:40
Avalie este item
(0 votos)
As ações educativas foram realizadas nos dias 6, 7 e 8, em escolas de São Félix do Tocantins As ações educativas foram realizadas nos dias 6, 7 e 8, em escolas de São Félix do Tocantins

Operação segue até o dia 30 de maio em todo o Estado

 

 

Por Larissa Mendes e Vania Machado

 

 

Durante esta semana, policiais civis que atuam no Sistema Integrado de Operações (SIOP) estão percorrendo escolas da região do Jalapão, promovendo ações socioeducativas voltadas para crianças e adolescentes, dentro do escopo da Operação Caminhos Seguros. Nos dias 6, 7 e 8, as ações foram realizadas no município de São Félix do Tocantins.

 

Na terça-feira, 6, os policiais civis estiveram na Escola Municipal Cantinho do Céu, onde palestraram para 125 crianças com idades entre 7 e 10 anos. Já na quarta-feira, 7, e nesta quinta-feira, 8, foram realizadas três palestras na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, onde as atividades foram direcionadas a alunos do ensino fundamental e médio, alcançando mais de 420 alunos.

 

As atividades contaram com o apoio dos professores, coordenadores e diretores das escolas, além da presença da secretária municipal de Educação de São Félix do Tocantins, Delice dos Reis Barbosa.

 

Os policiais civis Renato Mendes Arantes e Ariosvandre Tavares Araújo Guimarães conduziram as palestras e dinâmicas com conteúdo adaptado às faixas etárias atendidas, abordando temas como prevenção à violência, segurança, autoestima e canais de denúncia.

 

As ações educativas serão realizadas em outras cidades, de norte a sul do Tocantins 

 

Nesta quinta-feira, os policiais também se reuniram com os membros do Conselho Tutelar do município de São Félix do Tocantins, abordando sobre os melhores caminhos a serem tomados em caso de crianças e adolescentes vítimas de violência, as melhores práticas de atendimento a essas vítimas, com o intuito de criar uma rede de proteção mais robusta.

 

"Foi com grande satisfação que estivemos reunidos hoje para falar sobre a operação Caminhos Seguros, uma iniciativa fundamental do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate a crimes contra crianças e adolescentes. Sabemos que nossas crianças são o futuro de nossa sociedade e, por isso, é nossa responsabilidade protegê-las e garantir que possam crescer em um ambiente seguro e saudável. Nesse contexto, o trabalho do conselho tutelar é crucial, pois eles estão na linha de frente, identificando e apoiando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Juntos, podemos promover um ambiente onde as crianças se sintam seguras e protegidas, onde possam denunciar e onde nós, enquanto sociedade, possamos ouvir e agir da forma correta”, destaca Renato Mendes Arantes.

 

*Operação Caminhos Seguros*

 

A Operação Caminhos Seguros faz parte do Plano Estadual de Atuação Integrada de Segurança Pública e mobiliza forças federais, estaduais e municipais no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e se estende por todo o Estado durante o mês de maio.

 

O foco principal é atender municípios e localidades mapeadas como áreas de risco, com ações que integram segurança pública, justiça e assistência social. A operação se baseia no Processo de Atuação Integrada (PAI) e atua em três eixos: fiscalização e inteligência, ações educativas e proteção humanizada às vítimas.

 

Ações educativas

 

Os policiais também se reuniram com os membros do Conselho Tutelar do município de São Félix do Tocantins 

 

A Superintendência de Segurança Integrada, por meio da diretoria do Sistema Integrado de Operações (SIOP), lidera as ações educativas da operação. Essas atividades são voltadas a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e ocorrem em escolas públicas e privadas de todo o Tocantins.

 

O diretor do SIOP, Anderson Casé, destaca que as ações educativas serão realizadas em outras cidades, de norte a sul do Tocantins. “As ações educativas do Siop têm como objetivo criar um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, estimulando a conscientização e o diálogo sobre a importância de proteger os direitos infanto-juvenis. É fundamental que as crianças, jovens e suas famílias saibam onde buscar ajuda e como prevenir situações de violência e abuso”, reforça.

 

Além das palestras, são realizadas dinâmicas participativas, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos, tudo com o apoio de equipes multidisciplinares e da rede local de proteção à infância e juventude. Durante as ações, também são divulgados canais de denúncia de forma acessível e didática.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}