ABERTURA AGROTINS DIA 15, NA PRAÇA DOS GIRASSÓIS

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Sectur), fará a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) em uma noite de grandes shows na quinta-feira, 15, na Praça dos Girassóis, em Palmas.
As apresentações começam às 20h com os artistas regionais Rafa do Piseiro e Rony Sertão. Bruno e Marrone devem subir ao palco por volta das 23h e logo em seguida a festa é comandada pela banda de forró Limão com Mel.
O evento terá entrada gratuita e a população poderá contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível para o projeto Agrotins Alimenta Quem Precisa.

 

CAFÉ E BETO

 

 

A organização de toda a Agrotins tem a participação direta de dois competentes auxiliares do governador Wanderlei Barbosa. Os secretários Jaime Café, da Agricultura e Beto Lima, da Indústria, Comércio e Serviços.
Seguindo as orientações de Wanderlei Barbosa, os dois não têm medido esforços para que pela 25ª vez, o Tocantins realize com sucesso a maior feira de Agronegócios da Região Norte do Brasil.
A Agrotins 2025 conta, ainda, com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais em sua organização.

 

MOMENTO HISTÓRICO PARA ARAGUAÍNA I

 

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e seu mais importante auxiliar do primeiro escalão, Dr. Renato Assunção, realizaram um excelente trabalho de captação de recursos federais em Brasília, para serem investidos em áreas prioritárias para o desenvolvimento da Capital do Boi Gordo.
As notícias que chegam da Capital Federal dão conta de recursos conseguidos pela dupla que podem transformar a atual gestão em um momento histórico para a cidade.

 

MOMENTO HISTÓRICO PARA ARAGUAÍNA II

Sob a orientação, prestígio e proteção do presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes, Wagner Rodrigues teve audiência com o ministro da Saúde, Alexandra Padilha, de onde também saíram com ótimas notícias para a população araguainense.
Wagner Rodrigues cumpriu uma apertada agenda na Capital Federal, organizada por Renato Assunção, que trará ótimos resultados para a sua gestão.

 

EDUARDO SIQUEIRA E A HERANÇA MALDITA

 

O prefeit0o de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, em seu discurso na abertura da Agrotins, fez questão de esclarecer que recebeu uma herança maldita de mais de 200 milhões de reais da gestão anterior, de Cinthia Ribeiro, e ressaltou que demitiu “um bocado de fofoqueiros”.
Eduardo foi enfático ao afirmar que essa herança o vem impedindo de realizar e executar vários projetos da sua gestão.
Por outro lado, o prefeito de Palmas ressaltou o excelente relacionamento que vem tendo com o Executivo Estadual, na pessoa do governador Wanderlei Barbosa.

 

CARLOS BRAGA, O ÚNICO

 


Segundo fontes, ex-secretário da Agricultura de Palmas, Carlos Braga, foi o único da gestão de Cinthia Ribeiro a não deixar um centavo sequer a pagar.
Por isso, Carlos Braga não “vestiu a carapuça” de ter feito parte dessa herança maldita encontrada pela gestão de Eduardo Siqueira Campos.

 

FUSÃO PSDB/PODEMOS I

 

 

E, pelo visto, não haverá espaço físico dentro do partido que surgirá com a fusão do PSDB com o Podemos, para abrigar sob o mesmo teto Cinthia Ribeiro (PSDB) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
Levando-se em conta essa situação da herança maldita e da transição comprometida por Cinthia Ribeiro com as “pressas” em nomeações de diretores de escolas e convocação de professores concursados, além dos atos anulados, corretamente, por Eduardo Siqueira Campos, o “aperto” tende a piorar...

 

FUSÃO PSDB/PODEMOS II

A situação encontrada por Eduardo Siqueira Campos em relação ao transporte público urbano de Palmas, que tem gerado muitas e constantes críticas do atual prefeito em seus pronunciamentos, parece ter sido a gota d’água para eliminar qualquer chance de “perdão”.
Tudo leva a crer que “a porta da frente será serventia da casa” para Cinthia Ribeiro após a fusão....

 

QUAL SERÁ O CAMINHO DE CINTHIA RIBEIRO???? I

 

A fusão, marcada para ser oficializada no início de junho, exigirá, portanto, uma decisão de Cinthia Ribeiro em relação à sua filiação partidária, tendo em vista que ela é a atual presidente nacional do PSDB Mulher e presidente da Comissão Provisória da legenda no Tocantins.
Será improvável que Cinthia escolha permanecer após a fusão e “brigar” por espaço com Eduardo Siqueira Campos, uma briga que já nasce perdida para a ex-prefeita...

 

QUAL SERÁ O CAMINHO DE CINTHIA RIBEIRO???? II

Vale lembrar que Cinthia Ribeiro é uma forte candidata a deputada federal e o novo partido que surgirá da fusão entre PSDB e Podemos já terá Tiago Dimas de volta à Câmara Federal, beneficiado pela mudança do STF em relação às sobras eleitorais.
Como as chances do novo partido se desenham para a eleição de apenas um deputado federal pelo Tocantins, o “espaço físico” tende a diminuir ainda mais para Cinthia Ribeiro, pois Tiago Dimas é o presidente estadual do Podemos....

 

CHEGADA DE ANTONIO CESAR RODRIGUES PÓVOA

 

Evely Póvoa e Dona Neide Rodrigues são só alegria com o nascimento de mais um herdeiro.
Ex-vereador e secretário municipal de Ipueiras, Evely agora, também, é pai de Antônio Rodrigues Póvoa, que nasceu no sábado, 10 de maio, em Porto Nacional, Capital da Cultura Tocantinense.
Que o mais novo herdeiro tenha muita saúde e seja muito bem-vindo!

 

GLEISI PEDIU AJUDA A BANQUEIROS PARA CONTER NIKOLAS I

 

A ministra Gleisi Hoffmann (PT), da Secretaria das Relações Institucionais, pediu ajuda ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, para conter o impacto provocado pelo vídeo em que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirma que o escândalo do INSS envolve empréstimos consignados e chega a R$ 90 bilhões.
O vídeo de Nikolas foi divulgado na última terça-feira (6/5) e ultrapassou 100 milhões de visualizações nas redes sociais no dia seguinte. A Controladoria-Geral da União (CGU) já rebateu o deputado, afirmando que a investigação da Polícia Federal (PF) mira descontos de mensalidade associativa que somam R$ 6,3 bilhões.

 

GLEISI PEDIU AJUDA A BANQUEIROS PARA CONTER NIKOLAS II

Durante a reunião na Febraban, na quinta-feira (8/5), Gleisi solicitou que os bancos divulguem números que o PT acha corretos sobre os valores de empréstimos consignados.
As investigações chegaram ao valor de mais de 9 bilhões de reais, mas, também, revelaram que o rombo poder ser muito maior já que a mesma quadrilha vinha operando outro método de golpe, além do investigado.
O caso dos empréstimos consignados é especialmente sensível para o governo porque o crédito fácil e barato é uma bandeira da gestão petista. O primeiro mandato de Lula (2003-2006) é considerado o período da grande expansão de consignados.

 

LULA E PT TRABALHAM PARA EVITAR INSTALAÇÃO DE CPI

 

Lula ficou sem reação, quando a Policia Federal revelou o espantoso roubo aos aposentados do INSS. Sequer conseguiu demitir o ministro enrolado, logo de cara. Mas se fixou no “culpado de sempre”: o antecessor. Logo surgiu a proposta de CPI e ele, mais que prontamente, deu ordens ao PT para impedir a todo custo a instalação da comissão.
A ordem de Lula e o desespero dos petistas foram interpretados como autêntica confissão de culpa: afinal, se “a culpa é do Bolsonaro”, eles nada teriam a temer.
A “confissão de culpa” turbinou a CPI, que recebeu 270 assinaturas, bem mais que o necessário. Mas tinha Hugo Motta no meio do caminho, e o empenho dele em tentar evitar a CPI acabou por revelar o “rabo preso” do presidente da Casa com o governo petista.

 

KASSAB DIZ QUE PSB NÃO FAZ PARTE DO GOVERNO LULA

 

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab afirmou que “não é do governo Lula” e que o partido deseja ter candidato próprio à Presidência da República em 2026. Atualmente, a legenda tem três ministérios no governo federal.
“O que tem balizado a postura do PSD é a coerência. (…) Eu, aqui, fiquei com o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo], não estou no governo Lula. Quando o governo me chamou para conversar, eu disse ao presidente: o nosso líder Antônio Brito [deputado federal, líder do PSD na Câmara dos Deputados] e o líder Otto Alencar [senador] apoiaram o senhor, converse com eles. Terá nossa compreensão”, disse Kassab durante evento de filiação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao PSD.

 

PAPA LEÃO XIV REVELA MOTIVO DA ESCOLHA DO NOME

 

Durante um encontro com cardeais, neste sábado (10/5), o papa Leão XIV revelou o motivo da escolha do seu nome papal. Segundo ele, a decisão se baseou em seu compromisso com as questões sociais diante dos desafios da nova revolução industrial e da inteligência artificial.
"Considerei adotar o nome de Leão XIV. Há várias razões, mas a principal é que o papa Leão XIII, com a histórica encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial", disse.
"Hoje, a Igreja oferece a todos seu patrimônio de doutrina social para responder a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que colocam novos desafios na defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho", acrescentou o pontífice de 69 anos.

]

Posted On Segunda, 12 Mai 2025 04:58 Escrito por

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DO SUDESTE I

Um grupo de lideranças composto por filhos da Região Sudeste do Tocantins, foi criado no Whatzapp, com o objetivo de fomentar a eleição de um representante legítimo da Região para a Assembleia Legislativa.

O Sudeste do Tocantins é a única região que não tem representatividade genuína no Legislativo, muito menos no Congresso Nacional.

 

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DO SUDESTE II

 

As lideranças políticas do Sudeste sentem a falta de um parlamentar que defenda região na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

No passado o Sudeste enfileirou representatividade parlamentar, como Joaquim Balduíno, João Oliveira, Paulo Roberto, Cacildo Vasconcelos (foto), José Salomão, Hagaús Oliveira, Freire Júnior e outros, que foram deputados estaduais e federais.

Sem representatividade e, consequentemente, sem emendas impositivas de vulto, que poderiam ter significado muitas obras estruturantes e melhorias para os moradores da região.

 

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DO SUDESTE III

Sem contar que a Região Sudeste  já teve representantes de peso em governos passados, com secretários de estado e até presidente da Assembleia Legislativa.

Agora, há a vontade das lideranças que iniciaram esse grupo para articular a eleição de representantes da região para os parlamentos, tanto estadual quanto federal.

 

DORINHA CHEGANDO QUARTA-FEIRA I

 

A senadora tocantinense e pré-candidata ao governo do Estado pela federação partidária a se formar entre o União Brasil e o PP, Dorinha Seabra, está em viagem oficial ao exterior representando o parlamento brasileiro.

Ela retorna ao Brasil no próximo dia sete, e deve se reunir com as cúpulas nacionais do União Brasil e do PP, depois disso, ela deve iniciar as conversas com o deputado federal Vicentinho Jr., presidente estadual do PP, acerca das estratégias políticas a serem adotadas, para que tudo ocorra em comum acordo entre as legendas.

Lembrando que a única certeza, até agora, é que a candidatura de Dorinha Seabra ao governo do Estado é irreversível.

 

DORINHA CHEGANDO QUARTA-FEIRA II

 

A candidatura de Dorinha ao governo, agora, é a candidatura do União Brasil, do PP, do G5+ e de outras lideranças políticas.

Com o passar do tempo, essa pré-candidatura irá se moldar, de acordo com os fatos políticos, e se definir sobre ser ou não de oposição ao governo Wanderlei Barbosa.

 

DORINHA CHEGANDO QUARTA-FEIRA III

A própria senadora vinha afirmando que chegaria o momento de conversar com o governador Wanderlei Barbosa sobre candidaturas em 2026.

Será que a hora é agora?

Será que a hora já passou?

O Tempo dirá...

 

 SEM “ARRODEIO": AMÉLIO CAIRYS É O CANDIDATO PALCIANO A GOVERNADOR

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, é o candidato a governador do Palácio Araguaia, do Republicanos, da maioria dos deputados estaduais e federais e conta com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e aliados.

Amélio está em plena pré-campanha, comparecendo a cada evento religioso ou popular, tocando pelas prefeituras e, às vezes, seguindo em viagem própria, atendendo chamamentos de suas bases.

 

INIÃO BRASIL/PP

CHAPA PRONTA

 

 

A federação partidária entre União Brasil e Progressistas já tem sua chapa majoritária pronta para a s eleições de 2026, com a senadora Dorinha Seabra candidata  ao governo e os deputados federais Vicentinho Jr. e Carlos Gaguim candidatos ao Senado.

Falta definir as duas suplências de cada candidato ao Senador e o nome do vice-governador.

Assim, a federação sai na frente, com consenso nos nomes e o maior fundo partidário eleitoral e o maior percentual do Horário Obrigatório de Rádio e TV.

 

JAIR FARIAS PODE SER O DEPUTADO FEDERAL MAIS BEM VOTADO

 

Com passagem pela prefeitura de Sítio Novo e reeleito deputado estadual, Jair Farias é um dos poucos candidatos a deputado federal que conseguirá votos em todos os 139 municípios do Estado.

Além da Região Norte do Tocantins, Jair Farias garante muitos votos em Palmas, onde apoiou a candidatura de Eduardo Siqueira Campos, e também em Gurupi e Pindorama, o que o leva à possibilidade de ser um dos candidatos a deputado federal mais bem votados do Estado.

Sua fama de cumpridor da palavra dada, simplicidade e facilidade no interagir com o povo e outras qualidades, o fazem ser visto como um deputado estadual moderno e atuante.

Jair Farias é ficha limpa e pode ser o deputado federal mais votado do Tocantins em 2026.

 

FEDERAÇÃO INICIA DISTANCIAMENTO DE LULA

 

A federação União Brasil/Progressistas, batizada de “União Progressista” (UP) e criada esta semana, nasceu robusta, com 109 deputados federais e 17 senadores e uma consequência dramática para a estabilidade do governo Lula (PT): serão entregues os quatro ministérios ocupados pelo grupo, que também deixou clara a busca de uma candidatura de centro-direita para presidente, em 2026. Noves fora, oficialmente se afastam de Lula para negociar outras alianças.

O distanciamento ficou claro com a recusa do deputado Pedro Celso (MA) para ser ministro das Comunicações. Foi humilhante para Lula.

 

ASSEMBLEIA APROVA AMPLIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PALMAS I

 

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na terça-feira, 29, a Lei Complementar nº 01/2025, de autoria do Governo do Estado, que altera a LC nº 90/2013 e amplia a composição da Região Metropolitana de Palmas (RMP). Com a nova legislação, a RMP foi ampliada de 17 para 21 municípios.

A proposta do Governo incluí os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins. Com o debate da matéria nas Comissões, os parlamentares aprovaram a inclusão no RMP de Rio dos Bois, proposto pela deputada professora Janad Valcari (PL) e Nova Rosalândia, proposto pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB).

 

ASSEMBLEIA APROVA AMPLIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PALMAS II

Além de Palmas e desses cinco novos municípios, fazem parte da Região Metropolitana os municípios: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Lagoa do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Santa Tereza do Tocantins, Silvanópolis e Tocantínia.

A nova lei tem como objetivo promover a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, especialmente aquelas cujos impactos sociais, econômicos e políticos envolvem toda a área metropolitana da capital.

 

NOVA FROTA DE ÔNIBUS COMEÇA A OPERAR EM PALMAS

 

A Prefeitura de Palmas informou que a nova frota com 154 ônibus – 14 reservas – e 10 vans para o transporte público começam a operar na quarta-feira, 7. Os veículos – todos zero-quilômetro – foram contratados emergencialmente por R$ 196.265.520 pela Agência de Transporte Coletivo (ATCP) para operar por um ano. A empresa responsável é a Sancetur Santa Cecília Turismo.

Neste período de transição do sistema e para que os usuários possam fazer a recarga dos novos cartões, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, determinou a gratuidade na tarifa, a partir desta quinta-feira, 1º de maio. A cobrança retorna no dia 12 de maio, com o novo valor de R$ 4,85.

 

BAR DO PENTA

 

O Bar do Penta é o local escolhido por amigos da Cidade Velha para se reunir aos fins de semana para tomar uma cerveja bem gelada e caipirinha, acompanhada de petiscos e discutir política e futebol com os maiores especialistas amadores de Porto Nacional.

Todo fim de semana um dos amigos leva um tira-gosto especial para oferecer aos demais.  Neste fim de semana foi um sarapatel de carneiro, doado por Eremilton Parente e feito pelo casal Sheila e Boi Jack.

 

 

Posted On Segunda, 05 Mai 2025 08:40 Escrito por

SENADOR EDUARDO GOMES FAZ ANIVERSÁRIO BENEFICENTE

Denominada de “Ação da Esperança”, a comemoração do aniversário do senador e presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes, acontece nesta segunda-feira, dia 28, na Fazenda da Esperança Feminina de Palmas, na quadra 1406 Sul.

A comemoração foi transformada em um almoço beneficente aberto a toda comunidade palmense, com 100% da renda revertida para a Fazenda da Esperança, que começa às 12 horas.

O convite é este, abaixo, onde há um QR Code para quem quiser participar fazer sua doação.

Uma iniciativa muito bem-vinda para um projeto social que teve sua estrutura comprometida pelas últimas chuvas.

 

FREI HANS STAPEL CUMPRIMENTA O SENADOR EDUARDO GOMES I

Em viagem pela África, o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, enviou vídeo cumprimentando o presidente em exercício do Senado Federal, Eduardo Gomes, por seu aniversário e agradecendo pelo gesto humanitário de realizar as comemorações nas instalações da Fazenda da Esperança Feminina de Palmas, convertendo os presentes que receberia dos amigos em doações para a reconstrução da Casa Abrigo que desmoronou com as fortes chuvas.

 

FREI HANS STAPEL CUMPRIMENTA O SENADOR EDUARDO GOMES II

Frei Hans fez questão de ressaltar que desde os mandatos de deputado federal, Eduardo Gomes sempre foi parceiro da primeira hora do projeto. “Querido senador Eduardo Gomes, imagine como eu gostaria de estar nesta festa do seu aniversário, um momento de reflexão sobre a vida. Queria te dizer parabéns, agradecendo por todo o amor que você que você tem pelas Fazendas, seu empenho, sua luta. Você é um exemplo na politica. Obrigado e conte com minhas orações, estamos juntos”, finalizou.

O evento acontece com almoço, nesta segunda-feira, a partir das 12h, na sede da Fazenda da Esperança de Palmas, na quadra 1406 Sul.

Quem puder e desejar contribuir é só enviar um Pix de qualquer valor para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

TRÊS CANDIDATURAS AO GOVERNO EM CAMPO I

 

O Tocantins tem, hoje, três pré-candidaturas ao governo em 2026. A senadora Dorinha Seabra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amélio Cayres de o vice-governador, Laurez Moreira.

Os três já estão em campo buscando viabilizar suas pretensões, construir alicerces sólidos e unindo lideranças políticas de todas as regiões do Estado em busca da formação de um grupo político competitivo e com representatividade.

A permanecerem apenas essas três candidaturas, os eleitores tocantinenses têm a certeza de que verão uma campanha de alto nível, com propostas e projetos para os próximos quatro anos de governo debatidos inclusive com a população.

 

TRÊS CANDIDATURAS AO GOVERNO EM CAMPO II

Será uma campanha disputada por uma senadora, pelo presidente da Assembleia Legislativa e pelo vice-governador. Três políticos conhecedores de cada região do Estado e dos seus problemas e demandas.

E ainda há bastante tempo para os três aprofundarem as pesquisas e conversas com a população, com as lideranças políticas e classistas, para afiar o discurso para quando os palanques estiverem montados.

Uma dica aos três: não esqueçam de tratar a juventude como prioridade.

 

PREFEITURA DE PALMAS ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE I

 

A Prefeitura de Palmas entregou neste sábado, 26, 562 títulos de propriedade para moradores dos setores Belo Horizonte e Vista Alegre. A cerimônia foi realizada no Rancho Asa Branca.

Com a matrícula individual do imóvel, as famílias garantem segurança jurídica, acesso a crédito e valorização patrimonial. A regularização fundiária é apontada pela gestão como uma das principais demandas da capital.

 

PREFEITURA DE PALMAS ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE II

 

Durante o evento, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, seguiu mostrando altruísmo e boa vontade política, e que busca paz e harmonia pelo bem da população.

Ele agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa, com quem está sempre em contato e participando de atos do governo do Estado, e pediu orações pela saúde do ex-governador Moisés Avelino e para a subprefeita Valtônia Gonçalves, que está internada no HGP.

 

GOVERNO DO TOCANTINS DANDO EXEMPLO DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

 

O Governo do Tocantins celebraa 1ª posição entre os estados da Região Norte do país com maior recuperação de áreas degradadas. A nível nacional, o estado ocupa a 6ª posição no ranking publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

De acordo com o Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que avaliou e atestou a metodologia aplicada e os resultados apresentados no levantamento produzido pelo CLP, que cita como fontes os dados do MapBiomas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a posição do Tocantins reflete os resultados do investimento em um conjunto de medidas robusto para recuperação de áreas degradadas.

 

 

“DEPUTADO ELEITO NÃO SE CURVA A AMEAÇAS DO STF”

 

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou neste domingo (27) que um deputado eleito “não se curva a ameaças” de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também afirmou que não aceitará “censura” e “intimidação”.

A declaração foi feita nas redes sociais após o ministro Flávio Dino, do STF, determinar que o deputado preste esclarecimentos em 48 horas sobre declarações relacionadas à divisão interna da bancada do PL da indicação de emendas de comissão.

“O Parlamento é livre. Deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF. Fazemos política com transparência, dentro da Casa do Povo. E a luta pela Anistia é justa, constitucional e legítima. Não aceitaremos censura, não aceitaremos intimidação”, disse Sóstenes no X (antigo Twitter).

 

LULA É ACONSELHADO A SE DISTANCIAR DE CARLOS LUPI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia desde a última quarta-feira (23) que o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi (PDT), havia sido alertado sobre as irregularidades, mas que pouco ou nada havia sido feito de concreto para coibir as práticas fraudulentas no INSS.

No dia em que a operação foi deflagrada, Lula se reuniu com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Depois disso, Lula debateu com sua equipe de comunicação e aliados próximos estratégias de ações e respostas para a opinião pública diante do caso.

Ele chegou a ser aconselhado a afastar, temporariamente, o ministro. Essa possibilidade foi discutida. Mas a conclusão foi a de que seria melhor aguardar desdobramentos para não levar para o primeiro escalão do governo mais uma crise de suspeita de corrupção.

 

GOVERNO NÃO TEM ORÇAMENTO PARA RESSARCIR VÍTIMAS DA FRAUDE NO INSS

 

O governo pode sofrer um impacto fiscal significativo, caso tenha que arcar com o ressarcimento pelas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória.

De acordo com estimativa inicial da Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades investigadas cobraram de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões no período entre 2019 e 2024.

“Ainda não sabemos se o ressarcimento ficará a cargo do INSS ou não. Mas se o governo tiver que lidar com ‘só’ R$ 4 bilhões já é um dano significativo. Não tem espaço no orçamento para isso. O volume é bem grande, então se governo for responsabilizado pode haver um impacto fiscal para esse ano”, afirmou a economista.

 

 

 

Posted On Segunda, 28 Abril 2025 07:18 Escrito por

SOBRE A SUSSEÇÃO ESTADUAL 2026

 

Até o momento, o governador Wanderlei Barbosa não se pronunciou sobre os caminhos que deve adotar na sucessão estadual, muito menos sobre nomes.

Já a senadora Dorinha Seabra já se declarou candidata apo governo pelo partido que preside no Tocantins, o União Brasil, e vem colecionando e agradecendo os apoios recebidos, inclusive do G5+, movimento que reúne os prefeitos dos cinco principais colégios eleitorais do Tocantins - Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional – e, em recentes declarações, já adiantou que chegará a hora de conversar com o governador Wanderlei Barbosa sobre as candidaturas majoritárias e sobre nomes.

 

APOIO PALACIANO

Dorinha Seabra já afirmou, também, que em nenhum momento irá cobrar do governador uma declaração de apoio ao seu nome, no que considerou  um “esticamento de corda” sem necessidade.

A senadora completou, esclarecendo que o governador sabe, muito bem, sobre o apoio que vem recebendo dela em Brasília, e que em todas as vezes em que o Tocantins e o governador precisaram da sua intervenção, esteve sempre pronta a ajudar.

Segundo um aliado de alta plumagem de Dorinha Seabra, a senadora está criando as condições de viabilizar e concretizar a sua candidatura ao governo e, quando estiver tudo organizado e preparado, irá revelar seu posicionamento e passar a trabalhar, de fato, como candidata ao governo.

 

AMÉLIO CAYRES BUSCA CONSOLIDAR CANDIDATURA AO GOVERNO

Concorrer a cargo eletivo é um direto de todos os cidadãos, conforme reza a Constituição Brasileira, basta não ter nenhum impedimento legal. E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amélio Cayres tem todo o direto de viabilizar sua candidatura ao governo, assim como todos os demais nomes que já se apresentaram com essa intenção.

E Amélio Cayres, também como todos os demais pré-candidatos, não deve nem pode ser menosprezado. Hoje, ele tem apoio de 20 deputados estaduais, cada um deles representando vários municípios.

Cayres tem se esforçado para aumentar a musculatura política da sua pré-candidatura e está sempre de agenda cheia, seja recebendo prefeitos e vereadores em seu gabinete ou os visitando nas cidades do interior e, com certeza, estará na disputa pelo governo em 2026.

Se será competitivo, aí será o trabalho realizado por ele até lá que vai dizer...

 

G5+ INICIA DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

Formado pelos prefeitos dos cinco principais colégios eleitorais do Tocantins, o autodenominado G5+ (o mais é porque o grupo articula com prefeitos de outras cidades para aumentar o cacife do grupo político).

Os prefeitos Eduardo Siqueira Campos, de Palmas, Wagner Rodrigues, de Araguaína, Josi Nunes, de Gurupi, Celso Morais, de Paraíso e Ronivon Maciel, de Porto Nacional, responsáveis pela formatação do grupo, que sendo só as cinco cidades, domina 40% dos votos no Estado, pretende chegar a 60% dos votos com a adesão de novos prefeitos, e já anunciaram apoio à pré-candidatura da Professora Dorinha Seabra.

Essa decisão isolou o G5+ do Palácio Araguaia e da Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo derruba barreiras para que a ex-senadora Kátia Abreu e seu filho, Irajá Abreu, façam parte do movimento.

 

SÃO FÉLIX SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Município considerado a “joia da coroa” para o trade turístico estadual, São Félix do Jalapão está passando por sérias dificuldades em relação ao abastecimento de água tratada, serviço prestado pela controversa empresa BRK.

A água sequer está chegando às torneiras das casas, dos restaurantes, pousadas e hotéis, e está comprometendo a imagem do turismo no Estado e prestando um desserviço à comunidade e aos empresários do único ponto turístico do Tocantins que recebe viajantes nacionais e internacionais.

 

PL AGORA CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO

O PL do senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado Federal está, definitivamente, na base política do governo do Estado com a posse de Ubiratan Carvalho, vice-prefeito de Paraíso, como secretário estadual de Habitação e de André Gomes, e do irmão de Eduardo Gomes, na secretaria estadual Metropolitana de Palmas.

Ubiratan Carvalho vice-prefeito de Paraíso

A verdade é que o PL , por meio de Eduardo Gomes, sempre esteve com Wanderlei Barbosa em suas duas gestões, dando total apoio nas causas relacionadas à Brasília e ao governo federal, mediando encontros, audiência e abrindo todas as portas da capital Federal aos interesses do Tocantins.

Sem contar que Eduardo Gomes é o campeão de carreamento de recursos federais tanto para o Estado quanto para os 139 municípios.

As duas secretarias estaduais entregues ao partido apenas consolidam o importante papel desempenhado por Eduardo Gomes e pelo PL em favor do povo tocantinense.

 

CLEYTON AGUIAR HOMENAGEIA BRASÍLIA PELOS 65 ANOS DE “VIDA”

O jornalista, cantor e compositor, Clayton Aguiar, amigo há décadas do senador Eduardo Gomes, vice-presidente do senado, gravou um vídeo em homenagem aos 65 anos de Brasília, completados ontem.

Clayton foi administrador da Capital Federal, o equivalente a prefeito, e tem seu DNA em importantes obras, como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, erguidas em parceria com o governo de Joaquim Roriz.

 

EDUARDO LEITE FICA NO PSDB PARA SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), deve aguardar o final das negociações de fusão dos tucanos com o Podemos e o Solidariedade para decidir a permanência na sigla. A permanência está condicionada à possibilidade do político ser candidato à Presidência em 2026.

À imprensa, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que conversou por telefone com Leite e que o gaúcho está em “processo de avaliação” para saber se irá deixar a sigla tucana.

“O Eduardo me ligou ontem, tivemos uma conversa muito boa e ele me disse que vai aguardar a conclusão do nosso processo de fusão com Podemos e os próximos passos para que ele possa decidir se será candidato à Presidência desse novo partido, se vai ficar, se não vai”, comentou.

 

RENATA ABREU DEVE PRESIDIR PSDB/PODEMOS

As tratativas para a fusão entre o PSDB e o Podemos estão na fase final e o novo partido deve ser formalizado nos próximos 10 dias, segundo fontes envolvidas nas negociações ouvidas pelo site da CNN.

O veículo de comunicação teve acesso ao documento que está sendo usado como base nas negociações e apurou que a deputada Renata Abreu (Podemos-SP) deve assumir a presidência da legenda, que terá 27 deputados federais, 401 prefeitos e 5330 vereadores. No primeiro momento, porém, vai haver uma “coabitação” na presidência entre ela e o ex-governador Marconi Perillo.

O nome do partido deve ser inicialmente Podemos/PSDB, mas não está descartada a possibilidade da agremiação ser rebatizada como Moderados ou Independentes.

O levantamento do Podemos apresentado ao PSDB mostra que os partidos se complementam em nível municipal. O Podemos tem um número maior de vereadores nas capitais e o PSDB no interior.

 

ANISTIA É O FOCO DE PARLAMENTARES APÓS FERIADÃO

Na retomada dos trabalhos após o feriado, a oposição deve intensificar a articulação para acelerar a tramitação do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

A principal frente será a reunião de líderes marcada para quinta-feira (24), quando o PL pretende pressionar pela votação do requerimento de urgência na semana seguinte. Até lá, o partido deve se reunir com líderes do Centrão para garantir que eles referendem, durante o encontro, a necessidade de pautar o requerimento para a próxima semana.

Para viabilizar o avanço da proposta, o PL deve apresentar aos líderes partidários a possibilidade de um texto mais flexível, que restringe a condenação pelos atos de 8 de janeiro apenas aos envolvidos na depredação do patrimônio público. A pena para depredação de patrimônio público é de três anos de prisão. Já os acusados de planejar ou financiar os ataques seriam beneficiados pela anistia.

 

40 ANOS SEM TANCREDO NEVES I

Tancredo de Almeida Neves morreu há 40 anos, em 21 de abril de 1985, como presidente da República eleito. Não tomou posse no cargo, mas sua principal obra política foi executada com sucesso: a devolução do poder à população civil, encerrando duas décadas de ditadura militar (1964-1985).

Opositor do regime, Tancredo catalisou esperanças e conduziu a costura final da transição de poder. "Articulador", "arquiteto" e "fiador da redemocratização" são termos usados para descrever o político mineiro – um senhor calvo, estrategista, comunicativo, contador de causos e contrário aos extremos.

 

40 ANOS SEM TANCREDO NEVES II

“A trajetória dele identifica o mais autêntico liberal, defensor permanente da democracia. Não foi a luta armada, não foi o radicalismo verborrágico de alguns políticos que conseguiram terminar com o governo militar. Foi a negociação política”, avalia o historiador Antônio Barbosa.

Escolhido pelo voto indireto para suceder o general João Figueiredo na Presidência da República, Tancredo foi hospitalizado na véspera da posse com fortes dores abdominais. Após sete cirurgias e 39 dias de uma agonia compartilhada com o país, morreu em São Paulo, aos 75 anos.

 

Posted On Terça, 22 Abril 2025 07:59 Escrito por

Wanderlei e o exercício democrático

 

Aliados do governador Wanderlei Barbosa afirmam que ele recebeu com serenidade o anúncio de apoio dos cinco prefeitos, todos eleitos por partidos de oposição, à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha ao Governo do Estado.

 Com uma trajetória marcada pelo respeito às instituições e à democracia, Wanderlei, de vereador a governador reeleito, passando pela presidência da Câmara de Palmas, conhece bem a pluralidade da política e compreende os movimentos naturais do processo eleitoral.

 

O xadrez de 2026

 

Fontes próximas ao governador, sob condição de anonimato, avaliam que o cenário para 2026 ainda está em formação e tende a trazer “muitos rabos de arraia” até a definição das candidaturas.

 Apesar do gesto do chamado G5+, que reúne prefeitos das maiores cidades, aliados garantem que Wanderlei mantém firme sua base na Assembleia Legislativa e entre prefeitos do Republicanos e de partidos aliados.

 “Ele segue com o grupo coeso e comprometido com a gestão”, afirma um interlocutor. O próprio governador tem reiterado que, neste momento, seu foco está nas entregas. “O tempo da eleição vai chegar. Agora, o compromisso é com resultados para a população”, tem dito.

 

Laurez na berlinda

 

O apoio do G5 à senadora Dorinha caiu como um balde de água fria sobre os planos do vice-governador Laurez Moreira. O gesto incluiu o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, com quem Laurez contava como aliado, mas que permaneceu em silêncio diante do movimento.

 Mesmo assim, Laurez garante que seguirá em frente com seu projeto. A interlocutores próximos, reafirmou que continuará rodando o estado e dialogando com a população: “Seguimos no caminho do diálogo e da construção. Ainda há muito chão pela frente.”

 

Sudeste reage ao G5

 

Prefeitos de cidades pequenas e médias da região Sudeste reagiram à articulação dos grandes colégios eleitorais. Em tom firme, mandaram recado: “Fazemos parte da estatística. Eleição só se ganha na última urna. Estamos no jogo.”

 Eles destacam que, somadas, essas cidades têm peso decisivo em eleições passadas e lembram a derrota de Ronaldo Dimas, apoiado por grandes prefeitos, como exemplo.

 O movimento sinaliza: o interior quer protagonismo na construção da sucessão de 2026. E o recado é claro: ninguém será coadjuvante.

 

Eduardo Gomes esclarece emenda ao Hospital de Amor

 

Diante da repercussão sobre emendas parlamentares destinadas a outros estados, o senador Eduardo Gomes (PL) prestou esclarecimentos sobre os R$ 10 milhões destinados à Fundação Pio XII, sediada em São Paulo.

 Segundo ele, o recurso está sendo integralmente aplicado na obra do Hospital de Amor em Palmas. A destinação à sede paulista é apenas uma exigência burocrática, já que a fundação é a gestora nacional do projeto.

 A unidade em Palmas, segundo o senador, será a mais moderna do Brasil e evitará o deslocamento de dois mil pacientes por ano para Barretos. A obra já está parcialmente em funcionamento.

 

Bancada e transparência

 

Com a prestação de contas feita por Eduardo Gomes, cresce a expectativa de que os demais parlamentares tocantinenses também esclareçam suas emendas destinadas a outros estados.

 A transparência, neste momento, é vista como um gesto necessário à sociedade e ao próprio debate político. Confira o que cada parlamentar destinou para outros estados:

 

Eduardo Gomes (PL)

R$ 10.000.000

 

Antônio Andrade (Republicanos)

R$ 5.000.000

 

Eli Borges (PL)

R$ 1.000.000 - Hospital do Amor em Palmas

 

Alexandre Guimarães (MDB)

R$ 500.000

 

Lázaro Botelho (PP)

R$ 500.000

 

Vicentinho Júnior (PP)

R$ 500.000

 

Professora Dorinha (União)

R$ 500.000

 

Filipe Martins (PL)

R$ 200.000

 

Além de destinarem recursos ao Tocantins, os parlamentares enviaram valores para São Paulo, com R$ 18,2 milhões; Rio Grande do Sul, com R$ 1.785.794,00 e Goiás, com R$ 500 mil.

 

Amastha denuncia gestão Cinthia ao MPTO

 

O vereador Carlos Amastha levou ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) denúncia contra a gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro. Segundo ele, houve fraudes em contratos do transporte urbano e escolar, com sobrepreço e ausência de licitação.

 A denúncia foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior. “Houve a criação intencional de emergências para justificar contratações diretas”, afirmou o vereador.

 

Bolsonaro segue na UTI

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na UTI do Hospital DF Star, após uma cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal e reconstruir a parede abdominal.

Segundo boletim médico, seu estado é estável, sem dor ou sangramentos. Ele iniciou fisioterapia e segue sem previsão de alta.

 Nas redes, Bolsonaro postou vídeo caminhando pelo hospital e afirmou estar concentrado na recuperação, evitando contatos externos.

 

Posted On Quarta, 16 Abril 2025 04:48 Escrito por
Página 1 de 118