Cresce o número de personalidades tocantinense que podem estar envolvidas na Lava Jato

Posted On Quinta, 02 Abril 2015 11:28
Avalie este item
(0 votos)

Com mais de um ano após a Polícia Federal deflagrar a operação Lava Jato, no qual inúmeros políticos e empresários foram citados, as surpresas não param, e como é sabido e noticiado constantemente, personalidades do Tocantins podem estar envolvidas com o esquema de corrupção que envolve empresas e a Petrobrás.

Com delação premiada, a lista do doleiro Alberto Yousseff não para de crescer, cada dia mais envolvidos, sejam políticos, empresários, ou diretores de multinacionais. 

Segundo foi apurado pelo O Paralelo 13, na tão famosa lista, pode haver nomes de personalidades tocantinense. Pessoas influentes e muito bem conhecidas por todos nós.

Conforme uma fonte, que por motivos de segurança identidade não será revelada, está chegando a vez de abrir a gaveta da Odebrecht. Por meio de uma radiografia superficial, de acordo com o que nos foi detalhado, tudo indica que tocantinense foi beneficiado por meio da Saneatins.

Yousseff em novo depoimento a Justiça Federal colocou as cartas na mesa, onde o fogo da discórdia já existente entre os envolvidos na Operação, pelo visto só tem aumentado.

 Somando-se a isto o delator Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobrás entregou cópias de depósitos da constrututora Del sur que seria usada pela empreiteira para movimentar dinheiro de corrupção.

Segundo a fonte, o Juiz responsável pela investigação do escândalo da Petrobrás, um ano depois, já possui elementos suficientes para abrir a gaveta da empresa Odebrecht.

 

Odebrecht no Tocantins

 

No Estado, a empresa é detentora da concessão da  Companhia de Saneamento – saneatins, que tem um dos maiores investimentos na capital. Paralelo a isso, por coincidência ou não, existe em andamento na Assembleia Legislativa uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na venda da Saneatins, bem como as cobranças na tarifa de água e taxa de esgoto.

A CPI é presidida pelo deputado estadual Eduardo do Dertins. No caso do envolvimento da Petrobras, o possível desvio de mais de 9 bilhões está sendo avaliado pelo juiz federal Sergio Moro, considerado pela classe um dos maiores especialistas em lavagem de dinheiro no País. 

Ainda não foi confirmado o envolvimento de um político de Palmas como beneficiado na operação que envolve a Odebrecht, Petrobrás e possivelmente a Saneatins, mas conforme nos foi informado isso só será feito depois da quebra dos sigilos fiscais e bancários do envolvido, ou por uma delação, o que já virou rotina na Lava Jato. 

Ao que tudo indica, e pelos rumores,  vem uma bomba por o Tocantins na Rota da Lava Jato. Estamos de olho!

 

Box

 

Tendo em vista a CPI do Lavajato na Assembleia Legislativa e a possibilidade da operação de ter alimentado um “peixe grande” tocantinense, onde pelo que se foi apurado até o momento foram gastos injustificavelmente mais de 700 milhões  em tratamento de esgoto e água no Estado, o competente e combatente vereador Lúcio Campelo requereu e foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, para que o chefe do Poder Executivo da Capital ceda cópias de todos os contratos de obras executadas e a executar conforme acordo firmado entre a Odebrecht, Saneatins e Prefeitura.

Segundo o vereador, o objetivo é que se cumpra a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da Câmara no qual atribui aos vereadores à função de agente fiscalizador, função essa que para Campelo foi lhe dada pelo povo palmense no qual ele representa na Casa de Leis.