Imprimir esta página

Dona Janoca Aires, uma das figuras humanas mais expressivas de Porto Nacional, celebra 100 anos de vida e é homenageada por autoridades municipais

Posted On Segunda, 14 Julho 2025 15:46
Avalie este item
(0 votos)

Segundo estudos científicos recentes a longevidade dos brasileiros tem aumentado devido a uma combinação de fatores, incluindo avanços na medicina e tecnologia, melhorias na saúde pública, e mudanças no estilo de vida

 

 

Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues

 

 

Esse avanço vem proporcionando um aumento considerável de pessoas com mais de 100 anos, e com qualidade de vida. Esse grupo, segundo o IBGE, representa 0,018% da população brasileira, ou 37.814 pessoas (27.244 mulheres e 10.570 homens) que cruzaram a linha de um século de vida. Os números na casa do milhar parecem modestos diante do total de 203.080.756 habitantes, mas, comparando as somas do Censo de 2010 e a contagem do Censo de 2022, o número de “superidosos” cresceu 66,7% (15.138 pessoas a mais).

 

Quem está incluída nesses dados numéricos, e com muito orgulho, é a portuense JOANA AIRES DA SILVA, a popular "Dona Janoca", que nesse próximo dia 20 de julho vai celebrar um século de vida. É, na medida certa do existir, uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo, registrando no seu olhar atento o avançar de uma Porto Nacional em direção ao desenvolvimento. Por isso e muito mais ela é uma das figuras humanas mais expressivas desse município.

 

Cliiqe na imagem para ver um vídeo 

 

Nascida em 1925 na lendária rua do Cabaçaco, no Centro Histórico da cidade, "Dona Janoca" vem de uma linhagem familiar tradicional, em que o pai, Diomédio Aires da Silva, e a mãe, Adelina Fernandes Aires, foram destaques entre as principais lideranças da sociedade local de então, contribuindo grandemente para as grandes conquistas sociais, culturais e econômicas do município portuense em ascensão.

 

"Dona Janoca", seguiu os ensinamentos dos seus antepassados e investiu na formação cidadã de seus filhos, todos vencedores na vida e exemplos de cidadania e civilidade. Um deles o renomado advogado Ubiratã Aires, que disse à nossa reportagem que é um orgulho imensurável ser filho de uma mulher da grandeza de Joana Aires da Silva. "Uma mulher de alma sensível, de coração amoroso e braços acolhedores, ao mesmo tempo em que é firme, decisiva, comprometida com a verdade e com a lealdade, princípios que ela solidificou em nossa formação", lembrou ele.

 

Essa mulher, que orgulha o povo portuense, e que construiu sua trajetória de vida no decorrer desses últimos 100 anos, tendo como testemunha as sombras majestosas da Catedral de Nossa Senhora das Mercês e o sussurrar das águas do Rio Tocantins, foi merecidamente homenageada, em praça pública, pelo prefeito Ronivon Maciel, no último dia 12 de julho, no decorrer da solenidade de celebração dos 164 anos de Emancipação Política de Porto Nacional, e 287 anos de história, data oficial 13 de julho.

 

Parabéns, e que a vida continue a lhe proporcionar futuro!

 

 

 

 

Última modificação em Segunda, 14 Julho 2025 15:56
{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)