Imprimir esta página

Ex-presidente Álvaro Uribe é condenado a 12 anos de prisão domiciliar em decisão inédita na Colômbia

Posted On Sábado, 02 Agosto 2025 05:07
Avalie este item
(0 votos)

Com Estadão 

 

 

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe foi condenado nesta sexta-feira, 1.º, a uma pena de 12 anos de prisão domiciliar por suborno e fraude processual. A decisão torna Uribe o primeiro ex-presidente da história da Colômbia a ser condenado e privado de liberdade.

O ex-chefe de Estado, de 73 anos, também está inabilitado de exercer cargos públicos por mais de oito anos, segundo a decisão judicial. Uribe é líder do partido conservador Centro Democrático, de direita, e governou a Colômbia entre 2002 e 2010.

 

No dia 28, ele foi considerado culpado de obstruir a justiça e subornar testemunhas para evitar que fosse vinculado a paramilitares, grupos criminosos que fazem parte do conflito armado do país, nascidos no combate a guerrilhas.

Além do processo em que foi condenado, Uribe também é alvo de outras investigações que o relacionam com os paramilitares, responsáveis por numerosos crimes contra civis na Colômbia. Os grupos são conhecidos por serem de ultradireita.

 

Horas antes de saber a pena, o colombiano assegurou na rede social X (antigo Twitter) que está com a família e “fundamentalmente na oração”.

A defesa de Uribe anunciou que apelará da decisão em um julgamento que consideram politizado e sob pressão dos setores esquerda no poder.

Após a apelação, o caso passará ao Tribunal Superior de Bogotá, que tem até 16 de outubro para ratificar a condenação ou revogá-la e absolvê-lo. Se exceder a data, o processo será arquivado.

 

“E tem que pensar muito mais na solução do que no problema. Por isso estou na preparação da argumentação para sustentar a apelação da minha defesa material”, escreveu o ex-presidente.

 

Demanda contra Petro

Em lados políticos opostos, Uribe e o atual presidente Gustavo Petro frequentemente entram em confronto em torno das investigações acerca do ex-presidente.

Nesta sexta, os advogados de Uribe apresentaram denúncia de assédio e calúnia contra Petro em uma comissão da Câmara baixa do Parlamento colombiano, que tem poder para investigar presidentes.

 

Os advogados afirmam que Petro fez acusações infundadas contra Uribe esta semana, atribuindo-lhe relação com o narcotráfico.

 

Entenda

O processo em que Uribe foi condenado decorre de uma ação iniciada pelo ex-presidente em 2012 na Suprema Corte de Justiça, contra o senador de esquerda Iván Cepeda. Uribe afirmou que paramilitares presos diziam ter laços com Cepeda.

 

Em 2018, a corte inverteu o alvo e começou a investigar o ex-presidente por manipular testemunhas para prejudicar Cepeda.

 

Dois anos depois, Uribe, então senador, renunciou ao Congresso em uma manobra que o fez perder o foro privilegiado, o que fez o caso parar na justiça comum.

 

O julgamento começou em 2024. A juíza determinou que Uribe estava por trás de uma estratégia para que as testemunhas mudassem suas versões sob pressão.

 

Impacto nas eleições de 2026

A condenação tem um impacto na eleição presidencial de 2026 na Colômbia, na qual o Centro Democrático busca recuperar o poder.

 

Segundo o professor de ciência política na Universidade do Rosário, Yann Basset, a direita mais radical e partidária de Uribe deve se mobilizar para defender a imagem do ex-presidente. “Faz com que haja uma espécie de reflexo legitimista de defender o legado de Uribe”, afirmou.

 

Para a esquerda, é a oportunidade de “tornar um pouco mais visível Iván Cepeda” diante da falta de um sucessor claro para Petro, acrescentou o professor.

 

Cepeda, de 62 anos, disse na semana ao canal do YouTube do jornalista Daniel Coronell que sempre foi “relutante” a ser candidato presidencial, mas os últimos acontecimentos o “obrigam a pensar nisso”.

 

Uribe assegurou que seu julgamento foi uma vingança da esquerda e das FARC, a guerrilha que combateu antes de sua desmobilização em 2017. /AFP

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)