O primeiro presidente do bloco será o governador de Goiás e pré-candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado do União Brasil
Com TV Top News
O presidente do União Brasil Antônio de Rueda confirmou ao Metrópoles nesta quarta-feira (23/4) que a federação de sua sigla com o PP, presidido pelo senador Ciro Nogueira, será anunciada na próxima terça-feira (29/4).
A intenção é a criação de um novo megapartido do Centrão. Rueda chegou a fazer uma publicação nos stories do Instagram acompanhado de Ciro e mencionando os partidos com a legenda: “Vem novidade boa em breve!!!”.
Com a formação, a federação se tornará a maior bancada da Câmara com 109 parlamentares, ultrapassando com folga o PL, com 92, assumindo o direito à maior fatia do fundo eleitoral na eleição de 2026.
Ou seja, o megapartido assume o direito à maior fatia do fundo eleitoral em 2026 e se tornaria peça-chave nas alianças da próxima eleição.
Governador de Goiás Ronaldo Caiado
De acordo com a prévia apresentada na reunião na última terça-feira (19/3), a cúpula da federação terá a palavra final nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a direção também tomará as decisões sobre Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Tocantins.
O PP de Ciro Nogueira ficará com o comando do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. Enquanto o União Brasil, presidido por Antônio de Rueda, comandará as decisões nos estados do Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Após meses de muita articulação, a federação que reunirá o União Brasil e o Progressistas (PP) deve finalmente ser anunciada na próxima terça-feira (29/4), num evento em Brasília (DF). Conforme as negociações, o primeiro presidente do bloco { de acordo com matéria do jornal VALOR ECONÕMICO} será o governador de Goiás e pré-candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado, do União Brasil. A federação formará a maior bancada da Câmara dos Deputados Federais com 107 deputados. A notícia circulou na festa de aniversário do presidente do Republicanos deputado Marcus Pereira (SP), na noite desta quarta-feira (23/4), onde se reuniu a cúpula do União.
Estavam presentes o presidente da sigla Antônio Rueda, o governador de Goiás Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, entre outros deputados.