CANDIDATURAS PROPORCIONAIS: REELEGER OU RENOVAR? NÃO SERÁ FÁCIL PARA NINGUÉM

Posted On Terça, 23 Agosto 2022 04:32
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

Não será nada fácil conquistar o voto dos eleitores tocantinenses. Levantamentos feitos ao longo deste ano já mostraram que a tendência é pelo voto de renovação, principalmente para os Legislativos estadual e federal, fazendo com que este pleito de dois de outubro próximo seja o primeiro a equilibrar as chances de eleição dos candidatos novatos e dos candidatos que tentam uma reeleição.  Se, antes, era mais fácil se reeleger – pelo cargo já ocupado e seus facilitadores – por ser mais conhecido que os candidatos novatos, em dois de outubro tudo indica que o eleitor vai pesar o custo/benefício do seu voto. Ou seja, não será fácil para ninguém.

 

TODO MUNDO QUER DINHEIRO

Com tantos e tantos milhões vindos do Fundo Partidário – dependendo da representatividade do partido no Congresso Nacional – é certo que as legendas vão irrigar as campanhas para conseguir eleger o máximo de candidatos e aumentar sua bancada, desta forma, os principais beneficiários desses recursos devem ser os candidatos à reeleição para deputado federal, com uma sobra generosa para os deputados estaduais.

 

O problema serão os “candidatos profissionais”, que só participam do pleito para receber a verba do fundo eleitoral e nada fazem para se eleger. A Justiça eleitoral já deixou bem claro que esses candidatos fantasmas, caso flagrados e com provas, terão além de devolver o valor recebido para a campanha, pagar multa e responder a processo que pode até dar cadeia.

 

Assim como as candidaturas fantasmas, qualquer desvio de finalidade flagrado com o uso do fundo eleitoral, tanto o candidato quanto o coordenador da campanha e o presidente do partido serão tratados da mesma forma pela Justiça Eleitoral, existindo risco até para aqueles que consigam ser eleitos, pois não tomarão posse.

 

Além do Ministério Público Eleitoral, Federal e Estadual, estarão em campo a Polícia Federal, a Polícia Civil, os adversários políticos e, até mesmo os eleitores, que poderão produzir provas contra os enganadores.  Como falamos, isso pode comprometer todo o partido, pois o tratamento será igual com os dirigentes partidários.

 

COMPROVAÇÃO DE TRABALHO

Quando uma pessoa comum tenta uma vaga de emprego, uma das coisas que mais pesam na decisão pela contratação é a experiência no cargo desejado e uma ficha policial limpa.  Por isso, para que os candidatos à reeleição tenham sucesso em suas postulações, faz-se necessário que comprovem sua “experiência” na função, por meio da folha de serviços prestados aos cidadãos tocantinenses, município por município, principalmente naqueles em que o postulante à reeleição conquistou os votos que o elegeram.  Quem quer a reeleição, mas não tem esse “currículo” para mostrar durante a campanha, pode começar a “preparar as malas” para uma mudança radical em janeiro de 2023.

 

Já os novatos, que buscam um primeiro mandato ou um retorno à vida pública, é dada a eles a oportunidade de apresentar propostas, projetos, planos ação e sugestões de atuação e mostrar que estão preparados e são capacitados para o cargo que pleiteiam.  Muitos deles já exerceram mandatos de prefeitos, vereadores e outros cargos públicos e é muito importante que mostrem que passaram por experiências como ordenadores de despesa e saíram ilesos, sem processos ou qualquer outro tipo de problema com a Justiça.

 

QUE COMECEM AS APRESENTAÇÕES

A partir de agora, depois da aprovação dos nomes das chapas majoritária e proporcional nas convenções, os registros das candidaturas no TRE, todos aguardam pelo início das exibições dos programas do Horário Obrigatório de Rádio e TV e das peças publicitárias dos candidatos que serão postadas nas redes sociais e nos principais veículos de comunicação do Estado.

 

Será a hora dos candidatos, novatos e conhecidos, se apresentarem aos eleitores, mostrarem suas ideias e propostas e se valer de toas as ferramentas permitidas para conquistar a confiança e o voto dos eleitores.

 

Como dissemos, não será nada fácil. Para ninguém.

 

Por isso, boa sorte a todos e que vençam os melhores.