Gestão Cinthia Ribeiro parceira do palácio Araguaia - como fica o MDB?
O MDB ‘marcelista’ e tocantinense tem uma secretaria na gestão Cinthia Ribeiro, ocupada pela Coronel da reserva Patrícia Amaral, presidente do MDB Mulher do Tocantins e ligada aos ‘Mirandas’.
O MDB diz ser oposição ao palácio Araguaia, mas uma foto veiculada no portal CT (Cleber Toledo) mostra Cinthia abraçada com o governador Mauro Carlesse e o candidato a governador, apoiado pelo palácio Araguaia. A foto por si diz tudo; "cabelo, barba, bigode e unhas das mãos e dos pés”.
O governador Mauro Carlesse recebe na manhã da terça-feira, 13, os prefeitos de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), de Gurupi, Josi Nunes (sem partido), e de Colinas, Josemar Kasarin (PSL). O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) também participa.
O espaço está aberto para o presidente estadual do MDB Tocantins, ex-governador Marcelo Miranda e para a deputada Dulce Miranda para respostas.
Aliados de Cinthia reagem a ação de Amastha no Congresso Nacional
Em conversa reservada com três aliados da prefeita Cinthia Ribeiro o prato principal foi o fato de o ex-prefeito Amastha até hoje não conseguir absorver o ‘espancamento’ sofrido por seu candidato Thiago Andrino Amastha, sua cria política.
Na verdade, o ex-prefeito, independentemente de ter ou não absorvido a derrota de seu candidato, simplesmente pediu ao senado a inclusão de Palmas na fiscalização dos recursos oriundos do governo federal para o combate à pandemia do coronavírus, que já ceifou dezenas de pais, mães, filhos e deixou muitas famílias tocantinenses órfãs.
O pedido do ex-prefeito se baseia nas denúncias da câmara municipal de Palmas, na pessoa de sua presidente, Janad Valcari.
Cinthia Ribeiro, a mais nova aliada de Mauro Carlesse
Após um grande arrocho de denúncias de atos não republicanos que teriam sido praticados pela gestão Cinthia Ribeiro, na área da saúde, e de fortes ‘promessas’ de impeachment correndo nos bastidores da política, dizem as boas línguas que a prefeita correu em seu principal desafeto o governador Mauro Carlesse para lhe acudir e foi prontamente atendida. Carllesse logo reuniu os vereadores palmenses de oposição ao governo Cinthia e ligados ao palácio Araguaia e desarmou a “bomba”.
Gratidão
Vale ressaltar aqui que Cinthia esteve no palácio Araguaia por duas vezes; a primeira para pedir socorro e a segunda para agradecer o “desarme da bomba”, momento em que se aliaram. Como prova de sua gratidão e de alinhamento político ao palácio Araguaia, cedeu um de seus principais secretários, homem forte de sua gestão, o secretário de finanças e de governo, Rogério Ramos, para filiar-se ao PSL, juntamente com cinco secretários do governo e a prefeita Josi Nunes. Rogério Ramos é tido pelo palácio Araguaia como candidatíssimo a deputado estadual.
Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes juntos hoje, em 2022 e sempre
Quem será o candidato a governador do Tocantins é coisa para 2022. Mas é sabido que o governadoriável Ronaldo Dimas fará oposição ao palácio Araguaia e ao seu candidato. Ele e o senador Eduardo Gomes estarão juntos em um mesmo palanque em 2022.
Sobre quem será o candidato a governador ainda será decidido pelos companheiros e pelas lideranças políticas ligadas às duas lideranças. Ronaldo Dimas continua reunindo, reservadamente, com as lideranças na capital e no interior. O senador Eduardo Gomes, líder do governo federal no Congresso Nacional, em busca de ações que beneficiam o Estado e os municípios, sempre disposto a promover melhores condições financeiras para as gestões municipais e, claro do Estado como um todo.
No momento Gomes tem como prioridade, ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, oxigenando as finanças dos municípios e do Estado, na área da saúde.
A força política de Rogério Ramos
O mais novo filiado do PSL, homem forte da prefeita Cinthia Ribeiro, acaba de deixar a presidência do Patriotas, para filiar-se ao PSL de Mauro Carlesse. Além de secretário de finanças e de governo da gestão Cinthia Ribeiro, Rogério já foi secretário da juventude, um político com visão política que conseguiu formar diretórios do Patriotas em vários municípios, inclusive elegendo alguns vice-prefeitos e vários vereadores, dentre os quais o vereador Folha, na capital Palmas.
Sandra Miranda acerta tese jurídica sobre mandato de Toinho Andrade
Logo que surgiu a polemica sobre a validade da reeleição do deputado estadual Toinho Andrade, após uma decisão monocrática do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, muitos dos deputados começaram a articulação para formação de uma chapa do candidato a presidente em questão, o deputado Toinho Andrade.
No entanto, o PL, do também portuense Vicentinho Jr. (foto), deputado federal, também entrou com uma ação no mesmo sentido para buscar a vacância do cargo de presidente e uma nova eleição da mesa diretora.
Nesta última quarta-feira (14), o STJ bateu o martelo e disse que Toinho Andrade tem sim o direito a um mandato de reeleição. A jornalista Sandra Miranda, além de formada em jornalismo é bacharel em direito e provou que não só formou em direito, mas sabe muito bem interpretar as leis.
Reforma política e as eleições proporcionais
É muito cedo para aqueles que queiram disputar uma vaga proporcional nas eleições estaduais de 2022 se filiarem a qualquer partido político. Todo cuidado é pouco, uma vez que se discute no bojo das propostas o retorno das coligações e o voto distritão é distritão misto. ou deixar como está.
Filiar-se em partido com deputados candidatos à reeleição é jogo duro. O mais correto é aguardar setembro chegar para saber se sai reforma e quais as normas destas reformas, mesmo acreditando que dificilmente sairá alguma reforma política até setembro. Duas das opções possíveis de serem posta em prática são distritão e distritão misto.
Fica a dica!
Porto Nacional em céu de brigadeiro
UTIs no Hospital Regional de Porto Nacional instaladas, graças a mobilização da população. A luta por melhorias urgentes na saúde do município, com passeatas/carreatas e grandes cobranças nas redes sociais foi coroada esta semana. 10 leitos de UTIs novinhos estão disponíveis ao portuenses e região.