COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 21 Junho 2021 05:33
Avalie este item
(0 votos)

NOSTALGIA E SAUDADE

Saudosos Euvaldo Tomaz de Souza e Padre Luso Matos 

 

O Paralelo 13 abre a sua Coluna Fique por Dentro com esta foto histórica de duas grandes personalidades portuenses, que ao passar entre nós deixaram uma linda folha de serviços prestados, com atenção especial aos mais necessitados.

 

Fica registrada nesta imagem uma simbologia muito rica de dois seres humanos que deixaram muitas saudades entre nós, que tivemos a Graça de ter conhecido e convivido com essas duas almas iluminadas, agradecendo à Nossa Senhora das Mercês.

 

Saudades!

 

DESEMBARQUE EM MASSA DO PTB

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, convocou a imprensa para, na próxima terça-feira, anunciar um desembarque em massa do PTB, após a presidência da legenda ter-lhe sido tomada pela cúpula nacional.

 

Toinho decidiu que o melhor para o Tocantins seria não seguir as decisões impostas pela presidência nacional e, por ser um companheiro leal do governador Mauro Carlesse e de todos os demais deputados estaduais, decidiu permanecer com a filosofia tocantinense, em detrimento das imposições da cúpula nacional.

 

E a saída de Toinho Andrade pode custar muito mais caro ao PTB, por conta dos laços de amizade que o deputado construiu ao longo da sua carreira.  Muita gente vai sair com ele, e muita gente vai sair por ele!

 

PTB X SEGMENTOS RELIGIOSOS NO TOCANTINS

O PTB tocantinense, sob nova direção, criou o PTB Mulher, o PTB Evangélico e o PTB Juventude, para conseguir alcançar a meta de eleger dois deputados federais e quatro estaduais.

 

O partido seguirá, na próxima semana, criando Comissões Provisórias em dezenas de municípios, voltando suas atenções para os segmentos religiosos, principalmente o evangélico.

 

Em praticamente todos os 139 municípios há várias igrejas, das mais variadas vertentes, pelas quais serão divididos os cargos dos membros das Comissões e dos órgãos partidários auxiliares, como os recém-criados PTB Mulher, Jovem e Evangélico.

 

Os missionários da palavra de Deus, em breve, estarão levando propostas partidárias no Tocantins...

 

COVID-19: TOCANTINS NO VERMELHO

Com uma média de 12 mortes por dia e acima de 700 infectados, o Tocantins está com todos os seus hospitais com leitos de UT lotados.  Enquanto isso, a parte irresponsável da população continua indo para as praias, balneários e festas clandestinas nas fazendas, chácaras e mansões.

 

Por causa disso, nos meses de julho e agosto, os números nefastos da pandemia devem dobrar.

 

Tomara que não resolvam culpar o governador, Mauro Carlesse e o presidente Jair Bolsonaro.

 

A chegada de variantes mais potentes que as vacinas suportam não está descartada, uma vez que, com praias abertas, pessoas de todo o Brasil vem para o Tocantins.

 

Cálculos apontam para uma média de, pelo menos, 30 mortes por dia, se tudo continuar como está.

 

SEM PLANEJAMENTO, PROFISSIONALISMO DE IMPROVISO TOMA CONTA

O mundo político se profissionalizou e, sem metas, propostas, objetivo e foco, pesquisas de opinião pública, estrutura partidária e financeira, estratégias políticas e uma equipe profissional, dificilmente um candidato terá sucesso eleitoral nas eleições 2022.

 

Esse é o mínimo necessário para ter a coragem de tentar convencer o eleitor a, pelo menos, ouvir suas propostas.

 

O eleitor está com nojo da classe política, principalmente dos que não mostram profissionalismo em suas ações.

 

Esses candidatos “de ocasião”, dificilmente emplacarão vitórias no pleito de 2022.

 

REJEIÇÃO PELA CLASSE POLITICA NA MENTE DO ELEITOR

Com a taxa de desemprego nas alturas, as famílias de baixa renda passando fome, com as contas de luz nas alturas, o botijão de gás a 110 reais, inflação galopante e a pandemia, que já vitimou milhares de famílias tocantinenses, dificilmente um eleitor vai se dar ao trabalho de ouvir “propostas” de candidatos amadores.

 

Cientistas políticos apontam para um crescimento exponencial no número de votos nulos ou em branco, nas eleições do ano que vem

 

CANDIDATURAS PROPORCIONAIS EM PORTO NACIONAL

O número de candidatos a deputado federal e estadual, filhos de Porto Nacional, muitos residindo em outros municípios, com laços familiares e amizades na Capital da Cultura Tocantinense, pode chegar a um patamar inédito nas eleições de 2022.

 

Até agora, são pelo menos 12 portuenses que manifestaram desejos claros de concorrer ao Legislativo Estadual e outros cinco, concorrendo para deputado federal.

 

Na atual legislatura são cinco os portuenses no gozo do mandato de deputado estadual e um federal.

 

A cidade tem capacidade de eleger de seis a sete deputados estaduais e dois federais.

 

Os postulantes se espalham entre partidos de centro, direita e esquerda. 

 

Ou seja, candidaturas para todos os gostos.

 

PRESENÇA DE RENAN NA CPI DA COVID-19 OFUSCA SUA FINALIDADE

O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid-19, tem se mostrado agressivo além dos limites com os depoentes à CPI, deixando escancarado que faz dos “trabalhos” da Comissão um palanque eletrônico ao vivo, desviando as finalidades e deixando de apurar o que deveria ser apurado.

 

O discurso de ódio de Calheiros soa como despreparo e desrespeito, uma vez que ele próprio tem o passado manchado por atos não republicanos, investigações e condenações, com muita coisa faltando para ser julgada na Suprema Corte, assim como muitos outros membros, dentre eles, o próprio presidente da CPI, senador Omar Aziz.

 

A CPI da Covid-19 é de suma importância para apurar os desvios ocorridos nos recursos destinados ao combate à pandemia, mas, os nomes apresentados depois das primeiras investigações, são apenas de membros do governo federal.

 

Talvez porque seus principais membros não queiram se comprometer com os que agem como eles agiram...

 

ALIADOS DE EDUARDO GOMES DISCORDAM DE DIMAS

Os defensores da candidatura do senador Eduardo Gomes ao governo do Estado em 2022, estão contra argumentando a tese defendida pelo ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato ao governo, Ronaldo Dimas, que afirmou que Eduardo Gomes tem que “ficar no Senado, onde tem trânsito livre”.

 

Para os aliados de Eduardo Gomes, “ele precisa ser candidato a governador porque tem condições de reunir à sua volta a maioria dos líderes políticos do Estado e tem um perfil de ser um governante aglutinador, para fazer um governo de coalizão, capaz de preparar o Tocantins para decolar após a pandemia, além de conhecer, mais que ninguém, os atalhos de Brasília, para conseguir recursos que oxigenem seu governo”.

 

E completam, afirmando que “Dimas pode se candidatar ao Senado ou a vice-governador e contribuir, com sua experiência como administrador, ao governo de coalizão que Eduardo Gomes está talhado para fazer”.

 

SILAS MALAFAIA E VALDOMIRO SANTHIAGO NO TOCANTINS

Nos bastidores políticos, fontes do meio evangélico comentam em reservado, a possibilidade da vinda dos dois maiores líderes religiosos da vertente religiosa, Silas Malafaia e Valdomiro Santiago, ao Tocantins.

 

A visita faria parte da estratégia de reforço político à nova gestão do PTB estadual.  O evento pode se tornar a maior concentração política já vista em Palmas, com caravanas vindas do demais 138 municípios, onde serão veiculados apelos de Malafaia e de Valdomiro, convocando apoio aos candidatos do PTB em 2022.

 

 

Última modificação em Segunda, 21 Junho 2021 12:58